Autor Tópico: lente manual antiga com fungo. Posso usar ou o fungo é contagioso?  (Lida 5635 vezes)

darth wader

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *

Eu tenho uma pentax A 50mm f2 com fungo.

Já mandei limpar várias vezes, mas não adianta. Ou os caras são ruins de limpeza, ou eu tenho um super fungo nessa lente.

Pergunto: posso usá-la na minha câmera (pentax k30) sem medo, ou o fungo pode passar para a câmera e para as outras lentes?

Grato pela ajuda.

Felipe
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita

Mr. Hyde

• Trade Count: (4)
  • Referência
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2012, 10:39:52
Pode passar sim.

vc está em que cidade/estado????
Tem gente muito qualificada para limpeza no Rio e em Sampa. Talvez valha à pena mandar limpar por lá.

marcelo556

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2012, 10:47:38
Pô, já mandou limpar quantas vezes ??
Quanto paga ??
Porque no RJ para tirar 2 pontinhos de fungo,
Me cobraram 300 reais, eu vendi a lente mais barata
Mas nao paguei, achei muito caro.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪

darth wader

• Conhecendo
  • *
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:24:50

Moro em florianópolis. Já mandei limpar a lente 2 vezes. R$ 50 pila cada limpeza.

Eu queria usar essa lente! É impressionante a nitidez dela. Deixa a tamron 17-50 2.8 no chinelo!!!!

A claridade dela é uma coisa de louco.

O fungo safado >:(

Acho que vou botar ela no forno para ver se mata esse negócio :D

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita

marcelo556

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:39:29
Também por 50 conto acho que eles deixam no sol pra ver se o fungo morre.
Kkkkkkkkkk, muito barato, ta estranho essa limpeza.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪

Mr. Hyde

• Trade Count: (4)
  • Referência
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2012, 21:21:57
Olha... É complicado mesmo uma limpeza minimamente eficiente por 50 pilas. Partindo do pressuposto que os fungos estão unicamente no elemento frontal ou no traseiro, só para desmontar essas partes e realizar a limpeza e verificação nos outros elementos internos (sem desmonte) ACHO que ninguém faz por menos de R$200,00.

Acho que é o caso, se tem tara mesmo por essa lente, de mandar para alguém em Sampa ou Rio.

Carcarah

• Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2012, 03:22:08
200?! Coisa de louco isso.
Tenho uma zoom que vou limpar agora e ela custa nos EUA 128$, Se pedir para um amigo buscar gastaria só uns mcdonalds com a família a mais, e se não abusar nos macs, olhe lá.
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 03:42:03
Vou deixar aqui a opinião de um biólogo. Se o fungo estiver vivo, com certeza pode passar para outras objetivas. Mas tem vários "boatos" de como matar o fungo, deixando no sol, usando raio-X, sei lá. Só sei que, se ele estiver morto, bem mortinho mesmo (quero dizer, se até os esporos estiverem estéreis), aí ele não vai contaminar outras objetivas.

Você notou o fungo crescendo, se espalhando nos últimos meses? Se sim, então é melhor deixar a objetiva separada das outras. Se ele não cresceu, pode ser um indicativo de que esteja morto. Mas certeza mesmo é difícil de ter, fungo é um "bicho" brabo, difícil de matar por completo mesmo. Justamente por causa dos esporos, que podem se manter inertes por anos a fio, e simplesmente proliferarem quando as condições estiverem melhores.

O fato de você morar à beira da praia não colabora muito, calor e umidade são ótimos para os fungos... Talvez o jeito seja mandar pra algum lugar de confiança mesmo, como os colegas sugeriram.

Abraços e boa sorte!

RSalles

• Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 10:50:50
Bom, tenha cuidado na hora de comprar pra evitar aborrecimentos posteriores. Lente vendida como "um pouquinho de fungo, facil de limpar" podem trazer decepções mais tarde e acabar com a reputação do vendedor. Melhor evitar a compra.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y

Alexandre Ricci

• Trade Count: (31)
  • Referência
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:26:55
Pois é, penso o mesmo... Se é tão fácil de limpar, porque já não vende limpa??  :ponder:

Bom, tenha cuidado na hora de comprar pra evitar aborrecimentos posteriores. Lente vendida como "um pouquinho de fungo, facil de limpar" podem trazer decepções mais tarde e acabar com a reputação do vendedor. Melhor evitar a compra.

[]s,

RSalles

marcelo556

• Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:27:18
Nao limpam porque é caro, como falei, 50 reais os caras devem deixar no sol para ver se o fungo morre, até esse de 200 ta barato, para tirar 2 pontinhos de nada me cobraram 380 reais.

Carcarah

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2012, 14:13:11
Acho que vocÊs estão exagerando, isso não foi colado com ambrosia mistuarada com pó de chifre de unicórnio. Se alguém montou, alguém pode desmontar e montar de novo. É bom lembrar que essas coisas são montadas manualmente. Vi a desmontagem de uma que era complicada porque tinha uma fita adesiva no conjunto ótico, e aí não sei como resolve.
Mas de resto é só ter o cuidado que qualquer pessoa deve ter com um mecanismo de precisão, seja um objetiva, seja um ralógio de pulso antigo. Teve gente que teve coragem pegou lentes imprestáveis e começou a tentar e aí mostrou que tinha jeito de mexer com isso.
Então não é algo que deva passar de duas horas de trabalho, tenho lente antiga de uma nikon de filme que tinha, e como estava com muitos fungos (tinha encostado depois que o obturador da nikon quebrou)  resolvi desmontar, cheguei bem perto de desmontar toda, mas chegou num hora que eu não tinha uma chave específica. Aí desisti e montei de novo. Experimentei e a lente ficou funcionando bem.

Claro que eu estou falando de uma zoom AF, se fosse sobre uma 2.8 de mil reais, gastaria trezentinhos pra limpar bem rápido
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 14:33:55 por Carcarah »
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

darth wader

• Conhecendo
  • *
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:09:24
Eu nunca deixei ela junto com as outras. Está fechada num saco plástico com um monte de silica gel.

Ontem eu comecei a fuçar e desmontei o elemento traseiro. Foi bem fácil. É só desrosquear o elemento que ele saiu inteiro. Desrosqueei mais um anes e pronto. tudo desmontado. Mas o fungo está nos elementos frontais. Esse eu ainda não consegui desmontar.

Não vou vou desistir. Eu mesmo vou limpar essa lente.

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:13:53
Mas acho que a grande dificuldade aí não é desmontar a objetiva, isso eu conheço muita gente que faz. O problema maior é limpar a lente sem danificar a óptica. Não é fácil remover fungos, nem de lentes, nem de nenhum lugar. Muitas vezes, por mais que o fungo esteja morto e a lente esterilizada, ele vai deixar algumas marcas, pois ele literalmente consome o revestimento das lentes. E aí talvez precise de uma intervenção mais pesada, que pode realmente danificar a lente e comprometer a objetiva...

fkuhne

• Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:16:22

Não vou vou desistir. Eu mesmo vou limpar essa lente.

massa. posta fotos da suruba aí pra galera! :ok:
fkuhne.tumblr.com