Autor Tópico: fotografando com filme - fail  (Lida 1676 vezes)

gruggio

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
Online: 25 de Fevereiro de 2013, 23:32:47
Fala galera do MF.
Seguinte, comprei uma camera de filme e um filme kodak 200... Axei um manual da camera
e li ele todo, aprendi a mecher nela toda... segui os passos para colocar o filme, indicados no manual..
fotografei 40 fotos, das 36 poses do filme... e axei estranho que as poses não acabavam... resolvi rebobinar o filme.
para minha surpesa, o filme rodou umas 3 vezes e já rebobinou.... acho que coloquei mal posicionado o filme, e fiquei
batendo foto igual bobo achando que tava funcionando... o que fazer? devo comprar outro filme? tentar revelar esse?
tentar usalo dinovo? como? (o filme está completamente dentro do rolo)....

triste!  :no:

Lordakner

• Trade Count: (14)
  • Referência
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 23:45:42
Jogue o filme fora e compre um novo.
Se não sentir segurança, peça para o vendedor colocar o filme para você.
Além de não ser vergonha nenhuma, ele poderá lhe alertar sobre um possível defeito na máquina.
Quando você estiver fotografando, vai notar que o rebobinador vai girando, toda vez que avançar o filme.
Se não estiver girando, é porque o filme também não está.
 :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/

douglasarruda

• Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 08:57:20
Aconteceu isso comigo no primeiro rolo que coloquei na Nikon FM.
Na verdade o que aconteceu é que eu não tinha encaixado o filme direito e o filme não rodou.
Sempre verifique se quando coloca um filme novo se quando vc avança o filme, a rodinha de rebobinar gira tb
Seu filme provavelmente tá normal, mas precisa tirar a pontinha dele do rolo. Dizem que alguns labs fazem isso.. eu uso um film picker.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 08:58:22 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:05:45
provavelmente foi isso que aconteceu mesmo... fiquei chatiado, pq tinha tirado foto de alguns amigos que não vejo quase nunca... e eles estão me pedindo as fotos! sacanagem.
Mais foi até bom que agora eu já sei, que quando a bobina rodar junto quer dizer que está ok..
 :(

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:29:39
uma pergunta, ja que o filme foi "perdido", e eu tentar puxar a ponta e conseguir, e expor a parte do filme queima o filme inteiro ou apenas aquela parte exposta a luz?

Lordakner

• Trade Count: (14)
  • Referência
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 12:39:20
uma pergunta, ja que o filme foi "perdido", e eu tentar puxar a ponta e conseguir, e expor a parte do filme queima o filme inteiro ou apenas aquela parte exposta a luz?
Apenas a parte exposta. Mas não compensa. Você pode ter rompido alguns daques "furinhos" que servem de encaixe para o filme rodar e o problema pode se repetir.
É mais seguro colocar um filme novo e tentar tudo de novo, do zero.
Coloca um Fuji 400 na máquina e vai ser feliz.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:47:57
Apenas a parte exposta. Mas não compensa (...)

Valeu pela dica!! acho que vou abrir ele só por curiosidade..
Dá pra eu ver o filme "sendo queimado"? Ou ele queima tão rápido que não dá pra ver a 'transação"??

dimigobbo

• Trade Count: (10)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:59:48
é a famosa patinada.. kkk...

isso aconteceu comigo também com meu primeiro rolo, mas eu vi a tempo. Rebobinei e deixei uma ponta pra fora. Coloquei de novo e já era.

Por segurança, eu sempre avanço uma vez pra ver se está bem colocado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 14:54:32
é a famosa patinada.. kkk...

isso aconteceu comigo também com meu primeiro rolo, mas eu vi a tempo. Rebobinei e deixei uma ponta pra fora. Coloquei de novo e já era.

Por segurança, eu sempre avanço uma vez pra ver se está bem colocado.

Abcs

"sempre avanço uma vez" que vc diz, quer dizer que vc gira a alavanca de passar o filme com a tampa aberta?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 14:54:54 por gruggio »

dimigobbo

• Trade Count: (10)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 15:04:58
"sempre avanço uma vez" que vc diz, quer dizer que vc gira a alavanca de passar o filme com a tampa aberta?

Sim.

Nao perde nenhuma posição pois é o que vai ser "jogado fora mesmo".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM

Carcarah

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 18:21:50
A bobina dá para abrir fácil. Já fiz em quarto escuro com ela dentro de um agasalho fechado e usando as mangas para ter acesso. Lógico que você não estará vendo o que faz, então é preciso o mínimo de coordenação motora. Na verdade o lance é bem básico mesmo, um carretel com o filme enrolado, tira da capinha, pega a ponta, passa pela fenda e bota a capinha. Agasalho que não solte fiapos, por favor.
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 19:55:34
A bobina dá para abrir fácil. Já fiz em quarto escuro com ela dentro de um agasalho fechado e usando as mangas para ter acesso. Lógico que você não estará vendo o que faz, então é preciso o mínimo de coordenação motora. Na verdade o lance é bem básico mesmo, um carretel com o filme enrolado, tira da capinha, pega a ponta, passa pela fenda e bota a capinha. Agasalho que não solte fiapos, por favor.

tentei com a luz apagada e estava impossível... fiz com luz acessa e vi o rolo, rodei aate chegar na ponta e puxei. será que dessa forma, o filme abaixo da primeira camada também foi exposto?

PS: agora sim reparei que a bobina roda junto ao passar o filme... vou usar esse de teste, já que não tenho certeza que ele está bom...
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 19:57:07 por gruggio »

Carcarah

• Membro Ativo
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 22:05:30
tentei com a luz apagada e estava impossível... fiz com luz acessa e vi o rolo, rodei aate chegar na ponta e puxei. será que dessa forma, o filme abaixo da primeira camada também foi exposto?

PS: agora sim reparei que a bobina roda junto ao passar o filme... vou usar esse de teste, já que não tenho certeza que ele está bom...
ahahahahvelou o filme, na parte central pode ter escapado alguma coisa, mas nas bordas vai ficar branco

PS, aconselho usar pra praticar. Faz que nem os filmes de guerra, bota uma venda e cronometra  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, 22:07:59 por Carcarah »
平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;平和はあなたと一緒に;
Todas as críticas, ideias e sugestões contidas nas minhas mensagens refletem uma opinião pessoal e não correspondem necessariamente às convicções dos criadores e colaboradores do fórum. Se você ficar magoado com alguma crítica que lhe fiz não precisa cortar os pulsos ou tomar cicuta, foi só uma opinião que não marcará sua pele delicada.
-----===== Você pode escrever o que quiser, o que importa é que escreva =====-----

marciocvital

• Conhecendo
  • *
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2013, 20:49:57
Normal, quando voltei a fotografar com filme aconteceu a mesma coisa com o meu primeiro rolo.
Eu sempre bato uma foto com a tampa trazeira aberta mesmo para ter certeza que o filme ficou correto. Outro ponto é vc verificar se a alavanca de rebobinar está girando quando vc avança o filme.

gruggio

• Membro Ativo
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2013, 08:56:17
ahahahahvelou o filme, na parte central pode ter escapado alguma coisa, mas nas bordas vai ficar branco

PS, aconselho usar pra praticar. Faz que nem os filmes de guerra, bota uma venda e cronometra  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pois é, queimou algumas partes, mais deu pra salvar algumas.. o que eu queria mesmo era ver se a camera estava ok.. agora comprei outro filme e estou fotografando com mais calma.
esse filme foi pra teste, ainda mais depois que deu essa zica e o filme foi comprometido, gastei ele em duas horas e nem me preocupei em medir a luz..
Pelo que vi do negativo as fotos ficaram bem mais ou menos, pedi pra ampliar 7, mas não deu tempo de pegar.. vou lá buscar hoje, e posto pra vocês verem!

Normal, quando voltei a fotografar com filme aconteceu a mesma coisa com o meu primeiro rolo.
Eu sempre bato uma foto com a tampa trazeira aberta mesmo para ter certeza que o filme ficou correto. Outro ponto é vc verificar se a alavanca de rebobinar está girando quando vc avança o filme.

É, eu comprei outro filme e fiz exatamente isso.. perde uma foto mais pelomenos tenho certeza que o filme está posicionado de forma correta!