Autor Tópico: DX ou FX?  (Lida 1462 vezes)

Leandro Caetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Viaje nas Aves
    • Viaje nas Aves
Online: 25 de Fevereiro de 2013, 11:24:09
Caros amigos,

Estou na China, na cidade de Shenzhen, que faz divisa com Hong Kong, devo ficar aqui por 6 meses e quero retornar ao Brasil com um novo equipamento fotográfico para minhas passarinhadas. Dizem por aqui que em Hong Kong é bem mais barato...

Gostaria de investir num equipamento que me permita progredir adquirindo novas lentes sem mudar de máquina.

Inicialmente pensei em investir numa DX, mas agora estou com muitas dúvidas e gostaria de solicitar ajuda dos colegas que conhecem melhor este assunto.

Dúvidas:
- Nikon ou Canon?
- DX ou FX?
- D7100 ou D600 (se Nikon)?
- 7D ou Mark II (se Canon)?
- alguma outra sugestão de câmera?

Além da câmera e das lentes, também gostaria da opinião de vocês sobre algum outro equipamento que seja fundamental neste primeiro momento, como o flash por exemplo.

Agradeço antecipadamente a colaboração de todos, muito obrigado!!

Abraços,

Leandro Caetano
D7100 + AF-S 18-105 + AF-S 80-400


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:45:05
Amigo, para não passar em branco este tópico, vou tentar colaborar: leia muito!

Não é algum forista que deve influenciar nessa escolha, e sim, os fatores finais.

Entre Nikon e Canon (ou melhor, entre marcas), tens de ver com a qual mais te acertas. Lembrando que Canon é tida como mais fácil de ajustar, e com mais recursos disponíveis, e preços mais acessíveis, mas a Nikon tem lentes fantásticas, embora um pouco mais caras. Em resumo, no final, é mais questão de marca. Então, tanto faz.

DX seria câmera com sensor cropado, e FX seria sensor 35mm (Full Frame). A escolha disso vai do que tu queres fotografar! Se fores fotografas esportes, natureza selvagem ou qualquer outra coisa que peça distância (com teles), o sensor cropado costuma ser a melhor opção. Mas para paisagens, pessoas (retratos), nightshots, arquitetura, Full Frame é usualmente melhor. Dá para fazer o contrário, mas isso é só conveniência. Em razão do tamanho do sensor (e das lentes), FF constuma ser mais caro, então tem que ver se compensa.

Entre as câmeras, vale a última resposta acima, pois estás apenas comparando cropadas de ponta (D7100 e 7D) com FF de ponta (D600 e 5D Mark II).

Sobre outras sugestões, eu não daria. Existem câmeras mais baratas e mais caras, mas se tu tens grana para uma 7D ou 5D², não vale a pena comprar uma Rebel ou uma **D, e as da série 1 são só para pessoas ultraprofissionais que precisam de muito FPS. E eu não recomendaria, nesse momento, outras marcas (Sony, p.ex., é bom, até, mas as lentes são muito mais caras que Nikon ou Canon).

Era isso. Abraço! Sorte na escolha! Boas fotos! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 17:06:25
Grande pergunta: Quanto está disposto a gastar? Qual o estilo da sua fotografia?

Se optar por DX, recomendo a D7000 ou a D7100 (você achará fácil aí em Hong Kong).

Se optar por FX, pode ser a D600 ou 6D. No caso, qualquer uma das duas marcas lhe satisfará. Vá em uma loja e manuseie-as.

Depois que você decidir se quer DX ou FX, lhe indicamos flash ou lentes.

Obs.: Já estive em Shenzen e não deixe de ir no parque Window of the World. É sensacional. Vá também na "galeria pajé" deles que fica na estação de trem central. Lá é um excelente local para comprar roupas mas barganhe muito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 17:28:13
Acho engraçado quando vejo indicações de equipamento Nikon, ainda mais se tratando das cropadas "top", como esqueceram da D300s (foi minha câmera de trabalho). Foi fadada à morte pelos Nikonzeiros, deve ser devido ao sensor. Mas Leandro, coloca na sua lista de possibilidades a 7D da Canon tb. É uma ótima alternativa.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Leandro Caetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Viaje nas Aves
    • Viaje nas Aves
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2013, 04:42:53
Ok colegas, muito obrigado!

Gosto de fotografar aves, elas serão minha prioridade de utilização do equipamento.

Tenho uma câmera bem simples,  Canon SX 30 IS, mas quero partir para um equipamento melhor. Estava pensando na D7000, e agora chegou a D7100, mas muitos me falam para investir numa FX.

Não entendo do assunto e estou confuso! Muitos me dizem se eu ficar esperando sempre o próximo lançamento nunca vou adquirir uma boa câmera.

Não gostaria de gastar muito mais do que R$5.000,00 com a câmera e uma lente de 300 ou 400mm, é um bom valor para gastar em Hong Kong, com tax free...

Abraços,

Leandro
D7100 + AF-S 18-105 + AF-S 80-400


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2013, 09:28:26
Sugestões:

1. http://www.youtube.com/watch?v=Fc-KCyk1sTs
2. Leia e frequente bastante este fórum
3. Se decidir por uma DSLR (eu particularmente recomendo Mirrorless para você), qualquer uma lhe satisfará. Dentro da linha de sensores cropados acho a D7000 a melhor máquina.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2013, 10:43:34
Com R$ 5,000  fica difícil comprar uma Full Frame, Até porque os preços em HK são mais elevados que nos EUA.


Sobre Canon ou Nikon..

Se gosta de fotografar aves, tu ta melhor com a Canon nesse segmento de DX.

Motivos: Canon 7D, AF muito preciso e buffer grande para as centenas de fotos, além de algumas lentes serem mais em conta (10-20%)


Nikon não é uma boa porque a D7000 tem o foco problemático, e a D7100 embora tenha um sistema de AF melhor, não tem capacidade para fotografar varias fotos seguidas. (burst)

A não ser que tu encontre uma D300s, tu ta melhor com Canon :ok:





Leandro Caetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Viaje nas Aves
    • Viaje nas Aves
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2013, 02:45:48
Caros colegas, muito obrigado pelas contribuições de vocês!

Meu objetivo é fotografar aves mesmo, por isto quero uma câmera direcionada para essa finalidade.

Tenho acompanhado muitos comentários que me chamaram a atenção sobre a 6D, mas nada que seja direcionado à fotografia de aves ainda.

Semana passada estive percorrendo algumas lojas em HK (onde os equipamentos são “livres de impostos”), como estava de olho numa D7000 acabei não guardando os preços das demais, encontrei a D7000 por HK$4.500,00 (mais ou menos, R$1.150,00). Quando retornar à HK vou levantar nas lojas os preços das demais câmeras que vcs estão sugerindo, principalmente da 6D que muito me interessou.

Devo ficar por aqui mais 2 meses, este é o prazo para definir a câmera que vou levar... continuarei acompanhando os comentários e pesquisando sobre os equipamentos. Agradeço novamente a ajuda de todos, obrigado mesmo!!!

Abraços

Leandro Caetano
D7100 + AF-S 18-105 + AF-S 80-400


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2013, 15:28:56
Meu sonho nesse caso seria pegar uma D600, mas isso pensando no que eu gosto de fotografar.
e por estar acostumado a Nikon
Canon R6 + 35 + 50 + 135