Autor Tópico: [Principiante] Duvida sobre Foco  (Lida 1677 vezes)

gvirtuoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 27 de Julho de 2006, 23:47:44
Boa Noite,

Oque me chama muito a atencao nas fotografias "profissionais" sao as fotos onde em um primeiro plano fica tudo muito bem composto e destacada e o fundo desfocado ou vice-versa....

Estou comecando a estudar sobre fotografias para adquirir uma maquina profissional e levar esse hobby adiante.

Mas antes eu gostaria que alguem me explicasse melhor sobre focagens....


Hoje tenho uma maquina domestica vamos dizer assim que me da algumas opcoes de foco, mas nao sei bem ao certo quando e como utiliza-los.

A maquina que falo atualmente é uma P32 com as opcoes de Foco:

Infinito
7.0 m
3.0 m
1.0 m
0.5 m
Centro
Mullti AF

Por padrao deixo centro no Centro até porque nao sei onde se aplicam as outras opcoes....

Alguem poderia dar uma rapida explanacao de para que serve cada um (quais situacoes) e como fazer as fotos que mencionei no inicio do Post... (acredito que tais fotos soh irei conseguir depois que adquirir uma maquina profissional, estou pensando seriamente na Nikon D50)


Obrigado a todos.
Guilherme Virtuoso
Criciuma - SC


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2006, 00:23:17
Fala Guilherme, em primeiro lugar duas coisas: fotos bonitas não são fotos "profissionais", são só fotos bem feitas... "Profissional" é relativo a quem ganha a vida com isso, não é uma maneira de medir a qualidade da fotografia. Tanto é verdade, que o que mais tem é fotógrafo de altíssima categoria que não ganha 1 centavo com suas fotos. Com a câmera, é a mesma coisa... A Nikon D50 não é profissional, é só uma câmera com muitos recursos, mas só é "profissional" na mão de quem faz dinheiro com isso. Tanto é que a D50 nem é tão robusta assim pra alguém fazer dezenas milhares de fotos por mês, por exemplo... Ela não aguentaria. É uma câmera voltada pro hobbysta mesmo, embooora alguém possa usá-la profissionalmente, mas isso realmente é uma escolha da pessoa (se fotografa pouco, ou não tem dinheiro pra algo mais robusto, etc). Sobre o foco manual, esqueça isso na tua P32... Também tive uma dessas, é uma excelente câmera pra fazer fotos de brincadeira dos amigos, da família, etc, mas não é uma câmera pra tu explorar a fotografia. Pra isso precisarias pelo menos de uma compacta da Canon (a maioria delas tem modo manual e permite trabalhar bem mais a fotografia). Pra desfocar bem o fundo ou então o primeiro plano, nessas compactas nem é tanto no foco que vais mexer, e sim no comprimento focal e abertura... Como em tua câmera não tem como variar nenhum dos dois, então é só na sorte que vais conseguir algum desfoque (com o modo macro ligado, e fotografando muito de perto, por exemplo). Outra coisa... Tu não precisa pegar uma D50 pra ter recursos à tua disposição. Na época da P32, por exemplo, existia a Canon A60, uma compacta que custava menos e tinha modo manual completo. Hoje em dia também é assim, mas com outros modelos. Em todo caso, é claro que a reflex te dá um prazer único em fotografar, os comandos mecânicos na lente, os dials, o viewfinder óptico, a velocidade, o sensor bastante sensível, a melhor pega, a capacidade de usar flash externo e trocar de lentes, etc... Mas não precisas necessariamente partir direto pra uma reflex pra aprender fotografia, é só deixar as Sony de lado :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil