Autor Tópico: Compensaçao de Exposiçao  (Lida 738 vezes)

André Luis Jacob

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:44:03
Estou com muitas duvidas em relaçao a compensaçoes de exposiçao e de flash, tentei, tentei e nao entendi afinal de contas PRA QUE ela serve, ela age diretamente no fotometro, correto? mas qual a utilidade pratica das compensaçoes!?

Carcarah

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:52:59
Suponha que você ajuste sua câmera para prioridade pela abertura (funciona com prioridade para abertura ou obturador, no manual não funciona - bem até funciona, mas aí já outro papo que não interessa agora)

Então você diz a abertura e a câmera mede com seu fotometro a luz e determina a velocidade correta para aquela abertura.

Agora, você coloca a abertura para F5.6 e a câmera diz que a exposição ideal para essa abertura é feita ocm a velocidade em 1/125.
Ok, só que você sabe que ele mediu na média e isso vai deixar subexposto o assunto que é seu real interesse na foto. então você compensa com EV +1 e a câmera reduz a velocidade para 1/100, deixando a cena mais clara do que antes.
Ou seja, na compensação você altera arbitrariamente a relação entre abertura e velocidade, seja para mais claro ou menos claro.
Beleza?
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

André Luis Jacob

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:01:29
Raramente uso a camera em modo A, uso manual sempre, nao achei utilidade para o manual, se eu quero mais exposto, diminuo a velocidade... entao isso serve basicamente para os modos mais automatizados?

E o do flash? Deixa eu ver se entendi, eu fotografei com o flash em TTL porem achei que estourou demais, ponho -1EV e ele recalcula e diminui a intensidade, seria isso?

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:07:02
Raramente uso a camera em modo A, uso manual sempre, nao achei utilidade para o manual, se eu quero mais exposto, diminuo a velocidade... entao isso serve basicamente para os modos mais automatizados?

E o do flash? Deixa eu ver se entendi, eu fotografei com o flash em TTL porem achei que estourou demais, ponho -1EV e ele recalcula e diminui a intensidade, seria isso?
Isso mesmo. No caso da Nikon o próprio botão que aciona o flash serve para regular o dito, na minha pelo menos.

平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Danilo_cs

• Colaborador(a)
    • DCS
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:22:19
Bom... na minha camera, o compensador funciona com o flash ativado só. Desligado, ele altera a leitura do fotometro, mas na pratica não vi diferença nenhuma. Por outro lado com o flash ligado (o da cam mesmo) realmente funciona) Eu ativo ele e posso deixar a luz do flash mais baixa. Daí ele compensa as partes mais escuras. :) 
Meu trabalho está aqui em http://www.dcsdesenvolvimento.com.br :)

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:21:01
Compensaçao de potencia do flash eh muito util. Nem sempre o flash em TTL acerta "a dose" de luz. Eu mesmo pefiro usar em -0,5 a -1,5 pra evitar estouro de branco, q nem sempre eh facil de tirar.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • http://www.instagram.com/soutonaamerica
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2013, 16:11:53
Vocês costumam mexer na compensação do flash só na máquina ou no flash externo também?
Eu geralmente deixo na câmera de -0,7 a -2,0 (flash) e no flash somente TTL com 0,00.
D7200 + Sigma 18-35 1.8 Art (de volta pra cropada!!!)
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2013, 17:25:17
Mudo na maquina. Acho mais pratico q no flash.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!