Autor Tópico: Lente Macro / Nikon D7000  (Lida 10225 vezes)

marcelo.leme

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 26 de Novembro de 2012, 22:45:16
Estou pensando em comprar a primeira lente fora do Kit (18-105 mm) e a idéia inicial era uma lente macro, no entanto estou com várias dúvidas e gostria da ajuda de voces. Pesquisando na BH photos encontrei esta lente que me pareceu interessante para os meus propósitos e com preço razoavel - Nikon AF-S Micro-Nikkor 60mm f/2.8G ED Macro Autofocus Lens - $549.00.
As dúvidas: 1. esta lente é indicada para D7000?    2. Ela pode ser usada como uma lente 60 mm sem a ou por este valor função macro?  3. a magnificação de 1 x é suficiente para maioria das fotos corrigueiras em macro?  4. é uma boa opção ou por esta valor existe coisa melhor?
agradeço antecipadamente os comentários.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm

Rafael Lima

• Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2012, 22:46:31
Com uns 20 dolares você compra um anel inversor no www.dx.com e transforma sua 18-105mm numa lente macro muito melhor que uma 105mm 2.8 :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px

Brocatto

• Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 03:21:43
Bom dia Marcelo,
Eu possuo uma 105 vr, a magnificação de 1:1 é igual em todas o que muda é a distancia minina do foco, ou seja o maximo que vc consegue chegar perto do objeto sem perde o foco, quanto maior o range mais longe vc fica do objeto.
Se ela é indicada? vc quis dizer se funciona na sua camera, sim ela é indica tanto para DX como para FX
Portanto se sua fotos foram para objetos estaticos, sem problemas, ser for insetos, e outros bichos ai vc terá mais trabalho com os mais arriscos devido a aproximação. Foco minimo dela é de aproximadamente 18cm
Sim ela pode ser usada como uma lente sem ser somente macro.
Sim é um boa opção, e por esse mesmo valor ou ate mais barato vc acha a 85 af-s macro f/3.5 somente para DX com o foco minimo de aproximadamente 28cm.
Melhor... se vc procurar acha uma 105 por ate 2000,00 aqui no brasil e em otimo estado. tem a 105 AF-d micro um pouco mais em conta creio que vc consiga achar e ambas são otimas lentes, adorei o contraste que 105 vr tem.

marcelo.leme

• Colaborador(a)
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 12:15:48
Obrigado Brocatto,
Sua confirmação de que a lente pode ser usada sem a função macro me ajudou bastante. Eu estou considerando que com esta composição possa ter uma lente mais clara que a do Kit (18-105) para as situações com menos luz, estou certo ?  Com fator de corte da DX vou ter uma lente correspondente a 90 mm com f/2.8, é isso mesmo?  Meu interesse na macrofotografia são plantas e detalhes de objetos , mas vou considerar a dificuldade de aproximação na foto de animais.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm

Song

• Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 12:47:57
Obrigado Brocatto,
Sua confirmação de que a lente pode ser usada sem a função macro me ajudou bastante. Eu estou considerando que com esta composição possa ter uma lente mais clara que a do Kit (18-105) para as situações com menos luz, estou certo ?  Com fator de corte da DX vou ter uma lente correspondente a 90 mm com f/2.8, é isso mesmo?  Meu interesse na macrofotografia são plantas e detalhes de objetos , mas vou considerar a dificuldade de aproximação na foto de animais.

Só um detalhe, normalmente as objetivas macros possuem uma velocidade de AF um pouco mais lentas que as objetivas normais, pois uma objetiva macro prima pela PRECISÃO ABSOLUTA...

Fotografar, por exemplo uma festa de crianças com uma 60mm micro, com certeza será uma aventura e tanto para você!!!  :ok:

Na minha visão, se você quer ter uma objetiva macro para o resto da vida... Vá de 105mm VR!!!!

Até,
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 12:49:02 por Song »

marciocons

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:32:13
Com uns 20 dolares você compra um anel inversor no www.dx.com e transforma sua 18-105mm numa lente macro muito melhor que uma 105mm 2.8 :D

Não fala besteira Rafael. Claro que as lentes invertidas podem dar fotos excelentes, mas a 105 ainda continua superior. Outra opção interessante para Macro seria usar lentes com anéis (tubos) extensores. Logicamente, essas dicas são somente paleativos. Não tem jeito, se quer macro com 100% de qualidade, as macro são as mais indicadas.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter

Brocatto

• Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:36:36
Obrigado Brocatto,

Sim teoricamente sim, mas vc tem que considerar que mesmo ela sendo clara, em locais mais escuros vc tera que combinar velocidade e ISO, para congelar a cena, tudo vai depender do uso, as vezes é melhor ter um flash para ajudar. Digo isso pois a 105 é 2.8 e outro dia fui fazer uma foto sem flash de uma gota de orvalho durante o dia, mas o local estava na sombra e fiz a foto com velocidade de 2 segundos, mas tambem usei uma abertura menor F/8, ou seja tudo depende na ocasião, neste dia estava com o tripé. Isso vc terá uma lente de aproximadamente 100mm em f/2.8 (60x1,6=96mm).
Como dito pelo Marciocons, vc pode comprar tubos extensores tem bem barato no mercado livre sem AF. Mas se for comprar mesmo entra no site da Aliexpress se interessar tem um cara de quem ja comprei algumas coisas e nunca tive problemas, recentemente comprei um com AF para usar na 105VR, o bom é que não perde qualidade pois não há elementos opticos nesses tubos.
Boa sorte na sua escolha e concordo com o Song, a 105 é otima e dificilmente vc ira se desfazer dela...

Versiano

• Colaborador(a)
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:39:43

Não fala besteira Rafael. Claro que as lentes invertidas podem dar fotos excelentes, mas a 105 ainda continua superior. Outra opção interessante para Macro seria usar lentes com anéis (tubos) extensores. Logicamente, essas dicas são somente paleativos. Não tem jeito, se quer macro com 100% de qualidade, as macro são as mais indicadas.

Marcio disse tudo, estava pesquisando umas gambiarras para fazer umas fotos macro e me disseram a mesma coisa.

Tubos, anéis, adaptadores, etc etc... dão resultados razoáveis, mais para um nível... digamos profissional, só com lentes Macro mesmo!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.

ALEXFIGUEIREDO

• Trade Count: (20)
  • Referência
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2013, 22:02:15
PEGANDO CARONA NO TÓPICO. :D
O KIT DE ANÉIS DA MARCA KENKO CUSTA NO ML 750 PAUS!!! OS DE MARCA QUE NÃO CONHEÇO SÃO BEM MAIS BARATOS MAS NÃO CONFIO. ALGUÉM INDICA O USO DE ALGUM DESTES ANÉIS? A Lente Sigma 70-300mm F4/5.6 Dg Macro CUSTA +- 650,00, ALGUÉM PODE FALAR DELA?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2013, 03:05:13
Existem aneis q mantem a fotometria, o AF e as informaçoes de exif. Existem os simples a matam tudo isso. Preste atençao ao q vc vai comprar! Eh claro q meros aneis plasticos ou de metal, sao mais caros q os q eu citei anteriormente.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2013, 03:06:56
18-105mm eh uma lente G, sem anel de abertura. Na hora de inverter, vc nao consegue gerenciar a abertura com precisao. Lente boa pra inverter eh lente mecanica ou tipo D, com anel de abertura.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

ALEXFIGUEIREDO

• Trade Count: (20)
  • Referência
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:31:59
18-105mm eh uma lente G, sem anel de abertura. Na hora de inverter, vc nao consegue gerenciar a abertura com precisao. Lente boa pra inverter eh lente mecanica ou tipo D, com anel de abertura.

Lendo e aprendendo. :clap:

Qual a diferença prática das lentes Nikon fixas Macro, 40mm - 60mm - 85mm - 105mm e as que "oferecem" a função Macro à partir de determinada distância focal como a 70-300 Sigma?
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI

agalons

• Trade Count: (10)
  • Referência
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:38:14

:eek: :doh:

agalons

• Trade Count: (10)
  • Referência
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:39:46

:clap: so pode com anel de diafragma!!!!!

Konica forever

• Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:51:28
Normalmente voto contra macro como primeira lente fora da lente zoom básica.
A grande maioria das pessoas que conheço que compraram Nikkor caríssimo macro quase nao usam.
O mais útil costuma ser um bom zoom 2.8/24-70.

Agora se for uma lente macro FX de 60mm que serve tambem como lente portrait /leve tele em DX, pode ser.

Pensar em tubo de extensão (p.ex. Kenko, um anel de 25mm dos novos, que transmitem os dados) é importante para decidir.
Permite pensar se não compra em vez de lente macro uma lente mais universal, como AF-S 1.8/85mm (FX), ou a barata e boa AF-S 1.8/50mm (FX).
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40