Autor Tópico: FujiFilm Finepix S3300 - Arquivos RAW mesmo sem suporte da câmera  (Lida 3560 vezes)

lggregorio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Bom dia pessoal,
dei uma pesquisada aqui no fórum sobre o assunto mas não encontrei nada muito relevante o que me leva a crer que no fundo o que me passaram não era bem verdade.
Bem, possuo uma Fujifilm Finepix S3300 e ela não possui suporte ao formato RAW, apenas como JPEG. Ontem estava em um curso e me disseram que existe um "truque" que faz com que o arquivo de imagem seja salvo como RAW mesmo sem o suporte da câmera que seria a instalação de algum software no próprio SDCard que salvaria esse RAW ou faria com que a câmera passasse a registrar como RAW.
Desculpe por não sei mais preciso, quem me informou disso também não sabe qual é o procedimento correto, nem mesmo se é um software.
Alguém sabe dessa possibilidade? É possível?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 11:46:22 por lggregorio »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2013, 14:12:45
Existe maneira de converter RAW em jpeg. Jpeg em RAW nao.

O Jpeg é um RAW que o software da camera trata e converte em um arquivo supostamente pronto pra uso, pra converter o Jpeg em RAW seria necessario pegar todos os detalhes crus da imagem e recompo-los, coisa que nao ha mais como fazer porque durante a conversão o programa removeu informaçoes da foto.


lggregorio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2013, 14:34:10
E aí Pedro,
sim, quanto a isso eu sei que não ha como converter JPEG para RAW, o que me foi dito é que existe uma forma de fazer com que a imagem seja gravada como RAW no momento após o disparo, mesmo para câmeras sem suporte ao formato. Seria algo que seria instalado ou adicionado ao SDCard.
Eu achei estranho e andei fazendo buscas por aí mas sem muito sucesso, está parecendo mais um boato. Queria confirmar se alguém sabia de algum procedimento.
Seria legal ver imagens RAW saindo da minha Finepix  :D


Nugent

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2013, 15:01:22
É possível sim, mas para isso é necessário instalar um Firmware com essa configuração no SD card da máquina.
Salvo engano, essa possibilidade só existe nas máquinas da Canon, com o uso do CHDK (http://pt-br.chdk.wikia.com/wiki/CHDK_Brasil). E dependendo da máquina, o firmware novo acrescenta diferentes características.


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2013, 15:58:19
boa tarde lggregorio
se a camera nao tem opçao raw ela nao vai salvar como raw , mesmo que ela salve em raw ela nao vai colocar toda informaçao ali , mas se mesmo assim vc quiser tratar uma imagem como raw vc vai no photoshop / clika em abrir como / seleciona o arquivo e marca onde esta escrito abrir todos vc seleciona raw que ele vai abrir com o camera raw
da para fazer os ajustes como raw mas lembre que nao vai ter a latitude do raw ! o que clipou ja era 
abraço


lggregorio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2013, 16:15:27
É possível sim, mas para isso é necessário instalar um Firmware com essa configuração no SD card da máquina.
Salvo engano, essa possibilidade só existe nas máquinas da Canon, com o uso do CHDK (http://pt-br.chdk.wikia.com/wiki/CHDK_Brasil). E dependendo da máquina, o firmware novo acrescenta diferentes características.

Entendi, bom, na realidade é uma alteração de firmware na câmera e não um bypass no armazenamento da imagem. Deve ser isso o que tentaram me explicar. De qualquer forma funciona apenas para Canon.
Eu estava achando mesmo bom demais pra ser verdade  :D
Nugent, obrigado pela explicação


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2013, 11:25:15
deve ser o magic lantern