Autor Tópico: Menor compacta com maior sensor: Sony RX100 ou Canon G1x ???  (Lida 9086 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Janeiro de 2013, 11:03:20
Pessoal,

Qual destas duas compactas vocês escolheriam, e quais os motivos???

Pensei em outras duas, mas acho que sairia da faixa de comparação: a panasonic LX7 (com sensor menor), e a fuji FX100 (muito cara... perto da RX1 ou leicas...).
Sony A5100 + 16-50mm


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:05:03
Cara, eu até hoje tinha uma rx100. Câmera incrível, me desfiz dela apenas porque vou comprar uma reflex mesmo e preciso da grana.
O que me fez decidir entre ela e a g1x (sim, tive a mesma dúvida e ainda coloquei no meio a lx7, lx5, g12, g15, xz-1 e etc...) foi o fato de que a sony é realmente compacta, a g1x não. Esta é grande e pesada.
E me surpreendi com a qualidade de imagem dela, e lida extremamente bem com alto iso (usava 3200 tranquilamente pra fotos sem maiores pretensões e me atendia perfeitamente), tem o flash que tu pode jogar pra cima, o zoom digital dela é sensacional, consegui fotos bem nítidas com 28x (3.6x apenas ótico, o resto digital), vídeo excepcional mesmo. Conseguia dar um desfoque legal nas fotos, mas apenas na maior abertura (1.8) e estando bem próximo ao motivo. Para retratos inviável tal técnica. O foco é bem rápido, ela é muito bem construida, toda de alumínio preto.
Já o motivo que me faria ficar com a canon seria o maior sensor, mas todos os outros motivos me levaram a ficar com a sony: excelente qualidade e corpo pequeno. Ah, e sem contar alguns floreios bem bacanas da sony, como uns efeitos bem legaizinhos pra dar uma brincada, panorâmica, hdr, etc... Se dinheiro estivesse sobrando, jamais teria me desfeito dela!
Abraço
Tecpix + motorola do guga


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2013, 15:00:24
RX100 sem duvidas.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2013, 16:53:41
Se tamanho não for documento, voto na G1x.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Rops

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2013, 17:00:53
G1x, meu sonho de consumo.  :)
Canon sx510hs


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2013, 09:14:45
Ontem mexi numa RX100 e me impressionei com a qualidade... extremamente fácil desfocar o fundo em 1.8 de abertura...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2013, 09:40:42
Sem menosprezo ou querendo criar polêmica, RX100 é câmera pra amador que quer fotografar em modo automático só.. Algum problema ser utilizada assim?? Nenhum, mas pra mim não serve..

Imagine em cada controle de abertura e velocidade ter que entrar nas funções pra ajustar? Na G1X esse é um processo tranquilo como deve ser..
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 09:41:16 por Luciano.Queiroz »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2013, 12:17:08
Sem menosprezo ou querendo criar polêmica, RX100 é câmera pra amador que quer fotografar em modo automático só.. Algum problema ser utilizada assim?? Nenhum, mas pra mim não serve..

Imagine em cada controle de abertura e velocidade ter que entrar nas funções pra ajustar? Na G1X esse é um processo tranquilo como deve ser..

Não querendo defender uma câmera ou outra, até pq não sou defensor ferrenho de marca ou modelo algum, casualmente sobre o controle de abertura e velocidades tem comandos diretos, um via anel na lente, e outro diretamente no dial traseiro. Mas entendo o ponto, realmente quem quer/precisa de algo muito ágil vai precisar de uma câmera com muito mais botões de acesso direto. E também concordo de ela ser direcionada para amadores (e aqui eu me encaixo), mas eu, particularmente nunca usei o modo automático dela, mas mais pelo fato de querer aprender sobre fotografia mesmo, e não pela "facilidade" de comandos que ela permite. Tenho certeza que quem já usa dslr ou outra avançada, não vai ficar 100% satisfeito com ela justamente pela questão da falta de atalhos que acabam se acostumando.
No meu caso, como vim de um celular, achei ela com comandos até demais  :hysterical:
Na verdade, pra mim o maior apelo da rx100 sobre a g1x seria o tamanho mesmo e alguns floreios da sony. Claro, sem contar a qualidade de vídeo que é incrível. Não cheguei a pegar numa g1x, mas acho que realmente em se tratando de um uso mais profissional seja mesmo o melhor caminho.
E foi com muito pesar que me desfiz dela... Maquininha excepcional pra quem gosta de brincar com excelente qualidade e não se importa em navegar um pouquinho sobre os menus...
Abração
Tecpix + motorola do guga


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2013, 13:32:02
além do que já foi falado com relação aos controles manuais, eu percebi uma coisa...


o sensor da G1x é maior que o da rx100 e mesmo assim a rx100 tem 20.2MP e a G1x tem 14MP. Não comparei fotos visualmente, mas me parece que a G1x tem muito mais "espaço livre" pra guardar informações...portanto deve entregar uma imagem melhor...não?


gabrieldmaia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 18:21:24
Vou aproveitar a postagem aqui do tópico e fazer a minha pergunta também: pra quem deseja uma câmera pequena, que possa ser carregada sem chamar atenção pra fazer fotos do cotidiano nas cidades, com alta qualidade de imagem e com um zoom não tão pequeno, qual dessas é melhor?
-Lx7
-Lx5
-S100
-XZ-1
-XZ-2

-A Rx100 é excelente pra esse fim, embora não seja assim tão pequena e seja bem mais cara. Compensa tanto assim o sensor dela ? (mesmo perdendo em abertura máxima pra lx7 ?)


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 20:38:30
Cara, eu tive a rx100 e realmente é uma maquininha fenomenal... Mas pelo preço ser muito alto, acho que talvez valha mais a pena a lx7 por exemplo... Sobre a s100, já existe a sucessora dela, a s110... Dentre as que tu citou, EU iria na rx100, o sensor é 4x maior e os 20mpx possobilitam dar excelentes crops sem prejudicar na qualidade... E outra: eu vi aqui a lx7 por 1500,00... eu paguei 1700 na sony, e acho que esta "pequena diferença" justificaria sim ir nela... Sem contar o video dela que era simplesmente sensacional. A xz-2 me parece outra excelente opção, mas acho que deve estar no mesmo preço da rx100 se comprada (e encontrada) por aqui, o que mais uma vez me faria ir de sony...
Mas tanto a s100 que tu citou quanto quanto a lx5 beiram os 1000,00 e são excelentes. Eu acredito que iria entre elas optar pela s100 pois é realmente pequena e com excelente qualidade.
Tecpix + motorola do guga


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 22:39:46
Bem, não cheguei a olhar nenhum sample, mas tecnicamente a Canon G1X é muito superior à Sony RX100. Para se ter uma idéia, o sensor da G1X possui uma área 125% maior que o sensor da Sony e a densidade dos pixels (quanto menor a densidade, melhor) da Canon é 217% menor que a da Sony. Por outro lado, enquanto a RX100 pesa cerca de 200g, a G1X pesa mais de meio quilo.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:05:23
Sem dúvidas, acho que comparar qualidade em si apenas, a g1x tem todas as armas pra dar um baile na sony... Mas, pelo conjunto da obra, (leia-se tamanho, peso e ainda assim excelente qualidade + bônus de firulas sony mt interessantes por sinal) pra determinadas situações a sony é uma boa pedida. 
Tecpix + motorola do guga


gabrieldmaia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:11:53
Fernandez ,  eu disse de a Rx100 ser muito mais cara pois tiro o preço de exemplo no site da Amazon, e lá a Rx100 tá 400 dólares mais cara que a LX7... Outra coisa, o fato da lente da Lx7 ser 1.4 de abertura máxima, enquanto a Rx100 é 1.8, não fazem uma diferença significativa? E onde você comprou a Rx100 ,se não for incômodo perguntar?


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2013, 23:13:39
Pela diferença de tamanho do sensor essa diferença de abertura quase se anula...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/