Autor Tópico: scanner de negativos  (Lida 14261 vezes)

carolinasegadas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 23 de Agosto de 2013, 00:20:49
Oi gente! Gostaria saber quais são os melhores scanners de negativos (e os mais em conta também). Obrigada.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2013, 16:12:20
Os melhores? Os mais em conta? Ambos estão, provavelmente, em extremidades opostas. Pra começar a falar nisso vc precisa dizer o que pretende e como vai usar.  Por exemplo:

- Qual tipo de filme? 35mm, médio formato, grande formato?
- Qual tipo de saída? Só pra postar na web, ou só ver a imagem no computador?
- Se vai imprimir, qual a exigência de qualidade nessa impressão?

As possibilidades são muitas; o assunto é bastante amplo.
-22.352971,-48.775582


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2013, 18:30:59
Não creio que seja o melhor e com certeza não é o mais barato, mas estou pensando em comprar o Epson V700.

« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 18:43:04 por jjvgarcia »


carolinasegadas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2013, 02:47:07
Os melhores? Os mais em conta? Ambos estão, provavelmente, em extremidades opostas. Pra começar a falar nisso vc precisa dizer o que pretende e como vai usar.  Por exemplo:

- Qual tipo de filme? 35mm, médio formato, grande formato?
- Qual tipo de saída? Só pra postar na web, ou só ver a imagem no computador?
- Se vai imprimir, qual a exigência de qualidade nessa impressão?

As possibilidades são muitas; o assunto é bastante amplo.

O filme seria 35mm, grande formato. Eu gostaria de postar na web e não pretendo imprimir. Grata.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2013, 03:15:44
pra web qualquer coisa serve, assumindo que geralmente a imagem nao é muito maior que 1024x768.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2013, 07:41:21
pra web qualquer coisa serve, assumindo que geralmente a imagem nao é muito maior que 1024x768.

O Shalders tá certíssimo!

Além disso, tem outra opção que além de interessante é também muito barata. E prática!

O scanner CAIXA DE SAPATOS, idealizado pelo Glauco e já mostrado aqui no forum. Veja:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76772.msg755625#msg755625

http://esquinadafoto.com.br/topic/11851-dias-de-vagabundo/
-22.352971,-48.775582


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2013, 08:53:37
pra postar no facebook? Se tiver smartphone baixe um aplicativo de scanner que já ajuda..... uso o Helmut aqui..


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2013, 21:31:10
Eu tava há tempos vendo o V330, mas o valor dele estava subindo e eu acaba priorizando outras coisas.

Até que achei o V300 por R$150,00. Arrisquei e comprei. Pagui R$165,00 com Sedex. O scanner chegou hoje. Na caixa original, com os isopores originais, o adesivo ainda na tampa, cd nunca usado. Parece zero mesmo. O vendedor tava se mudando do país hoje. Torrou mesmo.

Tô fazendo algumas experiências e tô achando legal. Sei que existem vários outros MUITO superiores, mas pro que eu podia pagar, acho que valeu (e muito). Por R$150 tu não compra nem aqueles "scanners" xing-ling com uma câmera de 5mp.


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2013, 09:46:08
trabalho com o Epson V300, é muito bom com preço acessível, somente uma observação, ele não possui o filtro digital ice, esse filtro é para tirar os riscos e poeiras do negativo no scaneamento.

Eu uso uma flanela antiestética para limpar o vidro do scan antes de começar a scanear, mesmo assim ainda sai uma sujeirinha e riscos do negativo.
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:07:39
Scanner's cilíndricos, Heidelberg, Crosfield, Dainnipon, Howtek... No caso de falta de espaço (ou $$), há boas opções da Nikon para 135 e 120: Coolscan 8000 ou o 9000 (esse último se encontrar custará uma fortuna)!!! Eu tive um Epson V750 e quase arrebentei a paulada. Dava vontade de processar a Epson por chamar aquela porcaria de "profissional". A única coisa que valia a pena era o Silverfast e um outro software (não lembro o nome) para gerenciar perfis de cores. O hardware era bem ruim!!! Por sorte consegui revender no eBay!!!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 01:11:20 por patrick.m-l »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:15:52
Scanner's cilíndricos, Heidelberg, Crosfield, Dainnipon, Howtek... No caso de falta de espaço (ou $$), há boas opções da Nikon para 135 e 120: Coolscan 8000 ou o 9000 (esse último se encontrar custará uma fortuna)!!! Eu tive um Epson V750 e quase arrebentei a paulada. Dava vontade de processar a Epson por chamar aquela porcaria de "profissional". A única coisa que valia a pena era o Silverfast e um outro software (não lembro o nome) para gerenciar perfis de cores. O hardware era bem ruim!!! Por sorte consegui revender no eBay!!!
Bom saber. Tava quase comprando um.
Voce tem algum desses cilindricos?
Conhece o Imacon Flextight 949?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:22:17
É um tipo de scanner "pseudo" cilíndrico, não? Acho que deve dar resultados muito bons !!! A propósito há também um scanner da Minolta, o DiMAGE Scan Multi Pro que dizem ser bom e também faz filme 120. Os coolscan últimos modelos já vi resultados e sei que são muito bons (e caros quando encontrados).


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:30:40
É um tipo de scanner "pseudo" cilíndrico, não? Acho que deve dar resultados muito bons !!! A propósito há também um scanner da Minolta, o DiMAGE Scan Multi Pro que dizem ser bom e também faz filme 120. Os coolscan últimos modelos já vi resultados e sei que são muito bons (e caros quando encontrados).
Lá fora se usa muito os frontier e noritsu da vida. A qualidade me pareceu satisfatória. Aqui no Brasil o speedlab no Rio usa esse IMACON e o estudio 321 usa um Scanner Hasselblad X5, mas o preço é astronomico.
Ia comprar um V750 mas não me convenci dos resultados que vi. Acho que vou mandar uma parte dos meu negativos pros EUA e outra parte vou testar esse Imacon lá do spped lab e ver que me satisfaz mais.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:31:12
Eu tive um Dainnipon 1015 AI que fazia só 8bit. Ele era bonzinho para ektas, mas para negativo cor já não dava, então nem falar de negativos preto e branco.... e depois comprei um Crosfield Celsis 240 que dá resultados muito bons (eu ainda tenho ele mais está no estrangeiro). Muito grande e pesado para trazer ao Brasil (gastaria mais em frete que o valor da máquina sem contar a aporrinhação com a receita). Alguém sabe de um estúdio que faça scans em cilíndrico em São Paulo (a preços aceitáveis) ???


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2013, 01:35:02
Eu tive um Dainnipon 1015 AI que fazia só 8bit. Ele era bonzinho para ektas, mas para negativo cor já não dava, então nem falar de negativos preto e branco.... e depois comprei um Crosfield Celsis 240 que dá resultados muito bons (eu ainda tenho ele mais está no estrangeiro). Muito grande e pesado para trazer ao Brasil (gastaria mais em frete que o valor da máquina sem contar a aporrinhação com a receita). Alguém sabe de um estúdio que faça scans em cilíndrico em São Paulo (a preços aceitáveis) ???
Achei esse aqui no google, ó:

http://www.mrestudiodigital.com.br/scan
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya