Autor Tópico: D90 motor autofocus  (Lida 2208 vezes)

trevisimoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
    • Blog - Viagem: Investimento Cultural.
Online: 15 de Agosto de 2012, 00:47:36
Me surgiu uma dúvida: se eu comprar uma lente com defeito no autofocus, o fato de a D90 ter o seu próprio motor de autofocus faz com que eu não tenha problema com o defeito da lente? Em outras palavras, eu não vou precisar usar o foco manual da lente (que está com problema no AF) para focar, pois o AF interno da D90 fará esse papel? É isso mesmo?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2012, 02:07:33
Nao eh assim!!! lente com AF ruim fica ruim ateh ser consertada. O motor de foco da D90 nao vai faze-la funfar bem, nesse caso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


trevisimoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
    • Blog - Viagem: Investimento Cultural.
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2012, 08:16:54
Então pra que serve o AF da maquina? Pra auxiliar o da lente? Mas e nos casos em que a lente nao tem AF, como fica?


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2012, 08:47:25
O Af da maquina serve justamente para o caso das lentes que não tem af, no caso de maquinas sem motor de foco obrigatoriamente as lentes tem que ser af, mais caras por conta disso...... no caso da D90 vc pode adquirir lentes "não" af, pois o motor de foto da câmera se encarrega de fazer o foco.... pelo que entendi da resposta do amigo, ae de cima, é que o motor de foco com defeito prejudica o foco da lente, fazendo com que o motor de foco da própria câmera não consiga focar de forma perfeita....


trevisimoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
    • Blog - Viagem: Investimento Cultural.
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2012, 09:32:05
Existe alguma forma de desativar o AF da lente (que está com problema) para que apenas o AF da D90 faça esse papel? Peço desculpas se estiver falando besteira.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:08:16
pode ver que a D90, na baioneta de encaixe da lente, tem um pino que parece uma chavinha de fenda. Esse pino gira o comando de foco das lentes sem motor de foco.

ocorre que a lente com motor não tem entrada para essa chavinha de fenda, então não tem como a maquina controlar o foco desse tipo de lente...

entendeu?
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


trevisimoes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
    • Blog - Viagem: Investimento Cultural.
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:15:51
pode ver que a D90, na baioneta de encaixe da lente, tem um pino que parece uma chavinha de fenda. Esse pino gira o comando de foco das lentes sem motor de foco.

ocorre que a lente com motor não tem entrada para essa chavinha de fenda, então não tem como a maquina controlar o foco desse tipo de lente...

entendeu?


Entendi. Então quando a lente tem seu próprio AF, o motor de foco da máquina fica desativado, certo?

Portanto, se a lente tiver AF e esse sistema estiver com problema, o motor de foco da máquina, no caso, não servirá para nada.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2012, 11:33:18
exato!

o motor de foco da máquina só terá utilidade nas lentes que tem essa entrada.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2012, 12:32:42
O Af da maquina serve justamente para o caso das lentes que não tem af, no caso de maquinas sem motor de foco obrigatoriamente as lentes tem que ser af, mais caras por conta disso...... no caso da D90 vc pode adquirir lentes "não" af, pois o motor de foto da câmera se encarrega de fazer o foco.... pelo que entendi da resposta do amigo, ae de cima, é que o motor de foco com defeito prejudica o foco da lente, fazendo com que o motor de foco da própria câmera não consiga focar de forma perfeita....

Só uma correção...

Lente Não AF é lente manual...
Agora lente que faz foco automático é as especificadas por AF (faz foco em cameras com motor de foco no corpo, pois na baioneta tem um pino q se encaixa na lente AF e aciona o foco automático)

E tem as especificadas como AF-S (Essa sim faz foco automático em qualquer camera, mas se a lente tiver com o AF defeituoso as comeras com motor não vai acionar pq elas não tem encaixe para o pino da baioneta)

 :ok:
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4