Autor Tópico: Fotografia de paisagens: técnica do cartão preto.  (Lida 3894 vezes)

Fabio Pedro

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Online: 08 de Junho de 2013, 11:51:18
Qualquer dia eu vou tentar isso!

http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-paisagens-tecnica-cartao-preto-o-que

Quem fizer e puder postar o antes e depois(foto antes de aplicar a técnica e foto aplicando a técnica).
Achei bastante legal o resultado do exemplo do tutorial! :ok:
Fábio Pedro.


Humberto Yoji

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Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2013, 12:05:04
Eu conheci a técnica por esses dias também, achei bem legal a sacada! Não costumo fotografar paisagens, mas é uma boa mesmo. Só que só funciona com exposições mais longas, tem situações que um filtro ND graduado é a única saída mesmo.


Mr. Hyde

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Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2013, 12:56:40
Sempre fico de tentar usar essa técnica e sempre esqueço de levar um cartão preto.
Na próxima saída vou tentar levar... Como não tenho ND grad ela pode ser muito útil. Espero que consiga realizar de forma satisfatória.

Eu conheço essa técnica já tem um bom tempo. Existe outra tb que é nos mesmos moldes, mas mais complexa e se utiliza de um lenço ou tecido grosso. Se chama 'técnica do tecido mágico' (procure o termo em inglês e vai dar muitos resultados). É como o dodge and burn do ampliador, mas feito na cena original.

Li por aí que para não ficar uma transição muito marcada, basta fazer pequenos movimentos de sobe e desce ou circulares com o cartão e acaba criando uma transição suave, como um ND grad soft.
Me parece ser uma aplicação da técnica do tecido mágico sobre a técnica do cartão preto.
Tente aí.

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Thales Souto

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Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2013, 14:25:33
Eu li esse link ontem. Pareceu bastante interessante. Vivendo e aprendendo.
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Lúzio

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Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 07:49:13
Vai fotografar paisagem? Então é certo q esteja com um tripé. Assim, basta fazer 2 esposições. Uma para terra e outra pro céu. Na edição é, (sabendo ) a coisa mais fácil do mundo juntar as duas. E nem falo de técnica de HDR. Coisa bem simples e com ótimos resultados.
Outra alternativa, principalmente com as novas Nikons, como a D600, e seu Dinamic Range alto,  é fazer uma exposição q não sacrifique muito o céu nem a terra e depois recuperar na edição. Isso com RAW.
Nova Nikon D300 + Nikon D70. Lentes 18-70 DX  e Tamron 18-50 f/2.8 XRDI.
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Luciano.Queiroz

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Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 08:46:01
fiz um teste com essa técnica uma vez.. Mas não é tão simples quanto parece. Achar o ponto onde o cartão tem que ficar e permanecer lá sem tremer a imagem, sem escurecer onde não deve e sem deixar passar luz onde não deve exige paciância....

Foi a única foto que fiz com essa técnica, e pra acertar a posição do cartão (segurando com a mão) na linha do horizonte precisei de uns 10 cliques: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64375.0
Luciano Queiroz
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Portela 2011

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Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 23:15:52
Tinha certeza que tinha visto essa técnica por aqui. Bom, foi esta foto do Luciano mesmo.  :D


Fabio Pedro

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Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 09:27:21
Sempre fico de tentar usar essa técnica e sempre esqueço de levar um cartão preto.
Na próxima saída vou tentar levar... Como não tenho ND grad ela pode ser muito útil. Espero que consiga realizar de forma satisfatória.

Eu conheço essa técnica já tem um bom tempo. Existe outra tb que é nos mesmos moldes, mas mais complexa e se utiliza de um lenço ou tecido grosso. Se chama 'técnica do tecido mágico' (procure o termo em inglês e vai dar muitos resultados). É como o dodge and burn do ampliador, mas feito na cena original.

Li por aí que para não ficar uma transição muito marcada, basta fazer pequenos movimentos de sobe e desce ou circulares com o cartão e acaba criando uma transição suave, como um ND grad soft.
Me parece ser uma aplicação da técnica do tecido mágico sobre a técnica do cartão preto.
Tente aí.

Rodei ontem a noite pela web e não achei nada com esses termos ("magic tissue technique", "magic tissue technique photography")
e combinações concatendas como ("technique photography+magic tissue", "photography+magic tissue", "magic tissue+technique photography").

Tem alguma sugestão? :ponder:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

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Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 13:14:35
Fábio Pedro.




spositom

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Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2013, 15:07:55
http://www.google.com.br/search?sugexp=ernk_timepromotionb&gs_rn=17&gs_ri=psy-ab&suggest=p&cp=6&gs_id=n&xhr=t&q=cokin+filters&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.dmQ&biw=1920&bih=965&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=xs69Ue3KFoGV0QH4sIDwBw#facrc=_&imgrc=S60sHsN2Xcr4DM%3A%3BHphp9eLKgmkWzM%3Bhttp%253A%252F%252Fjefflynchdev.files.wordpress.com%252F2009%252F08%252Fneutral_density_grad_large.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fjefflynchdev.wordpress.com%252Ftag%252Fsingh-ray-filters%252F%3B800%3B600

Pelo que entendi, acho que o suporte acima resolveria a situação. É uma peça de plástico e barata, comprei um na época em que fotografava com filmes, mas o diâmetro desse acessório é diferente das lentes que uso atualmente.


Costumava locar esse tipo de filtro para externa, nos tempos da Betacam. Acredito que uma garrinha tipo jacaré pra dar uma bandeirada na lente seria legal...


carofra

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Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2013, 00:07:03
pelo que vi é um hdr manual .


matsyll

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Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2013, 20:56:54
Um cokin P graduado trará um resultado bem melhor, não?


Sem riscos de tremer.. e, por ser um cokin tipo "p", você pode acertar a posição do gradiente melhor..
Diferente do filtro graduado comum..


Mr. Hyde

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Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2013, 22:17:15
Um cokin P graduado trará um resultado bem melhor, não?


Sem riscos de tremer.. e, por ser um cokin tipo "p", você pode acertar a posição do gradiente melhor..
Diferente do filtro graduado comum..

Mas a técnica é justamente para não precisar comprar acessórios caros.  ;)

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