Coloco algumas questões:
Vc ja atua profissionalmente como fotografo? Integralmente?
E os albuns, já os tem ou fazer fazer todos agora (mais um custo)
O local será escolhido com que critério? Seus clientes potenciais estão ai?
Aluguel, Aguá, Luz, Internet, Seguro...e outros que nem sei...liste todos os custos!
Fazer a migração de profissional de outra area (com renda fixa) para fotografo (renda variável) e ainda ter o custo de manter o local, "pode" ser arriscado. Eu migrei a 6 meses e trabalho 90% por indicação de outros clientes e com uma produtora de eventos. Não vejo esse necessidade de local por hora. Trato por telefone e email e sempre que o cliente abre a oportunidade (ou pede) gosto de ir até ele, o que muitos elogiam, pois nao precisam gastar tempo com deslocamento. Levo meus albuns à ele.
Cada caso é um caso, mas pense bem nos custos iniciais, pois isso pode ser o problema.
Abraço e boa sorte!
Tamos na area!
M Rezende
marcelão vamos lá...
ainda não atuo 100% na fotografia,abrir esse escritório mudaria essa realidade,explico...
atualmente trabalho em uma empresa que não paga mau,o horário é das 7h. as 13:30/14:00 horas,depois disso estou livre o dia todo para trabalhos extras.
2ºponto,a minha esposa está saindo do emprego em que está,ou seja,ela será a minha secretária,atendente sei lá...
no periodo em que eu estiver ou no meu emprego ou atendendo alguém pessoalmente,ela cuida do escritório,ela está a par de todos os preços e vende muito bem...
já tenho sim mostruários suficiente para começar,com o tempo vem mais,sempre tem um casamento bem elegante que vc. acaba fazendo um pra ti....
então a ordem fica assim:
eu seguro a bronca de casa com meu fixo.
minha esposa trabalha pra mim.

com o aumento do fluxo eu abandono meu fixo e me dedico 100%
tenho uma meta de 10 mil mensal no bruto,creio que com esse rendimento inicial não passarei fome