Autor Tópico: bokeh  (Lida 1302 vezes)

kazinha

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:04:07
queria tanto fazer bokeh com luz, mas tentei de todo jeito e nao consegui. tenho uma lente 18-55mm, que a abertura maxima é 3.5 e vi em alguns sites que apesar de nao ser a mais indicada, ainda é possivel fazer bokeh com ela. nao sei o que estou fazendo de errado, poderiam me ajudar, me dar umas dicas.

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:19:58
É bem difícil obter um verdadeiro com essa lente do kit. Quanto mais o "cenário" atrás da pessoa ou objeto estiver longe, mais fácil para aparecer um bokeh.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2012, 14:20:22 por tsouto »
D610 + AF-S 50 1.8 G + AF-S 28 1.8 G + YN685 + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto

Lucas Andreas

• Conhecendo
  • *
  • Em busca do segundo em que tudo se encaixa
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:07:15
O que você chama de bokeh??
Já vi duas definições, uma delas é o fundo fora de foco (profundidade de campo rasa) e a outra são luzes (highlights) com formatos específicos como corações.

A sua lente não é tão rápida como normalmente indicam em tutoriais, mas não significa que é impossível!
Se o seu objetivo é apenas um fundo desfocado, dê o máximo de zoom em relação ao objeto/tema principal e se possível maximize a distância dos elementos que funcionam como cenário! Assim terá o máximo de desfoque possível...

Já se você quiser fazer aqueles formatos a história muda um pouco!
Esses formatos são obtidos colocando um "filtro" na frente da lente, que nada mais é do que um papel com um furo com o formato desejado... O segredo desse furo é o TAMANHO que ele têm! Com lentes mais rápidas (fstops menores como 2.8,1.8, 1.4, 1.2...) esse buraco é maior o que facilita tanto o desfoque do fundo como a formação das formas (sei que ficou estranha essa frase, mas não achei melhor maneira para explicar).
Caso queria se aventurar com esses desenhos, você precisa recortar um círculo com o diâmetro da sua lente (Canon 58mm e Nikon 52mm para as lentes do kit 18-55mm) e fazer um furo com o tamanho obtido por esse cálculo:
Distância focal (em milímetros)/Abertura máxima do diafragma (o fstop)

O resultado demonstra o tamanho em mm do buraco...

Exemplo:
55mm / 5.6 = 9,82mm

Espero que tenha conseguida ajudá-lo!
Canon EOS 6D, Canon EF 50mm f/1.8 II, Canon EF 24-70mm f/2.8 L USM, Canon EF 70-200mm f/2.8 IS L, Sigma EX DG 15mm f/2.8 Fisheye, Canon Speedlite 580EX II, Pixel King PRO Flash Trigger.

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:08:45
Observe também que não se trata apenas de desfocar o fundo, mas o quantoele deve ser desfocado, existe um ponto no qual o bokeh aparece melhor, antes e depois desse ponto não fica perfeito. VocÊ tem que achar a distância certa entre o modelo, lente e fundo, será essa a combinação que fará ter sucesso.
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Mr. Hyde

• Trade Count: (4)
  • Referência
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2012, 17:09:28
O que você chama de bokeh??
Já vi duas definições, uma delas é o fundo fora de foco (profundidade de campo rasa) e a outra são luzes (highlights) com formatos específicos como corações.

(...)

Nem um, nem outro... Comumente as pessoas falam de bokeh como sinônimo de desfoque. Isso é aceitável fora do meio fotográfico ou noobs, mas para amantes, profissionais e iniciados, não.

Desfoque é defeito da objetiva. Ocorre por limitação dos projetos óticos em entregar uma imagem nítida em todas as aberturas setadas. Os fotógrafos acabaram gostando daquele desfoque e desde há muito as objetivas são fabricadas levando-se em consideração a possibilidade de se entregar um desfoque mais "cremoso".

Bokeh é justamente essa qualidade estética do desfoque, não o desfoque em si. Se não há qualidade estética no desfoque, tecnicamente, não deveria ser chamado de bokeh, muito embora todo mundo chame.

O outro que vc citou não é nem desfoque nem bokeh, é simplesmente uma máscara para formar brilhos espectrais personalizados ou o resultado dessa máscara: http://www.dicasdefotografia.com.br/bokeh-com-formatos-personalizados

AlexandreS

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2012, 17:11:43
Existe uma confusão de termos aqui, bokeh é um termo utilizado para designar uma qualidade relativa da área em desfoque de uma foto, não significa "área fora de foco" e muito menos tem a ver com o formato das highlights. Por isso dizemos que determinada lente tem um bokeh "cremoso" ou "nervoso". São características da área em desfoque, e não ela propriamente dita.

O melhor seria vc especificar melhor o que quer dizer com "bokeh com luz" ou postar exemplo do que vc está tentando.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460