Primeiro quero te parabenizar por deixar claro q é iniciante para seus amigos.
Eu te recomendo algumas coisas.
1- Conheça seu equipamento e suas limitações, apesar do que foi dito eu discordo, o equipamento faz sim uma grande diferença e vc conhecer seu equipamento é q vai te fazer ter os melhores resultados.
2- Conheça o local onde vcs farão as fotos e faça um roteiro (mesmo q mental de onde serão as fotos e quais seriam os locais com melhores fundos. As lentes mais claras te facilitam para fazer fotos com fundo desfocado, mas a distância deles com relação ao fundo tbm pode ajudar bastante.
3- Fale para eles se vestirem à vontade, isso ajuda a eles ficarem à vontade para fotografar. Tem gente q nunca usa terno e na hora de fazer fotos assim veste um e não fica nada bom.
4- Se vc tiver um celular Android ou iPhone existem apps com sugestões de fotos (alguns grátis outros pagos, mas de qq forma são baratos!) mostre as poses no telefone e ajude eles a escolherem algumas poses, isso ajuda a descontrair.
5- Sempre q tirar uma sequencia de fotos de uma parada e mostre algumas fotos no display da câmera, (as melhores claro!) isso vai relaxando eles e serve de uma curta pausa para um gole d'água.
6- Falando em água, leve umas garrafinhas num cooler, isso demonstra q vc está preocupado com o bem estar deles.
7- Observe se está muito quente ou muito frio e planeje de acordo, se estiver frio, uma coberta pode ser um adorno legal e se estiver quente uma toalha de pic-nic tbm pode ajudar.
8- Arrume um ajudante e um rebatedor (se puder comprar é algo q é sempre útil) isso pode ser desde uma prancha de isopor até uma cartolina branca.
9- NÃO mostre as todas as fotos e principalmente NÃO baixe no computador (laptop) na hora e mostre para eles. Lembre-se q vc que é o artista, somente depois q sua obra de arte está pronta q vc mostra. (Isso vale pro display tbm, mostre poucas fotos.)
10- Tire muitas fotos, o máximo q vc puder, mínimo de 3 a 5 por disparo, se o(s) cartões permitirem dispare sem dó. Com a prática vc vai reduzindo, mas até isso acontecer é melhor pecar pelo excesso.
Eu procuro fazer assim!

Boa sorte e depois posta ai pra gente malhar!!

Abs,
PS: Se vc tá começando te recomendo NÃO cobrar, aprende primeiro depois começa a cobrar. Eu faria assim (depois procura um tópico meu com o nome DILEMA.