Autor Tópico: DÚVIDA CANON 5D MKIII OU NIKON D800/D800E  (Lida 7551 vezes)

Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Agosto de 2013, 15:32:03
Boa tarde turma do MundoFotografico!
Bem, começando:
Ha certa de 4 anos atrás aqui estava eu com minhas infinitas dúvidas sobre câmeras (acabei comprando uma 5D MK II + 24-70F/2.8L + 580EXII, sem nunca ter usado uma DSLR, coisa de sonho ter uma câmera dessas naquela época).

Dias atrás decidi dar um upgrade "TROCAR DE CÂMERA", e por incrível que pareça as antigas dúvidas vem me perturbar novamente!  :shock:

Estou querendo pegar uma CANON 5D MK III ou NIKON D800 OU D800E (já li sobre as diferenças entre as duas últimas, e infelizmente pra complicar um pouco mais vi que a E tem qualidade superior de imagem, porém pode me complicar devido os moire e aliasing);

Sei que vão me perguntar se não estou satisfeito com CANON! Estou! Mas queria "experimentar" a NIKON. Mas persiste na cabeça: e se me arrepender? rsss. Assim vou negociar a venda do meu kit e pegar um zerinho, (quero a 24-70 II, ou ficar com ela e pegar a 70-200 f/2.8L IS II).

Gosto da Canon para paisagens, animais, plantas, etc. Quando o assunto é pessoas sempre tive a impressão de que a Nikon deixa a pele das pessoas mais uniforme, parece que fica quase pronto para impressão...

Me ajudem, comentem...
Agradeço...
Willian
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 15:33:22 por Willian »
Willian Ton


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2013, 17:27:32
Que tipo de fotos você faz mais? Eu não considero a D800 concorrente da 5D3, são câmeras com propósitos diferentes. Há rumores que em breve a Canon lançará uma câmera com muitos megapixels que concorrerá com a D800.

Só pelas informações que você falou eu recomendaria continuar com a Canon e aproveitar os equipamentos que você já tem, fora a curva de aprendizado vai ser bem menor do que mudar de marca.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2013, 19:34:15
Não concordo com o amigo acima. A 5DIII concorre sim com a D800. Dizer o contrário soa como um pouco de recalque dos "canozeiros". Quanto a dúvida do amigo, se você já teve ou tem uma 5DII migrar para NIKON causará um estranhamento no que se refere à interface dos menus e os botões. De resto são duas ferramentas de verdadeira qualidade e com qualquer uma você vai estar bem servido.
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2013, 18:47:11
William, tendo em vista que você está satisfeito com a canon e já tem lentes e flash, não vejo por que mudar de marca. A propósito, a DII está deixando algo a desejar? Se não, compre novas lentes que vais fazer melhor uso do dinheiro.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2013, 08:35:32
...A propósito, a DII está deixando algo a desejar? Se não, compre novas lentes que vais fazer melhor uso do dinheiro.  :ok:

2 x .....


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2013, 09:15:49
A propósito, a DII está deixando algo a desejar? Se não, compre novas lentes que vais fazer melhor uso do dinheiro.  :ok:

3X


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 21:25:21
A Canon EOS 5D Mark III não é concorrente da Nikon D800/D800E.
Por coincidência, elas tem o preço de mercado parecido. O que faz com que muitos reviews comparem qual a melhor câmera na faixa de X dólares.
A 5D Mark III é uma legitima HDSLR optimizada para video. A eficiência em video com ISO alto e os recursos de mercado (magic lantern) nesta camera não se encontram na D800/D800E. Para fotos, a precisão de cores dela é levemente inferior a Canon 1DX pois o sensor da 5D Mark III foi otimizado para video em ISO alto e não para ISO baixo/flash/lentes claras.
A D800 é uma legitma DSLR optimizada para fotos (naturalmente mais resuloção que a 5D Mark III) e com opção de video (que não está no nível da 5D Mark III). A resolução e os recursos de sombra e luz presentes nesta camera visam fotos e estes recursos não se encontram na 5D Mark III. Para fotos o padrão de cores dela com ISO baixo/flash/lentes claras é o mesmo da Nikon D4.

Você perguntou de tons de pele.
Você tem razão. A pele das pessoas tem padrão diferente na Nikon quando se compara com a maioria das Canon. Com uma exceção: A Canon EOS 1DX tem o mesmo padrão de tons de pele que a Nikon.

O objetivo da D800E é ser levelmente (bem levemente hein) melhor para fotos de paisagens que tenham muito detalhe. Não se preocupe com moire na D800E se vc estiver usando-a para fotos. É só se reposicionar e bater a foto de novo, mudando levemente a distância, que o moire sumirá (rarissimo de conseguir moire, por sinal). Todas as MF profissionais (hasselblad, pentax, leica, phase one) são iguais a D800E e sujeitas a moire. Isso seria problema para video onde não dá pra refazer nem se mexer muito rápido. Por isso, a opção Nikon para video seria a D800. Para pessoas e joias/objetos pequenos a D800 seria equivalente a D800E.

Três cameras fantásticas, mas cada uma optimizada para um lado.

Quem não precisar de 100% dos recursos destas máquinas, terá a impressão de que elas são iguais.

Se você curte muito video e prefere sempre subir o ISO ao invés de usar "flash/lentes claras", eu sugiro que fique com a Canon EOS 5D Mark III.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, 21:55:40 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2013, 08:35:50
Ashkenazzi entendi perfeitamente sua posição. Dentro de uma ótica profissional você está coberto de razão, contudo mercadológicamente a essa relação não seja tão determinante.  Desde a 5DII que a Canon enfatiza a gravação de vídeo em suas câmeras e a Nikon permanece focada na qualidade de imagem das fotos.
Observando a relação entre os dois fabricantes após o lançamento de um novo modelo o outro sempre responde com um outro lançamento. Mas, se realmente essa relação de concorrência não está sendo vista da forma correta proponho um pequeno desafio ao amigo: Estabeleça, segundo seu critério, qual modelo concorre com qual nas atuais linhas Nikon/Canon.

Não faço isso com o intuito de testá-lo ou coisa parecida, apenas acho que algo assim feito pelos mais experientes pode ajudar os iniciantes na escolha de compra e responder muitas dúvidas.  :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2013, 10:30:58
Ashkenazzi muito obrigado por seu texto que realmente esclarece algumas coisas para mim.
Como você disse no final, NÃO faço questão alguma de uma DSLR deixe de lado a qualidade de imagem e tenda para a gravação de vídeos, creio que quando se quer "filmar" as pessoas irão procurar filmadoras e não câmeras fotográficas.
Acho (90%) que irei de Nikon D800E, e como nada é para sempre, se não gostar, tiver saudades da CANON, migro pra ela daqui uns 3 anos...
Mais uma coisa Ashkenazzi EDITADO CL5. Para criar anúncios de equipamentos no fórum o usuário deverá ser o nível de participação freqüentador do fórum.

Valeu pelas dicas.
E obrigado também ao  kbg e a todos que postaram.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 13:38:33 por Pope »
Willian Ton


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2013, 10:36:18
E obrigado também ao  kbg e a todos que postaram.

 :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2013, 10:58:33
Eu compraria lentes e ficaria com 5D MkII
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:28:04
... NÃO faço questão alguma de uma DSLR deixe de lado a qualidade de imagem ...

AI JESUS AMADO ....


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:59:06
ROBERTO
CORRIGINDO

NÃO faço questão alguma "QUE" uma DSLR deixe de lado a qualidade de imagem e tenda para a gravação de vídeos, creio que quando se quer "filmar" as pessoas irão procurar filmadoras e não câmeras fotográficas.

Assim  está melhor vc?
rss
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 14:00:15 por Willian »
Willian Ton


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:49:06
Willian, saque só esse video, o Zack faz um ótimo review da Nikon D800E. Bem completo e aborda essa questão se vale ou não a pena migrar de Canon pra Nikon. Inclusive ele compara algumas coisas da ergonomia da D800E comparando com a Canon 5D Mark II.

Vale MUITO a pena assistir esse video, com certeza vai te ajudar e muito.

http://www.youtube.com/watch?v=RGgcD9hFXF0&hd=1


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2013, 14:52:07
Inclusive tem um video dele falando sobre a Mark II. Esse video me faria pensar 2x antes de migrar pra outra câmera! Hehe

http://www.youtube.com/watch?v=kNQ5ycJHp78&hd=1