Eu fiz uma grade com opções mais básicas para quem acha caro os pacotes atuais e não cheguei a usa-la. Vou fazer um teste com ela e ver como as coisas irão andar. Obrigado!
Ao Amigo
jefersonpaz 
A profissão de fotógrafo autônomo requer além das habilidades técnicas de fotografia, conhecimento específicos nas áreas de: gestão financeira e contábil, administração empresarial ( RH, Leis trabalhistas e de âmbito civil, ...), propaganda e marketing (não a do cliente, mas da sua empresa) são os principais quesitos para "sobreviver" neste mundo profissional atual .... Há outras qualificações também nas áreas empresariais, como:Tecnologia adquirida e aplicada, T.I, Network,... mas não aplicada por hora)
Você sempre deve ponderar sobre

:
Custos: _Meus
fornecedores de materiais fotográficos tem a melhor relação: preço/qualidade/prazo de entrega ... será ?
_Meus
custos fixos, aqueles que se eu não vender em um determinado período (geralmente mensal) terei que pagar assim mesmo (Aluguel da locação onde trabalha, energia elétrica, água,telefone, funcionário registrado e seus encargos trabalhistas, Impostos (IPTU, sindicato, contribuição previdenciária,...)locação de software (Adobe principalmente),provedor de internet e por ai vai, mas estes são os principais.
_Os
custos variáveis são aqueles relacionados diretamente a cada trabalho contratado como a locação de um estúdio fotográfico, a equipe de apoio, quando necessário (maquiador, cenógrafo, ajudante de estúdio (O faz tudo), iluminador ou equipamentos de iluminação e até almoço/café e quitutes com o cliente e equipe...
_Há também os valores de
investimentos, não confundir com os custos anteriores, pois embora representem desembolsos financeiros tem tratamento diferente, pois deverão ser amortizados ao longo de um determinado tempo. Se você adquiriu uma câmera nova ou outro equipamento não devera lançar todo o valor naquele mês que comprou (dependendo do valor e condições há exceções, mas são raras) você devera "amortizar' em X meses ou até X anos como a compra de um veiculo automotivo para a empresa.
Bom isto tudo são saídas de capital .... e as entradas como são ???
Há tres maneiras de adquirir capital em uma empresa:
1ª_ Resultado do seu trabalho através do pgto do cliente por serviços realizados ou produtos vendidos.
2ª_ Através de capitação de recursos externos (Bancos,Financiamentos governamentais, Contribuições de familiares, e até "Agiotas"

embora "sempre desprezíveis" mas comum em nossa sociedade.
3ª_Vendendo a sua parte ou fazendo fusão com outra empresa.
É claro que a primeira é a mais frequente e comum a todos nòs, então vejamos:
Para seu negócio ir para frente
"Vendendo o seu tão suado Trabalho" , não basta ter o "Dom" de ser fotografo.... tem que:
_Sempre manter contato com seu antigo cliente (aquele que você já executou um serviço), ele faz o MELHOR marketing da sua empresa para os seus futuros clientes, é claro desde que esteja SATISFEITO, todos nós temos a impressão na maioria das vezes que entregamos algo "Bom",..... mas SERÀ MESMO ??? ..... pegunte para ele, mantenha relacionamento (contato vebal, via e-mail, rede social, eventos,...) mesmo depois do serviço executado.
_Sempre mantenha seus concorrente na "alça de mira" ... atualização de:
A Arte da guerra de Sun Tzu escrita no século IV A.C. (Habitue-se a ler não só sobre fotografia... mas sobre o sucesso do seu negócio).
_ Incentive o seu cliente a recomenda-lo sempre (A sua concorrêcia vai sentir o seu "peso" ) atitudes como: fornecer desconto para quem ele recomendar, além de um bonus para ele no seu retorno ou ainda um sorteio de brindes (Todos nós adoramos ganhar alguma "lembrancinha" de graça, mas tenha bom gosto em escolher,... e por ai vai, mas sempre tendo como foco, atitides de Marketing envolvendo alguma "recompensa" para quem o indicar.
_Aumente sempre o seu nicho de trabalho.Se faz casamentos, amplie e faça também fotografia de animais domésticos pois se o segmento de pet shop é um que mais cresce atualmente, porque não ir de encontro com esta maré ?... não sei a técnica/produção ..... estude e aprenda ... pois outros estão fazendo isto no seu lugar.
Já percorreu as paróquias da sua cidade pedindo a benção do padre ou pastor e aproveitando oferecendo seus serviços em troca de cobertura "grátis" dos eventos ecumênicos .... ?
Já foi atrás das bandas de músicas da sua cidade, para participar das reuniões Pré-nupiciais ?
Já procurou as entidades do ramo comercial da sua cidade para oferecer produtos relacionados com a fotografia (camisetas personalizadas, canecas de brinde, chaveiros com vídeo imagem,....) ?
Quantos cartões de visita voce distribuiu no últimos mês ? .... avalie sua performance dinâmica ou o inverso .... sua estagnação.
Já foi ao Sebrae, BNDS, ou outro orgão fomentador de negócios para solicitar ajuda para sua empresa ?
Se não fizer um planejamento especifico como: Escrever uma agenda diária de trabalho, utilizar software de contas a pagar/rereceber ( o "Money na versão 1999 da Microsoft é de graça e excelente), avaliar mensalmente os resultados das ações realizados e suas consequências, ... agora se não tomar-mos algumas atitudes quanto ao nosso próprio "Marketing" ficaremos, na simples análise comparativa dos valores cobrados pela concorrência e os nossos, esta sim é apenas uma parte das avaliações que se deve fazer, mas é meramente fria e numérica refletindo meramente a consequência dos nossos atos empresariais anteriores.
Há uns quinze anos atras muitos dos meus mestres na faculdade de engenharia me diziam que ... a qualidade aplicada nos processos e produto, não tem preço, e vai se estabelecer .... em parte estavam certos .... isto é aplicado a uma minoria de consumidores, pois a outra parte busca preço somente .....a CHINA provou isso ....primeiro preço e depois qualidade..... se é certo ou errado fica a critério (e do bolso) de cada um.
Não fique se achando (valorizando) em ser parte de uma minoria de "Photographer Art", na real ... você tem uma empresa que tem como objetivos ... SOBREVIVER e GERAR LUCOS...e não uma galeria de artes ou museu para exposição do seus trabalhos.
E por fim sempre esteja atento e pergunte:
O que seu cliente quer e está disposto a pagar, é o que você está disposto a produzir, da forma que ele quer receber ? .... Steve Jobs e Bill Gates são uma das poucas exceções a isto .... Grande Abraço a
Todos