Opa!
Como vejo sempre a galera na dúvida se uma sombrinha difusora pode substituir um softbox eu resolvi postar uma foto de um WS experimental que fiz esses dias, na ocasião eu estava mostrando a diferença entre os dois acessorios... em breve estarei postando um comparativo com todos os acessorios assim como fiz para fotografia de produtos,
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0 , ja estou providenciando uma modelo ou manequim para os comparativos p/ não estragar as fotos....rs Aproveitando tb pra estreiar tb o primeiro diagrama que fiz do zero, baixei esses dias o Sketchup do Google e acabei montando Flashs, tripes, fundos, acessorios e toda a estrutura de um estudio em 3D pra montar uns diagramas personalizados

Sombrinha difusora & Softbox grande

Diagrama

Como podem ver tb do lado esquerdo usei um bloqueador fortalecer as sombras, é tudo uma questão de como vc quer a foto, a luz, sei que muita gente nesses casos ja pensa em colocar um rebatedor pra dar uma clareada, não existe uma regra de certo ou errado, cada um decide isso conforme o resultado esperado