Autor Tópico: Utilidade prática do estabilizador em fotografias com a OMD  (Lida 719 vezes)

Thales Souto

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Online: 16 de Dezembro de 2012, 23:55:00
Já é nítida a vantagem absurda do estabilizador 5 eixos em filmagens. Fica a pergunta: para tirar fotos, qual a real vantagem deste estabilizador. Por exemplo: quanto dá para abaixar a velocidade para fotos posadas ou assuntos parados para evitar o uso de ISO alto.
Atualmente, na minha D90, evito usar 1/50 com a AF-S 35 1.8 G (esta câmera não é estabilizada) para manter a nitidez. Será que com uma DF de 35 mm daria para trabalhar com 1/10 ou 1/30?
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
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fvanzela

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Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2012, 07:24:48
Já é nítida a vantagem absurda do estabilizador 5 eixos em filmagens. Fica a pergunta: para tirar fotos, qual a real vantagem deste estabilizador. Por exemplo: quanto dá para abaixar a velocidade para fotos posadas ou assuntos parados para evitar o uso de ISO alto.
Atualmente, na minha D90, evito usar 1/50 com a AF-S 35 1.8 G (esta câmera não é estabilizada) para manter a nitidez. Será que com uma DF de 35 mm daria para trabalhar com 1/10 ou 1/30?

1/30 com certeza.
Fernando Vanzela
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franciscosumma

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Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 08:00:40
Já é nítida a vantagem absurda do estabilizador 5 eixos em filmagens. Fica a pergunta: para tirar fotos, qual a real vantagem deste estabilizador. Por exemplo: quanto dá para abaixar a velocidade para fotos posadas ou assuntos parados para evitar o uso de ISO alto.
Atualmente, na minha D90, evito usar 1/50 com a AF-S 35 1.8 G (esta câmera não é estabilizada) para manter a nitidez. Será que com uma DF de 35 mm daria para trabalhar com 1/10 ou 1/30?

Não sei lhe dizer tsouto, não tenho a câmera ainda.
Mas já pesquisei bastante e essa foto fiquei muito de cara com ela.

 ISO400, F/1.8, 1/8sec
Handheld shot taken at slow shutter 1/8sec, shooting with the 75mm, again, I was reminded on how remarkable the 5 Axis Image Stabilization is inside the E-M5.

Fonte: http://robinwong.blogspot.com.br/2012/07/olympus-mzuiko-75mm-f18-review-night.html

Vale a pena ler e ver as fotos desse review, ele tem outras 3 páginas de teste da maquina e teste de lentes que ele usou a OMD.

Att
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vrsilva

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Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 09:42:06
É muito dificil definir, QUAL a menor velocidade para determinada distancia focal.
Existe essa "regrinha" básica para ORIENTAR quem não tem noção do quanto consegue segurar, pois muito mais do que a distancia focal e o tempo, existe a questão, da mão da pessoa.

Eu por exemplo:
Na minha 18-55 em 55mm eu consigo segurar tranquilamente em 1/30, não é 100% de acerto, mas consigo várias. Em 1/20 consigo também, porém preciso de mais concentração, e depende MUITO do momento. Já fiz até fotos 1/8 com nitidez aceitáveis, não tenho nenhuma foto para mostrar, são sempre fotos "teste" que fico fazendo com a camera na mão. É bom para conhecer O MEU LIMITE...

Minha lente não tem estabilizador.

A regra básica que todo mundo passa, é procurar SEMPRE usar a velocidade igual OU superior ao valor da distancia focal, por exemplo:

Lente 85mm no máximo velocidade 1/80 ou mais veloz.
Lente 50mm velocidade 1/50 ou mais.
Lente 35mm velocidade 1/30...

E assim por diante... quanto mais tele a lente, mais rápida precisa ser a velocidade em função da distancia entre o sensor e o elemento frontal...

E tem esse detalhe, se pegar uma lente 40 mais comprida que uma 50, a 40 irá precisar de velocidade maior, em função da distancia entre o sensor e a lente frontal.

Por exemplo uma Lente da Canon 18-200 pra ser bem extremo, colocando ela em 40mm ela terá um comprimento, e uma distancia entre sensor e lente frontal, MUITO maior que a lente pancake de 40mm... Então nesse caso há de fazer testes e ver o quanto consegue segurar...
Vinícius Ribeiro
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AlexandreS

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Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:34:55
Não existe uma regra fixa, depende da técnica de quem está fotografando. Eu já consegui fotos nítidas em 1/10 com 250mm de distância focal usando a 55-250mm IS, mas hoje acho que não consigo mais.

E o sistema de estabilização também faz diferença. Sistemas baseados em sensor shift são efetivos para distâncias focais curtas, mas para teles os sistemas de estabilização óptica são mais eficientes. Cada caso é um caso e só testando para saber.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 11:35:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
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Oliberal

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Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2012, 13:14:13
Essa é uma das coisas que depende muito da mão....peguei ela agora pra testar com a 12-50mm.....coloquei nos 50mm (equiv a 100mm) e tentei a 1/6....consegui foco 100%.... depois de "algumas" tentativas....1/10 com menos tentativas...1/15 já acertava bastante.....1/30 acertei todas tranquilo.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

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Oliberal

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Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2012, 13:18:39
Faltou um observação...minha mão é bem meia boca...tem hora que acerto bem..respiração tal e consigo milagres de 1/4 com uma "média-tele""  igual a 45mm (equiv a 90mm)....depois de algumas tentativas....fiz algumas assim com a E-p3 na Gruta do Lago Azul em Bonito ....perdi várias, mas acertei tbém.....e tem dia que parece que estou com delirius tremem...... que nem 1/30 dá certo......:hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 13:19:13 por Oliberal »
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Carcarah

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Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2012, 13:40:58
Tenho uma dúvida quanto a isso. A estabilização protege apenas contra o tremor ou também contra um borrão causado por movimento do assunto fotografado?
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Thales Souto

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Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2012, 14:15:48
Essa é uma das coisas que depende muito da mão....peguei ela agora pra testar com a 12-50mm.....coloquei nos 50mm (equiv a 100mm) e tentei a 1/6....consegui foco 100%.... depois de "algumas" tentativas....1/10 com menos tentativas...1/15 já acertava bastante.....1/30 acertei todas tranquilo.
Cada vez mais, fico fã dessa maquina. Esse sistema de estabilização é um dos fatores que me convence na OMD.
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Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2012, 14:15:59
Essa é uma das coisas que depende muito da mão....peguei ela agora pra testar com a 12-50mm.....coloquei nos 50mm (equiv a 100mm) e tentei a 1/6....consegui foco 100%.... depois de "algumas" tentativas....1/10 com menos tentativas...1/15 já acertava bastante.....1/30 acertei todas tranquilo.
Cada vez mais, fico fã dessa maquina. Esse sistema de estabilização é um dos fatores que me convence na OMD.
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Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2012, 07:25:46
Tenho uma dúvida quanto a isso. A estabilização protege apenas contra o tremor ou também contra um borrão causado por movimento do assunto fotografado?

Contra movimentos em relação a máquina.
A OMD por exemplo tem estabilização de 5 eixos: lateral, vertical, frontal, rotação lateral e rotação frontal.
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fvanzela

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Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:33:18
Contra movimentos em relação a máquina.
A OMD por exemplo tem estabilização de 5 eixos: lateral, vertical, frontal, rotação lateral e rotação frontal.

Fato que ninguém se atentou ainda, duvido que nas APS-c sem estabilização no sensor consigam as velocidades com distâncias focais equivalentes às lentes 45 1.8 e 25 1.4. Esse estabilizador da OMD chega a dar 3 pontos de vantagem em velocidade, e considerando que não existem essas prime estabilizadas para as APS-C, vejam que a capacidade de fotos em baixa luz da OMD é melhor sim que as equivalentes Canikon, com as primes.
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Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2012, 11:13:10
Fato que ninguém se atentou ainda, duvido que nas APS-c sem estabilização no sensor consigam as velocidades com distâncias focais equivalentes às lentes 45 1.8 e 25 1.4. Esse estabilizador da OMD chega a dar 3 pontos de vantagem em velocidade, e considerando que não existem essas prime estabilizadas para as APS-C, vejam que a capacidade de fotos em baixa luz da OMD é melhor sim que as equivalentes Canikon, com as primes.
Este estabilizador que dá até 3 stops de vantagem mais o foco preciso e rápido da OMD são as coqueluches desta câmera.
Junte isso a qualidade de imagem + lentes com excelente custo/benefício = melhor que as APS-C top (7D e D7000).
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