Autor Tópico: D600 + 851.4G NOS EUA (?)  (Lida 3639 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 24 de Julho de 2013, 19:37:12
Bom dia caros colegas foristas.

Estou traçando futuras metas (a longo prazo), e uma delas é comprar uma fullframe....  :worship:
A idéia é comprar uma D600 nos EUA, e já que irei para lá comprá-la, coloquei a 85.14G também na jogada...
Pesquisei antes de criar o tópico, mais só achei coisas antigas, e a lei pode ter mudado, portanto, vamos lá:

Seguem os preços pesquisados:

BRASIL (Mercado Livre)
D600 (Corpo) - R$ 5.300,00 a R$6.300,00
Nikon 851.4G - R$ 5.000,00 a R$6.500,00

EUA (B&H)
D600 (Corpo) - U$ 2.000
Nikon 851.4G - U$ 1.700

Estou pensando se vale realmente apena comprar esse maravilhoso kit nos EUA, pois mesmo que o dollar caia para 2 reais, o preço ainda estará em U$3.700 (R$7,400) + R$3,000 da passagem e gastos = mais de R$10mil. Isso sem falar da chance de cair na alfândega e ter de pagar taxa (na verdade não sei muito bem sobre isso, por isso criei o tópico)

Comprando no Brasil, sairia cerca de 10 a 11mil reais.

Tenho até vontade de ir para os EUA dar um passeio, comprar a D600 e de quebra comprar umas roupas e tirar umas fotos. Mas a questão é: E se a alfândega cobrar taxa da minha D600? sairá mais caro que pegar uma aqui no Brasil....
Alguém que conhece o esquema, como é trazer equipamento fotográfico dos EUA? Sei que temos a cota de U$500... Mas câmera não se encaixa em "bagagem pessoal" ou algo do tipo não???
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 19:38:55 por gruggio »


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2013, 19:53:28
A câmera pode ser considerada de uso pessoal, mas tem que estar fora da caixa.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2013, 09:01:39
Obrigado Hyde!

Vou dar uma lida com calma.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2013, 10:32:47
pelo que eu intendi, não dá.
Tem que fazer uma declaração dizendo tudo que vc está levando de valor.

E na volta, se me pegarem com a camera, terei de comprovar que foi comprada no Brasil, se não paga taxa.

Será que entendi errado?

Alguém que já fez algo parecido poderia me dizer como foi?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2013, 12:48:14
pelo que eu intendi, não dá.
Tem que fazer uma declaração dizendo tudo que vc está levando de valor.

E na volta, se me pegarem com a camera, terei de comprovar que foi comprada no Brasil, se não paga taxa.

Será que entendi errado?

Alguém que já fez algo parecido poderia me dizer como foi?

Entendeu errado..

Cam + 1 lente são consideradas bagagens de mão (devem vir com vc, em sua maleta ou mochila de mão, usada, sem caixas, com fotos no cartão). Bagagem de mão não paga imposto.
Cam + 1 lente não paga imposto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bruno gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2013, 15:14:54
Trouxe uma 5D com uma 50mm e ninguém me perguntou nada !! passei sem o menor problema trouxe ainda um iphone, um ipad mini e um MacBook sem pagar imposto.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2013, 18:43:55
Trouxe uma 5D com uma 50mm e ninguém me perguntou nada !! passei sem o menor problema trouxe ainda um iphone, um ipad mini e um MacBook sem pagar imposto.

Bruno, o fiscal olhou tua bagagem? se sim, ele questionou o "porque da câmera profissional"?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2013, 19:40:55
Bruno, o fiscal olhou tua bagagem? se sim, ele questionou o "porque da câmera profissional"?

Geralmente não tem questionamento.
Se é cam, independe de ser uma P&S ou uma Leica, ser uma UZ ou uma Hassel, é sua câmera de uso pessoal e a legislação lhe confere isenção no pagamento do imposto.

P. ex: Relógio! O cara viaja sem relógio, ou um relógio simples. Joga fora ou coloca ele na mala (não importa) e compra lá fora uma Rolex de ouro e diamantes. Se entrar no pulso, não paga imposto. É bem de uso pessoal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2013, 23:14:38
Poder vir sem medo, só leva na bagagem de mão.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2013, 07:13:29
Eu fui parado com a minha D700, o cara ficou enchendo o saco e dizendo que a camera era cara e etc..., queria aterrorizar! Mandei ele educadamente para o lugar ue ele queria estar sentei na cadeira e disse: "quando você quiser parar de admirar a minha a camera, me avisa que a minha conexão é daqui a 6 horas! A camera é de uso pessoal e estou amparado na lei!".
Liberou-me na hora, mas não recomendo fazer isso!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


bruno gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2013, 10:55:27
vim com ela na mão ! ele perguntou se tinha algo para declara disse que não, pois estava com uma mala pequena e uma mochila. mais acho que ele só iria questionar se estivesse com uma 100-400 ou algo grande assim . como estava com minha família foi mais sossegado, minha irma que trouxe roupa pra ***EDITADO*** !!

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 19:10:18 por Mr. Hyde »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2013, 11:31:13
Corpo +1 lente não paga imposto, a lei tá a seu favor. Se o fiscal questionar algo, tenha a legislação na ponta da língua (ou no bolso).

Agora quanto à sua conta, de comprar aqui ou lá... se o equipamento+valor da viagem custa o mesmo que comprar tudo aqui (frio, sem nota), então eu diria que vale mais a pena ir lá, curtir a viagem e comprar o equipamento... aliás é uma conclusão meio óbvia, antes 3-4mil reais utilizados para o seu proveito do que no bolso de outra pessoa. Quanto ao dolar, trabalhe com os valores do turismo - R$ 2,35 +/-. Assim vc não toma sustos e, a médio prazo, não acho que o dólar volte a R$ 2, aliás acho que ninguém acha, talvez até suba mais.

Por essa conta, a D600 (2000) e a 85mm (1700) compradas pessoalmente, mais as taxas de NY (8,875%) cotado no dólar a 2,35, sai a R$ 9456!
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 11:34:56 por lsd »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2013, 14:19:03
Vamos lá:


Estou ciente que a lei nos ampara a trazer uma camera como item de uso pessoal, mas a mesma lei que nos ampara, pode nos enganar.
A norma diz também que os itens de uso pessoal devem ser de "natureza e quantidade compatíveis com os motivos da viagem".
e fica a critério do fiscal definir se sua camera é conpativel com o motivo da viagem.  :shock:

Se eu for pro EUA e ficar 3 dias, comprar a camera e tirar umas 50 fotos, o fiscal pode ou não me parar e questionar para qual uso eu comprei uma camera
daquele porte.. por que pelo que eu entendi, eles param quem está carregando cameras mais robustas...
Tenho sim uma insegurança de trazer uma camera de lá, vai que me param e alegam que não se encaixa na lei ou algo do tipo.... o Brasil é uma zona!
Um exemplo disso é nosso amigo POPE. com certeza o fiscal sabia da lei, mais viu que era uma camera de grande porte, ou segundo o proprio fiscal:  "cara" e barrou!
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 14:20:18 por gruggio »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2013, 17:53:56
Barrou não! Ficou só fazendo um charme pois achou que ia pegar algo e no fim se deu mal... Não fui taxado, e uma camera DSLR e uma lente servem para fotografar qualquer viagem! O que nao é compatível é uma D600 e uma 300 2.8!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr