Autor Tópico: astrofotografia  (Lida 1746 vezes)

kiri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 22 de Setembro de 2013, 21:35:32
olá pessoal!

gostaria de saber dicas sobre boas máquinas compactas (quanto mais leve melhor) para astrofotografia.

embora, inicialmente, a astrofotografia tenha um interesse secundário (divulgação de um projeto), gostaria de adquirir um bom equipamento.

alguém já usou para este fim a Samsung NX1000 20.3MP? me pareceu boa, leve (220g, segundo o fabricante) e com possibilidade de longa exposição (até 4min).


obs.: não entendo nada do assunto, meu conhecimento é restrito ao que tenho lido por aí.



um abraço!


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:13:21
Bem que esse fórum poderia ter uma pasta sobre astrofotografia...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:19:17
olá pessoal!

gostaria de saber dicas sobre boas máquinas compactas (quanto mais leve melhor) para astrofotografia.

embora, inicialmente, a astrofotografia tenha um interesse secundário (divulgação de um projeto), gostaria de adquirir um bom equipamento.

alguém já usou para este fim a Samsung NX1000 20.3MP? me pareceu boa, leve (220g, segundo o fabricante) e com possibilidade de longa exposição (até 4min).


obs.: não entendo nada do assunto, meu conhecimento é restrito ao que tenho lido por aí.

um abraço!

Que tipo de astrofotografia você quer fazer? Se for "rastro de estrelas" essa Samsung vai resolver (só não sei como é o ruído dela, pode ser meio alto)
Se for foto estática, tipo via láctea, etc, com certeza não vai ser a melhor máquina pois você terá que deixar pouco tempo o sensor exposto já que terá rastro nas estrelas (não entrando em muitos detalhes agora, mas quanto menor o sensor menos tempo você poderá deixar aberto o obturador sem dar rastro)



kiri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:28:46
Que tipo de astrofotografia você quer fazer? Se for "rastro de estrelas" essa Samsung vai resolver (só não sei como é o ruído dela, pode ser meio alto)
Se for foto estática, tipo via láctea, etc, com certeza não vai ser a melhor máquina pois você terá que deixar pouco tempo o sensor exposto já que terá rastro nas estrelas (não entrando em muitos detalhes agora, mas quanto menor o sensor menos tempo você poderá deixar aberto o obturador sem dar rastro)


Meu interesse é tirar fotos variadas (como disse é pra divulgação). Quanto ao rastro, o sistema estaria guiado por motorização (por isso a preferência por câmeras leves, a motorização é simples).



Um abraço!


kiri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2013, 19:31:39
Bem que esse fórum poderia ter uma pasta sobre astrofotografia...


Também acho, isso facilitaria bastante a pesquisa e ainda ajudaria na divulgação tanto da fotografia quanto da astronomia.



Um abraço!


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2013, 21:40:19

Meu interesse é tirar fotos variadas (como disse é pra divulgação). Quanto ao rastro, o sistema estaria guiado por motorização (por isso a preferência por câmeras leves, a motorização é simples).



Um abraço!

O sistema que você diz é a montagem equatorial/azimutal?


kiri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2013, 00:33:50
O sistema que você diz é a montagem equatorial/azimutal?


Isto, com um adaptador para câmera no telescópio.


Um abraço!