Autor Tópico: Câmeras mirrorless – Valem a pena?  (Lida 5734 vezes)

rafaleao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 15 de Maio de 2013, 22:25:44
Olá!


Estou pensando em comprar uma nova câmera, mas estou um pouco indeciso. Por um lado, penso que seria interessante comprar uma DSLR... Mas, por outro, acho incrível a qualidade das mirrorless em um corpo tão pequeno. Alguém aqui já teve uma mirrorless e pode me aconselhar?


Se fosse para comprar uma mirrorless, queria gastar até uns R$ 1500,00 (R$ 2000,00 no máximo dos máximos), mas preciso de indicação de modelos. Gostaria de um modelo que tivesse opção de um bom foco manual!


Obrigado, espero respostas!


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2013, 22:49:48
Se é pra usar com lentes manuais as Sony Nex são a grande pedida, na minha opnião. Tem umas que tem focus peaking, um metodo que auxilia muito no foco manual. Alem do mais, tem sensor aps-c.

Se for para usar as lentes do sistema, recomendaria ou uma EPM-2 ou u a EPL-5 com um viewfinder vf3, pra ajudar a focar manualmente. Essas cameras tem o mesmo sensor da OM-D, então tem uma ótima qualidade de imagem.

A grande vantagem das mirrorless em relação as dslr no uso de lentes manuais é a distância de registro bem menor, o que permite o uso de objetivas como as da minolta, contax e leica, entre outras, o que não é possível na maioria gigantesca das dslr.

Abraço


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2013, 00:31:32
Mirrorless com certeza valem a pena.
A questão é se quer NEX ou M4/3. Acho a M4/3 (Olympus ou Panasonic) melhores no conjunto como um todo mas requer que tenha facilidade em importar as lentes. Se é para uso bem amador e prefere comprar tudo por aqui, vá de Sony.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2013, 00:47:56
Pedi a uma amiga que está em São Francisco trazer uma Olympus E-PL5...acredite se quiser, não achou em lugar nenhum. De raiva pedi que me trouxesse uma Nex-6 ou,  na falta dessa, uma Nex-5R . Vamos ver se dará certo.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2013, 01:18:58
Olá!


Estou pensando em comprar uma nova câmera, mas estou um pouco indeciso. Por um lado, penso que seria interessante comprar uma DSLR... Mas, por outro, acho incrível a qualidade das mirrorless em um corpo tão pequeno. Alguém aqui já teve uma mirrorless e pode me aconselhar?


Se fosse para comprar uma mirrorless, queria gastar até uns R$ 1500,00 (R$ 2000,00 no máximo dos máximos), mas preciso de indicação de modelos. Gostaria de um modelo que tivesse opção de um bom foco manual!


Obrigado, espero respostas!

Se vale a pena?? Como tudo na vida... depende.
Defina melhor a necessidade.

A qualidade das imagens por 1500 reais vai ser próximas das DSLR, na faixa de preço... então é preciso ver se a portabilidade está acima da praticidade no uso. Dependendo de quanto vc qr investir lentes mecânicas, tb pode dar no mesmo. Apesar da maior possibilidade de adaptações na Nex, se o orçamento for restrito, as canon são tão capazes qto de entregar um ótima qualidade nas lentes que são possíveis adaptar.

De nada, espero resposta tb.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2013, 08:20:26
Depende do seu objetivo...
Se não há interesses profissionais (embora seja possível trabalhar profissionalmente com as mirrorles top), esse segmento é sim uma ótima opção.
eu mesma estou entrando nesse mundo. Tenho uma Nikon D90 que irei vender em breve, assim que adquirir meu atual sonho de consumo no que diz respeito a câmeras mirrorless, que é a Olympus OM-D.
Dê uma olhada nessa sala:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=36.0
Praticamente todas as discussões ali, são referentes às câmeras mirrorless micro 4/3 (categoria compartilhada pela Panasonic e Olympus).
Com o valor que vc tem em mãos, pode comprar tbém uma Sony NEX.
As NEX são discutidas nesse espaço aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=38.0


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2013, 08:22:41
Ah sim, e movi seu tópico porque em uma conversa com a equipe de moderação há um tempo atrás, ficou estipulado que as mirrorless seriam discutidas na salas das reflex, já que não há uma sala específica para elas. Como são câmeras de lentes intercambiáveis, cabem dentro do objetivo do espaço das reflex ("Espaço destinado a dúvidas e discussões sobre equipamentos Digitais SLR e de lentes intercambiáveis).
 :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2013, 08:55:53
Agora que vi que já havia um tópico aqui com a mesma dúvida.
Juntei os dois.
Não há necessidade de ficar abrindo diversos tópicos iguais em salas diferentes. Basta abrir um na sala correta.  :ok:


Maguzeal

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
  • WOOOW HA-HA-HÁÁ
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2013, 16:06:17
Compensa sim! :ok:

A qualidade delas não deixam nada a desejar quanto às DSLR de entrada e algumas chegam até mesmo competir com a D7100(Nikon) e 7D(Canon)!!!!!

Algumas mais básicas acabam pecando em não ter viewfinder e ter muito pouco atalhos, o que acaba dificultando um pouco o manuseio da câmera, algumas chegam ter bastante atalhos, mais não se compara à ergonomia das DSLR.

Enfim, para mim, eu to conseguindo me virar muuuito bem mesmo com os poucos atalhos que a Nex-f3 me oferece, ISO, Obturador, Diafragma, Controle de Branco e etc, nada que me faça penar, a única coisa que tenho para reclamar é a falta de um viewfinder, no sol você quase não enxerga o visor LCD e isso dificulta o ajuste da foto.

Espero ter ajudado. :D
Sony Nex-F3 + 18-55 f3.5-5.6 + Minolta 50mm MD 1.7

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2013, 17:35:17
Uma consideração interessante a se fazer também (e que me afasta das mirrorless) é quanto à profundidade de campo.
As micro 4/3 e Nikon 1, por exemplo, têm sensores bem pequenos, então quem quer uma câmera dessas pra retratos (e gosta de bastante desfoque atrás da pessoa retratada) vai ter de comprar lentes bem longas pra conseguir desfoque aceitável. Mas isso é facilmente resolvido comprando uma mirrorless full frame (Leica, Sony...). 8-)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2013, 18:53:28
Uma consideração interessante a se fazer também (e que me afasta das mirrorless) é quanto à profundidade de campo.
As micro 4/3 e Nikon 1, por exemplo, têm sensores bem pequenos, então quem quer uma câmera dessas pra retratos (e gosta de bastante desfoque atrás da pessoa retratada) vai ter de comprar lentes bem longas pra conseguir desfoque aceitável. Mas isso é facilmente resolvido comprando uma mirrorless full frame (Leica, Sony...). 8-)

Com as micro 4/3 é possível sim, obter um belo desfoque. A 45mm 1.8 faz um belo trabalho com retratos. Tem a 25mm 1.4 que deve fazer um trabalho melhor ainda...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2013, 19:02:05
Com as micro 4/3 é possível sim, obter um belo desfoque. A 45mm 1.8 faz um belo trabalho com retratos. Tem a 25mm 1.4 que deve fazer um trabalho melhor ainda...

Ou então apela-se para pós produção.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2013, 21:41:01
Eu mesmo estava decidido a ter uma OMD. Aos 45 do segundo tempo acabei optando em gastar uns 30% a mais para ter uma FF. Se fosse para ficar com APS-C, não ficaria. Iria para M4/3, ainda mais porque sou um mero amador.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2013, 23:37:34
Com as micro 4/3 é possível sim, obter um belo desfoque. A 45mm 1.8 faz um belo trabalho com retratos.

1º: "um belo desfoque" é algo completamente subjetivo. O que é bom pra ti pode não ser bom pra mim, mas o que não se pode negar é que sensor maior = menor DoF. Isso é lei, não é subjetivo.

A micro 4/3 com a 45mm f/1.8 vai ter o dobro da profundidade de campo de uma full frame com uma 90mm f/1.8, que seria a lente "equivalente" contabilizando o fator de corte de 2x do sensor micro 4/3. Pra mim isso não é bom. Retratos requisitam isolamento e algo que me dá o dobro do DoF...

Tem a 25mm 1.4 que deve fazer um trabalho melhor ainda...

2º: Uma distância focal BEM MENOR desfocar MAIS por conta de 2/3 de ponto na abertura?

Ou então apela-se para pós produção.

Pós pra DoF? Sério que isso é uma opção "profissional" válida?! Então tem o Instagram!

Quem uma máquina para bons retratos? Precisa de um sensor grande.
« Última modificação: 16 de Maio de 2013, 23:39:54 por lestevaos »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2013, 08:59:52
Rapaz, não vou entrar em méritos de óptica e física, até mesmo porque não tenho conhecimento suficiente para isso.
  E muito menos vou ficar comparando grau de desfoque x com grau de desfoque y, ou então entrar no mérito de que uma FF com usando lente com abertura f/22 vai me dar o mesmo desfoque de uma m4/3 usando lente com abertura f/0.95. Não é isso que importa para mim, e para os amadores que escolhem uma mirrorless por tudo o que elas oferecem de vantagem: menor volume e excelente qualidade de imagem (o preço ainda não é exatamente uma vantagem, rsrs. Mas quem sabe um dia!!). A questão aqui, é RESULTADO FINAL. Vc tem razão qdo diz que a questão da "aceitabilidade" do desfoque, é subjetiva. Mas pelos links abaixo, vemos que as micro 4/3 podem fazer um bom trabalho na questão da profundidade de campo. Se vc aceita ou não, aí já é individual, como vc mesmo destacou... o bom é que vc resolve o seu problema facilmente comprando sua FF mirrorless. Ou de repente até reflex FF.  :D  :D
Mas eu me contento bastante com resultados como esses:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79858.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81106.0

Talvez vc trabalhe com isso, seja profissional. As mirrorless não são voltadas para pessoas com vc, que realmente jamais vão se "conformar" com o que elas produzem. a realidade de um profissional é outra.  A questão é que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Considero bastante improdutiva a insistência em se ficar comparando resultados de mirrorless x qualquer outra coisa (e não estou falando que é vc que quer fazer essa comparação. Estou me referindo a muita coisa que já vi aqui!). 
Cada um usa o equipamento que lhe convém, que lhe agrada, que lhe traz resultados esperados. Não é à toa que vou vender minha reflex pra ficar com a mirrorless. Se pra vc "máquina para bons retratos precisa de sensor grande", ótimo... vc pode bancar sua câmera FF. Para as pessoas "normais", seja em atuação na fotografia, condições financeiras ou grau de exigência, são grandes as chances de as mirrorless atendê-las muitíssimo bem.
E pode ter certeza de que as FF não são as únicas câmeras do mundo a produzir bons retratos.  :ok:
« Última modificação: 17 de Maio de 2013, 09:11:52 por Helena Bsb »