Autor Tópico: Review da Tekpix i-DV12 ( Tecnomania )  (Lida 10513 vezes)

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:06:07
Como prometido, comprei uma Tekpix usada especialmente para esse Review.

Vamos começar pelos acessorios, caixa e como tudo é acondicionado para o seu cliente.

Caixa e acessorios:

A Tekpix vem numa caixinha de papelao bem rigido e resistente, com o selo atestando a Qualidade Tecnomania para ser aberto pelo cliente. Nao quis pagar mais de R$ 2000,00 para ter o prazer de abrir uma caixa dessas lacrada, e comprei a minha por R$ 30,00.

Assim que a caixa eh aberta, todos os cabos e acessorios ficam a disposiçao do usuario, e a camera, abaixo de tudo, num espaço mais interno na caixa. Ela vem com: cabo USB, Alça de transporte ( de punho ), cabo audio-video e headphone ( ela toca .mp3 e .mp4 ). Abaixo de tudo isso, esta a Tekpix bem acondicionada num saquinho de tecido sintetico cinza brilhante e bem bonito e agradavel. Ponto positivo para a Tecnomania!!!

Corpo da camera:

Ela eh feita de um plastico fino, leve e fragil e transmite fragilidade. Nao se compara a uma compacta como uma Canon G12 q vc tem a sensaçao que se voce jogar numa parede, a camera pode até parar de funcionar, mas ficará intacta externamente! O plastico recebe uma pintura metalica meio que simulando aluminio mas eh plastico mesmo. Ela eh levinha e nao incomoda o seu peso.

Ela tem uma ergonomia bizarra e foi feita meio q parecendo uma handycam, mas com o corpo da camera segurado em posiçao vertical. As handycams seguramos em posiçao horizontal. O polegar direito fica sendo usado para dar o clique e bater as fotos, ficando numa posiçao mais superior da camera.

A camera nao tem qualquer lente zoom, deixando vc apenas com um campo de visao fixo, como seria com um celular.

Essa foto mostra q a camera funciona com 3 pilhas "palito" ( tipo AAA ) ao inves de bateria proprietaria. Melhor conseguir 3 pilhas AAA q tentar conseguir uma bateria futuramente, como backup ou por que a sua bateria jah nao aguenta mais carga!!!

Ainda sobre pilhas e baterias, uma recomendaçao: nunca desligue a camera e deixe as pilhas dentro!!!! A camera consome pilhas mesmo desligada!!! Já comprovei isso e a camera parada por 1 semana com pilhas novinhas já as deixa completamente descarregas, me deixando na mao algumas vezes.

A foto acima mostra o modo de segurar e usar a camera, com o polegar como o dedo usado para pressionar o botao de disparo. Pode parecer meio estranho a primeira vista mas voce se acostuma facil a usar uma camera dessa forma.

Nessa foto mostra um erro crasso de ergonomia!!!! Seu indicador tapa completamente o flash da camera!!!! Para usar o flash, temos que segurar tirando nosso indicador da frente do flash. Nao testei o flash por que ele simplesmente nao funciona, mesmo deixando-o ativo no menu.

Menu:

Gostei do menu. Simples, e permite que vc escolha a resoluçao de filmagem ( 640x480 ou 320x240 ), resoluçao da foto ( de 12mp ateh 1mp, mas a camera eh 3.1mp na realidade! ), fotos coloridas, P&B e em sépia, compensaçao de exposiçao ( de -3EV a +3EV ) e opçoes de WB, alem da automatica. Tambem tem a opçao de escutar .mp3 e videos em .mp4 q estejam numa pasta especifica do seu cartao SD. Honestamente, esperava um menu bem estranho e mal-traduzido como nos celulares chineses de 2 e 3 chips, mas encontrei um menu simples e funcional, apesar de ser visualmente antiquado, parecendo um menu desses mp4 chineses q vendem em qualquer esquina das grandes cidades ( Foston, Dynacom, Mirage,... )

Qualidade de imagem:

Algum chines teve a brilhante ideia de colocar um sensor de celular desses bem antigos e de pessima qualidade numa camera fotografica e vende-la para paises de terceiro mundo em lotes, a preço de banana. A camera simplesmente funciona, mas eh inviavel usa-la com seriedade com o sensor q vem nela. Na caixa, informam que ele tem 5mp reais, mas estudos de suas fotos revelaram ser uma camera de 3mp. No fim desse artigo, tem um link mostrando a fonte de minha conclusao. A Tecnomania q deve pagar uns US$ 10,00 por cada unidade, vende-a como a maravilha tecnologica do seculo 21 como um produto inovador que apresenta 7 funcionalidades. O problema está na disparidade entre o preço e a qualidade das fotos que ela oferece. Tive um Motorola V600 em 2005 e acho que ele batia fotos melhores mas em 640x480 pixels. Fica aqui a minha impressao.

Fotos num restaurante:

Mesmas fotos, com um Galaxy Nexus de 5mp:

Retrato de minha amiga, mostrando a baixissima latitude do sensor, com estou de branco num ambiente indoor ( uma loja de shopping ):

Mais comparativos entre um brinquedo que bate fotos e a camera do meu smartphone:

Fotos externas, fica tudo branco, com excesso de luz e ceu estourado. Depois posto aqui se vcs quiserem!

Comparar ela com uma D7000 da Nikon ( como foi a brincadeira q eu propus no Papo-furado ), eh de uma caovardia sem tamanho jah se trata de uma boa Reflex com sensor DX e o resultado iria variar de acordo com a lente utilizada. Mas depois posso fazer um comparativo em fotos externas com uma compacta que tenho aqui ( Uma Olympus ZX-1 com lente Zuiko!  >:D )

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 13:09:46 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

Alexandre Ranieri

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:14:22
Já tinha lido em muitos lugares que as fotos da TecPix são ruins.
Mas todos estavam enganados... são horríveis!!!  :aua: :aua:

As últimas são impressionantes com relação à qualidade.

Será que alguém compra essa câmera, fica com ela e acha que está tirando fotos.

Se fosse barata, até se entenderia, mas custa caro e o resultado é péssimo.

Mesmo pela goleada sobre a D7000, nada de Tecpix  :D :D :D

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.

mad666

• Trade Count: (31)
  • Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:19:07
Rapaz... nunca q vc compra uma camera dessas e espera essas imagens com WB completamente porco e tudo escuro em fotos indoor. Pedro Ravitz disse q era bem parecida com uma Aiptek que ele teve em 2005, mas eu duvido muito q seja verdade.

Em 2004, paguei R$ 1250,00 numa Sony P-73 de 4.1mp ( q funciona ateh hj! ) e dah de lavada nessa camera que eh vendida ainda em 2013.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

JRS

• Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • Canon 5D Mark III
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:57:09
A qualidade das fotos está horrível, tanto é que me pergunto se a lente dessa câmera q vc comprou está boa, não está suja ou arranhada? Não pode ser possível venderem algo que produz fotos tão ruins assim hoje em dia, parece piada.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT

Alexandre Ranieri

• Colaborador(a)
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:59:40
Será que ela se comporta melhor em fotos com mais luminosidade?

Vi pelo exif,  abertura f/2.8, velocidade 1/17 e ISO 100, talvez ela em dia de sol fique melhor, não boa...  :assobi:

Pris WerSo

• Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:00:06
:o Caracas, mad!!! Que m#$*a de câmera... impressionante!

Alexandre Ranieri

• Colaborador(a)
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:03:31
:o Caracas, mad!!! Que m#$*a de câmera... impressionante!

Análises técnicas, nada de elogios gratuitos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

clac

• Membro Ativo
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:06:13
É mad... Não é por acaso que te venderam por 30 reias...

hbrandao

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:11:38
Taqueopareo!!!!!! Que lixo!

Ainda bem que você postou este review porque eu só estava esperando o Juarez aparecer na TV pra eu pegar o desconto de 5minutos no 0800 777 7000.

Em fotos externas, de dia, ela deve ser melhor. Não é possível.

Faltou um filme, né? Afinal, ela é a filmadora mais vendida do Brasil.

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao

Pris WerSo

• Referência
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:12:21
Análises técnicas, nada de elogios gratuitos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Putz, Alexandre... foi mal! É que eu fiquei tão emocionada com o resultado que me faltaram outras palavras... e acho que não precisa de grandes avaliações técnicas... as imagens já dizem tudo! :shock:

Rops

• Conhecendo
  • *
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:13:30
Essa empresa deveria ser banida de vender essa aberração na TV por um preço desses.
Canon sx510hs

Alexandre Ranieri

• Colaborador(a)
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:15:56
É isso que não entendo... qualquer Sony, Canon, Samsung de entrada custa menos do que isso...

Vai entender... acho que só compra uma Tecpix quem se ilude com a propaganda massiva na TV.

Ou compra, vê que as fotos não são o que esperava e já vende... como já falei antes, por isso é a mais vendida do Brasil... o cara compra... vende... o outro vende tbm... e por aí vai...  :D

hbrandao

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:17:20

Ela custa R$ 958,80 à vista ou em 12x sem juros.

http://www.tecnomania.com.br/produto_detalhe.asp?IDProduto=3082

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:17:41
Será que ela se comporta melhor em fotos com mais luminosidade?

Vi pelo exif,  abertura f/2.8, velocidade 1/17 e ISO 100, talvez ela em dia de sol fique melhor, não boa...  :assobi:

Caraca, 1/17, ontem por coincidência eu estava testando meu limite para tremer. Consegui resultados razoáveis 1/20 em pé, 1/10 com o cotovelo apoiado e 1/2 com a câmera encostada na parede, mas nada lá absurdamente nítido. Com 1/17 não dá para tirar nada que preste....
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:19:43
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----