Autor Tópico: Troca de experiência - pista de dança em casamento  (Lida 8479 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Setembro de 2012, 10:27:42
Prezados,

Antes de iniciar na fotografia (ha 1 ano aproximadamente) eu nao tinha a menor afinidade com fotografias de casamento. Achava que era uma coisa chata e sem graça. Depois que comecei a estudar percebi que tem muita arte envolvida e é sim possível fazer muita coisa bonita.

Adoro momentos como pre ou pós casamento (gosto muito de externas), making of, detalhes da decoração e celebração, mas tem uma parte da cobertura de casamento que nao me desce na goela, é a cobertura do momento em que os convidados vao para a pista de dança.

Sei que é importante fazer a cobertura, mas acho que no máximo umas 10 fotos bem colocadas resolvem.

O que eu tenho visto, em regra, é o fotografo ficar fazendo aquelas fotos sem graça, que parecem fotos feitas por aquele amiguinho com um celular bacana.

Normalmente, a cada 30 segundos, alguem chama o fotografo e fala: tira uma foto nossa, ai o noivo ve e quer tambem, ai a sogra ve e quer tambem, ai a cunhada ve e quer tambem, e por ai vai, por 3 horas sem parar. E se o fotografo sair da pista a noiva "manda busca-lo".

Para completar, nessa hora ja tem gente que ja esta para la de Bagdá, falando em aramaico e com o olho ja caído, junte a isso uma embolaçao, porque espaço o fotografo nao vai ter mesmo, e ai o resultado é uma foto "mais ou menos".

Ai fica a minha questão, o que os senhores fazem para evitar ter que fazer na pista de dança mais fotos (se é que podemos chamar de fotos) do que em todo o resto do casamento, sem desagradar o cliente?

Percebam que nao acho que o momento nao deve ser coberto. Acho que da pra fazer umas poucas mas boas fotos (nao nos moldes propostos pelos convidados e clientes), mas ficar a noite toda fotografando a pista é achar que quando o musica muda a nova musica também vai sair na foto.
 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2012, 12:49:21
Isso aih entao eh um casamento bem classe D, classe C no maximo!!!!!! Os convidados ficarem abusando e enchendo o saco dos fotografos e a noiva "ir na onda" eu nunca vi. Mas acho q soh fui a uns 15 a 20 casamentos em toda a minha vida...

O q vejo sao os convidados ficaram posando para as cameras automaticas uns dos outros, curtindo o clima descontraido desse momento, e nao, chamarem o fotografo profissional para esse tipo de foto.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 12:53:32 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2012, 17:40:25
Mad, gostei da opinião. Mas e se apenas a familia (pai, mae, irmao, irma, noiva e noivo) ficar o tempo todo pedindo as fotos, ainda assim o pensamento seria o mesmo?
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


sob_

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2012, 18:26:44
cara, a minha opinião é q hora que chega nesse ponto vc se apresenta pros clientes pergunta se tem alguma foto a mais pra fazer, e diz que ta tarde precisa ir embora pq tem compromisso.... Mais cada caso é um caso, eu particularmmente odeio as fotos que tem fumaça, mais quando faz uns retratos nesse momento da festa eu acho bacana usando as luzes coloridas, o ruim é os fundos que ficam tudo preto...
 :ok:
t3i 18-55 | 50mm 1.8 | 17-40 f4 L
VENDO Para-sol Original Canon EW-78BII Mercado Livre


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2012, 18:32:05
Mad, gostei da opinião. Mas e se apenas a familia (pai, mae, irmao, irma, noiva e noivo) ficar o tempo todo pedindo as fotos, ainda assim o pensamento seria o mesmo?

Uma coisa eh a noiva pedir, outra sao os convidados ficarem te abusando!!! Faz umas 5 a 10 fotos da noiva descontraida com as convidadas e madrinhas e pronto! Como vc disse, começa a ficar repetitivo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2012, 19:07:17
cara, a minha opinião é q hora que chega nesse ponto vc se apresenta pros clientes pergunta se tem alguma foto a mais pra fazer, e diz que ta tarde precisa ir embora pq tem compromisso.... Mais cada caso é um caso, eu particularmmente odeio as fotos que tem fumaça, mais quando faz uns retratos nesse momento da festa eu acho bacana usando as luzes coloridas, o ruim é os fundos que ficam tudo preto...
 :ok:
:shock: :shock:
Como assim? Te contratam para fotografar e no meio do evento você manda que está tarde e tem outro compromisso?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2012, 11:57:55
e do profissional saber o que fazer em qualquer momento do evento, de acordo com seu estilo, e o pedido pelo cliente.
Deve ser feito tudo aquilo que o cliente quer(ele paga para isso).
Quando voce tiver o material necessario, e correto ficar do lado da pista ,
para evitar pedidos dos mamados da vez, porem sendo chamado deve ir.
Se o contratado for profissional, pode fazer otimas fotos em qualquer momento da festa!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2012, 12:01:03
cara, a minha opinião é q hora que chega nesse ponto vc se apresenta pros clientes pergunta se tem alguma foto a mais pra fazer, e diz que ta tarde precisa ir embora pq tem compromisso.... Mais cada caso é um caso, eu particularmmente odeio as fotos que tem fumaça, mais quando faz uns retratos nesse momento da festa eu acho bacana usando as luzes coloridas, o ruim é os fundos que ficam tudo preto...
 :ok:
tem muito aventureiro, metido a fotografo que faz isso.
Profissional da area, NUNCA faz isso.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2012, 12:03:44
Isso aih entao eh um casamento bem classe D, classe C no maximo!!!!!! Os convidados ficarem abusando e enchendo o saco dos fotografos e a noiva "ir na onda" eu nunca vi. Mas acho q soh fui a uns 15 a 20 casamentos em toda a minha vida...

O q vejo sao os convidados ficaram posando para as cameras automaticas uns dos outros, curtindo o clima descontraido desse momento, e nao, chamarem o fotografo profissional para esse tipo de foto.

 eu ja cansei de sair as 7 da manha , em casamentos classe AAA, em hoteis 5 estrelas,
porque "os riquinhos mamados" so abusan do otario do fotografo e o banana deve ficar,
porque nestes eventos , os profissionais ficam ate o FIM!!!
abs.


skooby_aka

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Viviphotoart.com
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2012, 12:30:42
Galera desculpas por cair de paraquedas no assunto! :assobi:
Mas quando nos propomos a cobrir um evento seja ele casamento ou qualquer outro, ao menos comigo é ao todo!
Sei que muitas das fotos não entrarão em um álbum mas os contratantes sempre irão pedir fotos durante a recepção e os momentos mais descontraídos que consigo é durante a recepção!
tenho por regra que quanto mais fumaça melhor! Pois quando fiz um WS com o Joseph Victor Stepanchik, ele nos cobrou isto dizendo que não atentamos muitas vezes para a simples regra do farol alto x farol baixo!
 Visto que o farol alto na neblina muito mais atrapalha do que ajuda!
 (explicando melhor)
 Quando o flash está em cima da maquina ele dispara um feixe de luz direto sobre a fumaça(neblina) e sendo o flash posicionado distante da lente (o carro) a iluminação indireta acaba por nos deixar enchergar muito mais além!

 E se tratando de um dia atípico entre os convidados do contratantes é óbvio que quanto mais soltos eles ficam, melhor é qualidade das fotos que eles não vêem sendo feitas!
 Nós sempre atendemos os pedidos para fotografias de grupo, sempre levando em conta de que quem faz o clima na recepção é o casal e depois o próprio fotógrafo, estando disposto com certeza obterá excelentes cliques!


Sempre aprendendo


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2012, 12:52:54
Eu acho que cada parte do casamento tem os seus atrativos, e a festa não é diferente. Dá pra tirar fotos muito boas, muito bonitas, espontâneas, artísticas. Basta saber aproveitar os recursos, aproveitar a iluminação (inclusive a fumaça!) e aproveitar para registrar a alegria das pessoas. Já peguei casamento em que a noiva pedia foto atrás de foto, sem cessar. Esse tipo de foto eu não gosto, as fotos posadas e tal, mas ainda assim estamos ali para trabalhar e temos que registrar da melhor forma possível.

Essa é uma hora livre, dá pra pirar bastante, experimentar, arriscar coisas novas, diferentes. Geralmente tem uma iluminação bem trabalhada, decoração idem, tem os adereços, enfim, basta saber utilizar os recursos. Gosto de entrar no meio das rodas e tirar fotos como se fosse um convidado dançando, gosto de tirar fotos do alto, de baixo, contra-luz, sem flash. vai da sua criatividade.

Abraços


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2012, 13:04:34
Galera desculpas por cair de paraquedas no assunto! :assobi:
Mas quando nos propomos a cobrir um evento seja ele casamento ou qualquer outro, ao menos comigo é ao todo!
Sei que muitas das fotos não entrarão em um álbum mas os contratantes sempre irão pedir fotos durante a recepção e os momentos mais descontraídos que consigo é durante a recepção!
tenho por regra que quanto mais fumaça melhor! Pois quando fiz um WS com o Joseph Victor Stepanchik, ele nos cobrou isto dizendo que não atentamos muitas vezes para a simples regra do farol alto x farol baixo!
 Visto que o farol alto na neblina muito mais atrapalha do que ajuda!
 (explicando melhor)
 Quando o flash está em cima da maquina ele dispara um feixe de luz direto sobre a fumaça(neblina) e sendo o flash posicionado distante da lente (o carro) a iluminação indireta acaba por nos deixar enchergar muito mais além!

 E se tratando de um dia atípico entre os convidados do contratantes é óbvio que quanto mais soltos eles ficam, melhor é qualidade das fotos que eles não vêem sendo feitas!
 Nós sempre atendemos os pedidos para fotografias de grupo, sempre levando em conta de que quem faz o clima na recepção é o casal e depois o próprio fotógrafo, estando disposto com certeza obterá excelentes cliques!



 a fumaça em exceso enche o saco, porem nao e impedimento de fazer um otimo trabalho, e so saber usar a luz, e pronto.
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2012, 13:49:36
eu ja cansei de sair as 7 da manha , em casamentos classe AAA, em hoteis 5 estrelas,
porque "os riquinhos mamados" so abusan do otario do fotografo e o banana deve ficar,
porque nestes eventos , os profissionais ficam ate o FIM!!!
abs.

Agalons, essa nao entendi!!! Vc cita meu texto e escreve isso aih, mas nao fui eu q escrevi para se mandar no meio da festa...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2012, 15:57:05
Agalons, essa nao entendi!!! Vc cita meu texto e escreve isso aih, mas nao fui eu q escrevi para se mandar no meio da festa...

e porque voce citou as classes C ou D,
porem nas festas de "elite", a humilhaçao chega a ser maior, mas disfarçada,
alem de ter que ficar ate o ultimo segundo da festa
abs.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 16:03:56 por agalons »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2012, 21:32:49
e porque voce citou as classes C ou D,
porem nas festas de "elite", a humilhaçao chega a ser maior, mas disfarçada,
alem de ter que ficar ate o ultimo segundo da festa
abs.

Tranquilo. Saquei agora o seu ponto de vista. Nesse ponto, vc estah coberto de razao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!