E as fotos não tem dono, ela não teve parentes e não deixou testamento. Os negativos foram a leilão, um cara comprou, e está dando todo o crédito da autoria pra ela. Com certeza ele tá fazendo muito dinheiro, mas em nenhum momento ele pareceu esconder a história dela ou a autoria das fotos.
Quer dizer que roubar de morto pode?
Se não tem dono é dela, meu filho. Mesmo morta. Se vc entra na casa de um morto que não tem herdeiros e rouba, não é roubo porque o cara tá morto?
Pô cara não sei nem o que te dizer...
É desonestidade isso, cara.
E assim, não estamos falando de objetos, né? Esses negativos, os objetos, são o suporte de um outro objeto que é um objeto intelectual, e é esse objeto intelectual que está sendo discutido aqui.
Outra coisa:
Dizer que ela era perturbada e que as fotos eram um processo terapêutico dela parece um exagero único da sua parte... pra mim ela só tirava fotos porque gostava muito, e não mostrava elas pra ninguém porque não fazia isso para agradar os outros, assim como parecem ser todos os outros aspectos da vida dela de acordo com entrevistas de pessoas que a conheceram em vida.
Mas aonde que eu disse isso? Eu disse que
"O negócio tá na cara que era um material de construção psicanalítica dela, um processo pessoal..." achar que isso é coisa de "perturbado" é ignorância da sua parte. Quanto a ser empregada doméstica e viver num sotão em lugar frio, deve ser uma ótiima vida mesmo, vc tem razão.
Aliás me espanta a honestidade dos seus argumentos!
Ela ficava tirando foto dela mesma chorando no porão? Não sabia dessa parte da história...
Do link no topo do tópico:

Tb aos 40 segundos do vídeo "she was not a open person, she was a closed person"... e assim, tá no trabalho, né? Tá lá no trabalho que ela é triste, pô. Não tem nem o que discutir isso daí. Não sabe mais o que é uma pessoa triste? A postura e a cara que tem uma pessoa triste? O tipo de coisa pela qual uma pessoa triste se interessa?
E sua visão é bem caricata...
Ahan...

A sua que é super sofisticada, vejamos:
Ela era babá, e as crianças (hoje adultas) falavam que ela era meio Mary Poppins, levavam elas em excursões por partes diferentes da cidade que nem os pais delas sonhariam em ir e tinha muita disposição.
Vc tem razão, Bucephalus. Essa maneira de analisar personalidades artísticas estabelecendo comparativos a partir de personagens da Disney que é uma visão sólida e aprofundada. A minha realmente é a caricata. Desculpa aí eu ter escrito esse monte de porcaria no meio da conversa que vc estava participando e ter baixado o nível da conversa. Foi mal!

---
E no mais vc falhou em entender o ponto. O que eu estou defendendo é exatamente uma atuação mais "Picassiana" frente a essa atuação "Van Goghiana" da Vivian Maier que todo mundo acha bonito, porque o povo não produz nada então acha que quem produz não merece nada.
Quando vc me ver escrevendo vc tem que se segurar esse sentimento aí e ler com calma, que discordar concordando é meio estranho. Vou trocar o avatar pra ver se ajuda, ok?
Sobre mercado de arte, vc me desculpe a franqueza, mas vc não tem a menor idéia do que vc está falando.
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..
Sobre o Picasso, a despeito dele ter ganho um monte de dinheiro, o que ele fez no fim da vida dele é exemplo de como SER TROUXA E VIRAR UM BONECO na mão de gente do sistema tb... isso inclusive é assunto muito discutido, mas vc não estuda arte e nunca ouviu falar disso.
Olha que legal esse trabalho sobre Picasso, Disneylândia e sobre como as pessoas que não estudam não entendem nada, rs:
2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..
O meu entendimento pode ser caricato no fórum, Bucephalus. Mas no mundo da Arte a piada é gente que entende as coisas como vc tá dizendo aí.
E não sou eu que tô dizendo isso daí, não... Quem disse foi o Maurizio Cattelan. Eu só tô te mostrando que ele disse e o pessoal levou a sério, colocou até nos livros e tudo o mais... mas qq coisa se quiser rebater isso daí me erra e manda email lá pra ele que o trampo é dele, ok?
---
Aliás, Bucephalus. Gostaria muito de ver suas fotografias... têm como?
Porque nick de anônimo, avatar de personagem de filme (é o cara do Blow-Up, não é?), e sem nem um flickerzinho na assinatura, é chato conversar com uma pessoa assim escondida.
Se não ficasse me atacando tudo bem... mas quer colar no pé pelo menos se identifica senão fica desleal, né? Quer brincar de opinião sem colocar a reputação pra jogo...
Aliás isso é uma coisa que a moderação podia dar um confere... é tanto anônimo que quem garante pra gente que essas "nuvens" daqui do fórum não são só uma ou duas pessoas com vários logins? Todo mundo anônimo...
---
---
Agora, sobre vc achar o trampo dela leve, de uma pessoa "bem despachada"... rs pô tu quer é discordar de mim, né? Fala a verdade! rs....
Cara olha só: vc tem todo o direito de não gostar de mim, mesmo. Mas eu vou te pedir, e a moderação que me desculpe mas esse tipo de coisa tem que ser publicamente, que vc daqui pra frente arvore as suas opiniões nos seus próprios argumentos. Porque fica parecendo que vc não tem nada a dizer sobre o assunto, mas apenas sobre o que eu disse sobre o assunto. E isso está ficando uma coisa chata e repetitiva, que atrapalha a discussão de todo mundo... é uma falta de respeito antes de tudo com o espaço e com os outros que não tem nada a ver com isso.
Além do que pessoalmente incomoda muito... é assim como ser sarrado no ônibus.
Já te falei... por mim com vc tá tudo limpo, não tenho nada contra vc.
Um abraço e boa sorte,

TL.
PS: Editando pra dar a referência do livro: "Arte e Dinheiro" de Katy Siegel e Paul Mattick, recomendo a edição brasileira mesmo que tem um prefácio muito irado do meu confrade Puquiano do Rio Gustavo Franco. ISBN 978-85-378-0319-6