Autor Tópico: Fotografando em RAW em P&B para avaliar a exposição.  (Lida 605 vezes)

Alexandre Ranieri

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Online: 11 de Maio de 2013, 19:34:48
Lendo esse artigo:

Checo as fotos no LCD e daí?

No item 2 a fotógrafa explica porque usa a máquina em P&B para avaliar melhor a exposição. As cores estarão lá no arquivo em RAW e ela diz que avalia melhor a exposição, comentando que o histograma pode não estar com a medição correta para o objetivo dela.

Claro que no final ela terá uma foto em RAW com todas as cores para tratamento e um JPG em P&B.

Alguém já usou essa técnica?


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
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pedro_raythz

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Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2013, 19:59:22
Alexandre, pesquise sobre uniWB, já tiveram uns tópicos antigos do Ivan falando sobre isso, o Luiz L. utilizou a técnica algumas vezes também e o RSalles também manja sobre isso. Não sei te informar se essa técnica do blog é tão precisa quanto usar o uniWB... Seria interessante ver uma comparação de repente  :D


[EDIT] Acredito que essa técnica não seja muito precisa porque na minha câmera tem 9 tipos de P&B diferentes (se bem que deve fucnionar na opção sem filtro de cor  :ponder: )
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 20:03:44 por pedro_raythz »


Mr. Hyde

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Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2013, 21:20:37
Já li esse artigo dela algum tempo atrás...

Eu acho que é mais uma coisa para colocar na cabeça do fotógrafo... Acho que todo mundo quer se destacar com algum idéia revolucionária, um troço que ninguém tenha pensado antes e tals... Pra mim o histograma é suficiente. Sabendo interpretar o histograma (conhecimento básico para fotógrafos) e sabendo fotometrar (conhecimento básico para fotógrafos) se obtém resultados precisos nas cenas. Com a possibilidade de visualizar a imagem no LCD então, nem se fala...
Pra mim é técnica perfumaria. Totalmente dispensável.

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Alexandre Ranieri

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Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2013, 21:58:58
Fiquei curioso em saber se alguém usava essa técnica além dessa fotógrafa...

Até agora, acho que não.  :assobi:

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Thales Souto

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Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2013, 00:55:39
Eu concordo com o Hyde. O histograma é universal e lhe diz se a imagem está sub ou super ou com alguns estouros pontuais.
A propósito, fiquei interessado em querer saber o que é uniWB. Se alguém tiver algum link bacana, por favor, compartilhe.
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FeLopes

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Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2013, 01:06:49
Já li esse artigo dela algum tempo atrás...

Eu acho que é mais uma coisa para colocar na cabeça do fotógrafo... Acho que todo mundo quer se destacar com algum idéia revolucionária, um troço que ninguém tenha pensado antes e tals... Pra mim o histograma é suficiente. Sabendo interpretar o histograma (conhecimento básico para fotógrafos) e sabendo fotometrar (conhecimento básico para fotógrafos) se obtém resultados precisos nas cenas. Com a possibilidade de visualizar a imagem no LCD então, nem se fala...
Pra mim é técnica perfumaria. Totalmente dispensável.

x2

Na verdade eu até acho interessante a técnica. Tem momentos que realmente, eu toco o f***-** pro fotômetro e pro histograma e apelo pelo que vejo da imagem. Em PB, os contrastes ficam mais evidentes, mas como eu tenho o péssimo hábito (mesmo dando pra arrumar na pós) de errar o WB, prefiro ver as cores mesmo, hehehe

Isso do PB acho que pode ficar interessante usando junto com o UniWB, já que nele a última coisa que vai importar é cor mesmo, hehehe


André Luis Jacob

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Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2013, 01:08:59
Eu fotografo praticamente SEMPRE em BW e em RAW, quando faço pra clientes pra mandar o "cd copiao" explico motivo das amostras em baixa estarem em BW.... meu motivo nao é pra checar exposiçao, mas sim pra mim como fotografo e pro cliente nao nos preocuparmos com as cores, muitas vezes estamos limitados a simplesmente nao gostar de uma imagem e ja apaga-la na hora da foto pelas cores nao terem harmonia, coisa que nao acontece no BW, se a foto está boa, está boa! Quando voce for processa-las no LR, ela estará colorida! Fiz eventos em BW e quando fui passar pro editor e as vi coloridas, muitas eu nao gostei e provavelmente teria apagado ja no ato, coisa que nao fiz, e consegui com ediçao as deixar harmoniosa(muitas permanecendo em BW).


Tentem esse exercicio, fotografem por uma semana em preto e branco e em RAW, se nao se adaptarem, voltem! Mas é sempre bom tentar coisas novas!  :ok:


Rafael Lima

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Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2013, 01:15:49
Eu fotografo praticamente SEMPRE em BW e em RAW, quando faço pra clientes pra mandar o "cd copiao" explico motivo das amostras em baixa estarem em BW.... meu motivo nao é pra checar exposiçao, mas sim pra mim como fotografo e pro cliente nao nos preocuparmos com as cores, muitas vezes estamos limitados a simplesmente nao gostar de uma imagem e ja apaga-la na hora da foto pelas cores nao terem harmonia, coisa que nao acontece no BW, se a foto está boa, está boa! Quando voce for processa-las no LR, ela estará colorida! Fiz eventos em BW e quando fui passar pro editor e as vi coloridas, muitas eu nao gostei e provavelmente teria apagado ja no ato, coisa que nao fiz, e consegui com ediçao as deixar harmoniosa(muitas permanecendo em BW).


Tentem esse exercicio, fotografem por uma semana em preto e branco e em RAW, se nao se adaptarem, voltem! Mas é sempre bom tentar coisas novas!  :ok:
Quando eu fotografo em P&B em RAW no slot 1 e JPEG no slot 2 da D7000 e coloco no LR as fotos aparecem em P&B no RAW, não sei o porque disso.
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Rafael.l

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Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2013, 08:10:23
li uma vez esse artigo tbm, só q acabai não gostando, no histograma da pra ter a mesma idéia.
 


FeLopes

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Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2013, 13:53:25
Quando eu fotografo em P&B em RAW no slot 1 e JPEG no slot 2 da D7000 e coloco no LR as fotos aparecem em P&B no RAW, não sei o porque disso.

Seu lightroom deve estar configurado pra preservar as configurações da câmera


AlexandreS

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Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2013, 17:13:00
A questão do UniWB é basica, o histograma que é apresentado na câmera é o histograma do JPG. Como o JPG é muito mais limitado em termos de capacidade de informação que o RAW, pode acontecer de o histograma nos mostrar que, por exemplo, os brancos estão estourados quando na realidade ainda existe muito espaço para expor para a direita e "encher" o sensor com informações. O UniWB é apenas uma forma de equalizar os canais RGB do sensor, fazendo com que o sensor mostre o histograma do RAW, e não o histograma do JPG.

Quanto ao LR ler as configurações da câmera, isso não é possível porque os metadados do RAW não são passíveis de leitura por programas de terceiros, os únicos que conseguem ler são os programas dos próprios fabricantes, DPP da Canon e View/Capture NX da Nikon. Quando um RAW é importado pelo LR, ele aplica seu próprio conjunto de parâmetros, selecionável na parte de "Camera Calibration" da aba Develop. E embora nesta aba apareçam os mesmos nomes de configuração que os encontrados na câmera, estas perfis de calibração são obtidos por engenharia reversa e não correspondem exatamente ao perfil do próprio fabricante da câmera.

Tem alguma função do LR no que diz respeito a colocar no mesmo diretório um RAW e um JPG de mesmo nome, não lembro o que é. Vou fazer um teste aqui fotografando em RAW + JPG depois para ver se o LR é capaz de ler alguma coisa do JPG, que é um padrão aberto, e aplicar no RAW.

Em em relação ao fotografar em P&B, eu normalmente fotografo com profile Neutral e com todos os parâmetros zerados para obter uma imagem o mais neutra possível no LCD, mesmo sendo colorido.
« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 17:14:42 por AlexandreS »

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C. Ferrari

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Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2013, 19:08:45
Olha, é óbvio que o histograma não vai mostrar o dynamic range oculto do sensor... cada um sabe o que a sua maquina é capaz de recuperar ou não. (ou ao menos deveriam)


Baseando-se pelo histograma apresentado no lcd da câmera já é suficiente para ter um excelente e preciso controle da exposição, sombras etc.