Autor Tópico: Tela de Foco  (Lida 2245 vezes)

Marcelo Kay

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 20 de Abril de 2013, 16:00:37
Pessoal, preciso de uma ajuda de vocês.
Fui limpar a lente da minha D90 e despretensiosamente, deu uma olhada no viewfinder contra a luz sem a lente e percebi que havia um pequeno ponte de sujeira. Imediatamente peguei a bombinha de ar a tentei tirar o ponto. Como não saia, peque um cotonete e tentei tirar. A sujeira saiu, mas percebo que ficaram alguns riscos na tela de foco :doh:. Verifiquei o espelho e não existe sujeira alguma nele, por via das duvidas, limpei-o também, mas os riscos persistem. Será que no momento da limpeza acabei riscando a tela de foco? Tirei algumas fotos contra o céu azul e contra superfícies brancas e cinzas e os riscos só aparecem no viewfinder, nas fotos, mesmo ampliando ao máximo a foto, não aparecem?
Será que aqui em Maringá encontro algum lugar para trocar este componente? Mesmo não afetando as imagens, não suporto a ideia de ter danificado meu equipamento. :doh:

Obrigado

Nikon D90 / Nikkor 18-105 / YN 565ex

Diego Gin

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2013, 18:54:41
Danificar a imagem, só se o problema dor no sensor...
quanto ao viewfinder, vou acompanhar o tópico pra saber também  :ok:

Marcelo Kay

• Novato(a)
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2013, 01:59:32
Mais ninguém?  :no:
De verdade, to precisando da ajuda dos mais experientes.

Obrigado
Nikon D90 / Nikkor 18-105 / YN 565ex

Versiano

• Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2013, 10:11:28
Pelo que refere a máquina não está danificada.... As sujeiras que aparecem no viewfinder são frequentes e ocorrem com certa frequência. Existem procedimentos que minimizam sua ocorrência. É inerente à tecnologia, pois a troca de lentes abre o interior da câmera para um meio que muitas vezes está saturado de poeira, etc...

Se ela não aparece nas fotos,  pode estar localizada no despolido, e os colegas referem que o mesmo tem uma resistência menor a danos que a do próprio sensor. Por isso o melhor é não mexer.

Minha opinião: se de fato, a 'sujeira' não aparece nas fotos, e se a extensão da sujidades não chega a atrapalhar a composição ou a focagem, o melhor é ignorá-la. Pois se tentarmos limpar, podemos piorar mais a situação (parece que foi o seu caso), e se levarmos para uma assistência técnica, nada impedirá que ela apareça novamente em seguida.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.

rbusato

• Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
    • Ricardo Busato
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2013, 23:56:01
Minha opinião: se de fato, a 'sujeira' não aparece nas fotos, e se a extensão da sujidades não chega a atrapalhar a composição ou a focagem, o melhor é ignorá-la. Pois se tentarmos limpar, podemos piorar mais a situação (parece que foi o seu caso), e se levarmos para uma assistência técnica, nada impedirá que ela apareça novamente em seguida.

x2

Se não atrapalha a foto, deixa quieto.