Autor Tópico: Processadora Jobo DuoLab  (Lida 2217 vezes)

fcsergio

• Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
    • Flickr
Online: 29 de Novembro de 2012, 01:21:29
Ganhei de um amigo uma processadora Jobo DuoLab, alemã, para filme e papel, completinha.... :D
Isso é que é amigo !!!! :clap:
O único problema é que não tenho a menor idéia de como essa geringonça funciona. :ponder:
Abaixo está o manual em pdf (alemão, inglês, francês, espanhol e italiano).
Apesar de entender tudo que está escrito......p.q.p., que troço complicado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será que algum dia vou aprender a mexer nisso ou vou ter de fazer engenharia antes ?
Alguém aqui já teve experiência com essa máquina ?

http://www.jobo.com/jobo_service_analog/analog_frei/bedanleitung_pdf/Duolab.pdf
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 01:34:19 por fcsergio »

fcsergio

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2012, 21:22:40
Ninguém para dar uma maozinha ???

Braga.SP

• Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2012, 17:50:21
É bastante provável que isso não vá ajudar em nada. De qualquer modo, vale a pena dar uma olhadinha.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45393.0

Fora isso, tente falar com o Gervásio da Dina Fotográfica. Se ele mesmo não puder, peça que indique alguém.

http://www.dinashop.com.br/
-22.352971,-48.775582

Fabio Pedro

• Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2012, 18:30:10
Cara nem sei para que serve isso? :shock: na dúvida corte o fio vermelho! :hysterical:
Fábio Pedro.

fcsergio

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:58:58
É bastante provável que isso não vá ajudar em nada. De qualquer modo, vale a pena dar uma olhadinha.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45393.0

Fora isso, tente falar com o Gervásio da Dina Fotográfica. Se ele mesmo não puder, peça que indique alguém.

http://www.dinashop.com.br/

Valeu!
Vou da uma olhada. :ok:

Carcarah

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2012, 03:03:23
Se não se enrolar muito com o inglês dá para ter uma ideia com uma processadora semelhante.
http://www.youtube.com/watch?v=pr3KFa0pLbI
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Francisco

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2012, 01:38:27
Que legal, cara... é para revelar cromo né? Acho que eu só fotografaria em cromo hoje em dia se pudesse revelar em casa. O preço é proibitivo aqui em Porto Alegre, cerca de 70 reais ao todo (rolo 36p + revelação do filme).

O último cromo que usei estava na câmera há mais de um ano. Mandei revelar em C41 mesmo na semana passada. Só o fato de esperar uma semana pela revelação e pagar uns 35 reais, já desanima...

Se você morasse em Porto Alegre, até me animaria a ajudar a desvendar o funcionamento da geringonça. Boa sorte!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS
2x Canon F1 Old, AE1; Pentax MX, K100D; Fuji Finepix f10; Panasonic LX3

Braga.SP

• Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:30:02
Que legal, cara... é para revelar cromo né? Acho que eu só fotografaria em cromo hoje em dia se pudesse revelar em casa. O preço é proibitivo aqui em Porto Alegre, cerca de 70 reais ao todo (rolo 36p + revelação do filme).

O último cromo que usei estava na câmera há mais de um ano. Mandei revelar em C41 mesmo na semana passada. Só o fato de esperar uma semana pela revelação e pagar uns 35 reais, já desanima...

Se você morasse em Porto Alegre, até me animaria a ajudar a desvendar o funcionamento da geringonça. Boa sorte!

Francisco, será que entendi direito?

Vc pode revelar o que quiser; cromo TAMBÉM. Mas pode revelar ainda: P&B e Negativo Colorido. Sem problemas. Basta se usar os químicos e processos que cada um exige. Mais nada.
-22.352971,-48.775582

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2012, 10:05:58
Sim, é um laboratório de revelação portável. Você pode manter a temperatura e a agitação no processo de revelação em todos os banhos necessários. A diferença entre a revelação entre cromo e negativo é bem pequena
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

fcsergio

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2012, 23:25:19
Pois é.....
Ganhei esse presentão e não sei se vou paciência de aprender a usar ..... :ponder:

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2012, 23:43:12
Cara, vocÊ sabe revelar? na mão mesmo, sem máquina nenhuma?

fcsergio

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2012, 14:27:07
Cara, vocÊ sabe revelar? na mão mesmo, sem máquina nenhuma?

Sim.
Já fiz isso no passado e já comprei quase tudo que preciso para voltar a fazer....
A máquina é complicada demais.
Minha mulher até já começou a invocar com ela.
Pensei em devolver ao meu amigo mas não sei o que ele pensaria a respeito (vai que a mulher dele adorou a idéia).

MarioNeto

• Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2012, 17:57:57
Vende baratinho pra alguém que queira usar (eu)! hehehe

fcsergio

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2012, 19:18:51
Vende baratinho pra alguém que queira usar (eu)! hehehe

Estava apenas esperando alguém escrevere isso, hehehehe..... :D
Eu iria ficar decepcionado se ninguém escrevesse.

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2012, 00:33:22
Sim.
Já fiz isso no passado e já comprei quase tudo que preciso para voltar a fazer....
A máquina é complicada demais.
Minha mulher até já começou a invocar com ela.
Pensei em devolver ao meu amigo mas não sei o que ele pensaria a respeito (vai que a mulher dele adorou a idéia).

Isso é que não entendo, em linhas básicas isso deveria só manter a temperatura e a agitação. Não li o manual até além da sangria do bujão, mas não deve ser lá muito complicado. Perguntei isso porque acho que a melhor maneira de aprender é fazendo.