Autor Tópico: Festa Infantil. Mais um!  (Lida 3042 vezes)

tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Online: 09 de Outubro de 2013, 10:41:53
Pessoal, eu já li todos os tópicos aqui do MF com dúvidas sobre festas infantis mas não encontrei nenhuma com equipamento parecido com o meu. Daí resolvi abrir outro tópico.

Meu equipamento:
=> Sony Alpha SLT-A37 com a lente 18-55
=> Flash externo YongNuo 560 IIS (manual)
=> 2 baterias reservas
=> 1 cartão de 32GB classe 10
=> 1 cartão de 4GB comum

Com este equipamento dá pra entregar um trabalho com qualidade aceitável? Estou sem grana para comprar outra lente no momento.

Tenho estudado bastante sobre fotografia e praticado sempre que posso com meus filhos brincando no parque e jogando bola na quadra.

Pretendo começar a fotografar festas assim que dominar o flash manual.

Obrigado!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 10:42:17 por tnsantos »
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:46:44
Na minha opinião é pouco pra trabalho profissional, mas se você começar fazendo para conhecidos, cobrando pouco e deixando claro a situação, não vejo problema...Vai conseguir entregar fotos melhores do que as que os convidados irão tirar...rs


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 842
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:54:30
Acho que essa lente além de pecar na nitidez, dá para fazer fotos muito boas, mas acho que você fica muito limitado por causa da abertura, sendo obrigado a usar o flash em praticamente 90% das fotos, fazendo com que as fotos acabem ficando "muito iguais".
* Fuji X-T2 + XF 23mm 1.4 + XF 35mm 1.4 + XF 56mm 1.4
* Nikon D750 + Sigma 50mm 1.4 ART + Nikkor 85mm 1.4G + Nikkor 105mm 2.8 Micro VR
---------------------------------------------------
http://500px.com/Alcure e http://www.flickr.com/alcure85/


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2013, 10:56:26
Na minha opinião é pouco pra trabalho profissional, mas se você começar fazendo para conhecidos, cobrando pouco e deixando claro a situação, não vejo problema...Vai conseguir entregar fotos melhores do que as que os convidados irão tirar...rs

Minha ideia é justamente essa, fazendo pra conhecidos, sem cobrar nada. Pra ir ganhando experiência até me sentir confiante para começar a cobrar.


Acho que essa lente além de pecar na nitidez, dá para fazer fotos muito boas, mas acho que você fica muito limitado por causa da abertura, sendo obrigado a usar o flash em praticamente 90% das fotos, fazendo com que as fotos acabem ficando "muito iguais".

Por esse motivo eu não poderia cobrar alto, teria que cobrar pouco pelo nível final do trabalho. E a medida que for ganhando algum dinheiro vou investindo em lentes melhores.


Obrigado pelas opiniões de vocês. :-)
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:02:46
Como já dito, o ruin não serão tanto as qualidades das fotos e sim a grande limitação, mas se souber trabalhar as fotos tiradas conseguirá agradar sim o cliente, mas o pior ainda é não term uma camera reserva, pois mesmo para conhecido, ele vai estar contando com você e derrepente da um pau no equipamento, ferrou tudo, mas boa sorte.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:04:20
Como já dito, o ruin não serão tanto as qualidades das fotos e sim a grande limitação, mas se souber trabalhar as fotos tiradas conseguirá agradar sim o cliente, mas o pior ainda é não term uma camera reserva, pois mesmo para conhecido, ele vai estar contando com você e derrepente da um pau no equipamento, ferrou tudo, mas boa sorte.

Eu até tenho outra câmera, uma superzoom com controles manuais. Mas nem levei em conta hehe.
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:09:27
Conheço fotógrafo que foi contratado para fotografar um chá bar, foi só com um equipamento e o tal não quis ligar, conclusão: para sorte do casal o dono do buffet contratado tinha uma compacta que acabou se tornando a profissional do momento e pelo menos conseguiu salvar algum registro, o fotógrafo kkkkkk teve que devolver o dinheiro pago e quase apanhou....acontece, sempre é bom estar atento, valeu.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:15:44
Conheço fotógrafo que foi contratado para fotografar um chá bar, foi só com um equipamento e o tal não quis ligar, conclusão: para sorte do casal o dono do buffet contratado tinha uma compacta que acabou se tornando a profissional do momento e pelo menos conseguiu salvar algum registro, o fotógrafo kkkkkk teve que devolver o dinheiro pago e quase apanhou....acontece, sempre é bom estar atento, valeu.

Que bronca! Realmente, equipamento eletrônico sempre vai pifar, isso é certo, a gente só não sabe quando.

Esse final de semana vou fotografar uma festa que iremos fazer de dia das crianças (filhos e sobrinhos). Vou botar as fotos depois aqui nesse tópico depois.

Eu sei que o equipamento ideal é uma máquina full frame e lentes claras e lentes zoom. Infelizmente não posso me dar ao luxo de comprar tudo isso agora pois não tenho grana suficiente. A ideia é ir cobrando barato (pelo nível do trabalho final) até conseguir comprar uma FF com lentes prime e tudo que tivé direito. heehehe
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 842
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:30:48
Que bronca! Realmente, equipamento eletrônico sempre vai pifar, isso é certo, a gente só não sabe quando.

Esse final de semana vou fotografar uma festa que iremos fazer de dia das crianças (filhos e sobrinhos). Vou botar as fotos depois aqui nesse tópico depois.

Eu sei que o equipamento ideal é uma máquina full frame e lentes claras e lentes zoom. Infelizmente não posso me dar ao luxo de comprar tudo isso agora pois não tenho grana suficiente. A ideia é ir cobrando barato (pelo nível do trabalho final) até conseguir comprar uma FF com lentes prime e tudo que tivé direito. heehehe

Cara, não precisa de fullframe ou etc etc. Apenas recomendo um acessório: uma lente de 50mm f1.8. Não é cara, principalmente se souber usar foco manual, sai ainda mais barato, e ela te dá uma qualidade e liberdade imensa para quase todos os trabalhos. Tendo uma camera em boa resolução, com recortes aqui e acolá você ajeita o que ela porventura vier a te limitar. Essa lente é ESSENCIAL para qualquer fotógrafo.

Eu optei pela de 35mm f1.8, pois como minhas câmeras são de 24mp, os eventuais "zooms" que preciso dá para garantir no crop sem comprometer a qualidade, com a vantagem de que posso ir para ambientes mais "apertados" sem risco da câmera não focar.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 11:31:51 por alcure »
* Fuji X-T2 + XF 23mm 1.4 + XF 35mm 1.4 + XF 56mm 1.4
* Nikon D750 + Sigma 50mm 1.4 ART + Nikkor 85mm 1.4G + Nikkor 105mm 2.8 Micro VR
---------------------------------------------------
http://500px.com/Alcure e http://www.flickr.com/alcure85/


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:33:56
Cara, não precisa de fullframe ou etc etc. Apenas recomendo um acessório: uma lente de 50mm f1.8. Não é cara, principalmente se souber usar foco manual, sai ainda mais barato, e ela te dá uma qualidade e liberdade imensa para quase todos os trabalhos. Tendo uma camera em boa resolução, com recortes você ajeita o que ela porventura vier a te limitar. Essa lente é ESSENCIAL para qualquer fotógrafo.

Eu optei pela de 35mm f1.8, pois como minhas câmeras são de 24mp, os eventuais "zooms" que preciso dá para garantir no crop sem comprometer a qualidade.

Entendi, a 50mm 1.8 tá na lista aqui, vai ser minha próxima compra. Vou tentar comprá-la no final do ano, mas acho que só vou poder comprá-la lá pra março do ano que vem. Enquanto isso tenho que me virar com o que tenho. Valeu!


Aproveitando o embalo do tópico, na hora de tirar as fotos das crianças brincando é melhor botar no modo S pra não perder o momento fotometrando, né? Estou fazendo assim e tá funcionando. :D
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 11:41:09 por tnsantos »
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2013, 11:58:44
Para o seu propósito o equipamento dá e sobra.
Eu cansei de fazer várias coisas com a A100 e lente do kit... "teoricamente" muito pior do que o equipamento que você tem.
Será uma ótima oportunidade para aprender a trabalhar e principalmente utilizar o flash. Se esse modelo for TTL então será mais tranquilo ainda.
Talvez (talvez) vc se perca um pouco na questão de nitidez... que realmente não é das melhores.... mas nada que um "sharpen" no Potoshop não resolva.
Soca o pé nessa bagaça... e quando puder compre uma lente clara... mas sem neuras.
Abs e boa sorte.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 842
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2013, 13:58:16
Entendi, a 50mm 1.8 tá na lista aqui, vai ser minha próxima compra. Vou tentar comprá-la no final do ano, mas acho que só vou poder comprá-la lá pra março do ano que vem. Enquanto isso tenho que me virar com o que tenho. Valeu!


Aproveitando o embalo do tópico, na hora de tirar as fotos das crianças brincando é melhor botar no modo S pra não perder o momento fotometrando, né? Estou fazendo assim e tá funcionando. :D

Com certeza. Como sua lente não  tem muita margem para trabalhar a abertura, então trabalhe com o modo de shutter mesmo! Aí você se preocupa menos. Mas adianto que se o seu propósito for realmente treinar, alterne entre os modos esporadicamente. Faça o feijão com arroz no modo automático mesmo, mas não deixe de arriscar no manual aqui e ali! E tire fotos em RAW!

Não entregue NENHUMA foto sem tratamento, é seu nome em jogo e isso pode vir a influenciar em trabalhos futuros!
* Fuji X-T2 + XF 23mm 1.4 + XF 35mm 1.4 + XF 56mm 1.4
* Nikon D750 + Sigma 50mm 1.4 ART + Nikkor 85mm 1.4G + Nikkor 105mm 2.8 Micro VR
---------------------------------------------------
http://500px.com/Alcure e http://www.flickr.com/alcure85/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.249
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2013, 14:10:16
Meus dois cents...

Sem levar consideração lente e tals, acho que flash manual funciona em situações que vc mantém alguns parâmetros como abertura e distância fixos ou muito próximos em uma sequencia de fotos. Por exemplo, vai fazer fotos do parabéns, mantém a lente em 18mm e f/4.0, regula o flash e faz uma sequência de fotos assim. Aí funciona.

Mas vamos supor vc está fazendo as fotos e quer fazer um "zoom" do aniversariante soprando a vela. Vc faz o zoom, como sua lente não tem abertura fixa ela vai para f/5.6 e sua foto vai ficar 1 ponto subexposta porque vc não teve tempo de aumentar a potência do flash. Para isso a solução é usar a lente sempre em f/5.6 para não correr este risco, o que pode acabar ocasionando fundos demasiadamente escuros.

Outra coisa, em festa de criança vc tem que ficar de olho nas cenas que ocorrem, as crianças brincando, etc... Uma cena pode ocorrer a 1m de vc e a próxima a 3m de vc. E vc não vai ter tempo de mudar a potência do flash porque vai perder a cena.

Em suma, acho muito arriscado usar um flash sem TTL para um tipo de fotografia tão dinâmica. A não ser que vc prenda-se ao mais básico ou vc tenha muita experiência e seja um ninja dos botões do 560II (que por sinal eu também tenho e é um ótimo flash manual).
« Última modificação: 09 de Outubro de 2013, 14:12:24 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 851
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:16:05
Para o seu propósito o equipamento dá e sobra.
Eu cansei de fazer várias coisas com a A100 e lente do kit... "teoricamente" muito pior do que o equipamento que você tem.
Será uma ótima oportunidade para aprender a trabalhar e principalmente utilizar o flash. Se esse modelo for TTL então será mais tranquilo ainda.
Talvez (talvez) vc se perca um pouco na questão de nitidez... que realmente não é das melhores.... mas nada que um "sharpen" no Potoshop não resolva.
Soca o pé nessa bagaça... e quando puder compre uma lente clara... mas sem neuras.
Abs e boa sorte.

Obrigado pelo incentivo amigo! Tava precisando! huahua :D




Com certeza. Como sua lente não  tem muita margem para trabalhar a abertura, então trabalhe com o modo de shutter mesmo! Aí você se preocupa menos. Mas adianto que se o seu propósito for realmente treinar, alterne entre os modos esporadicamente. Faça o feijão com arroz no modo automático mesmo, mas não deixe de arriscar no manual aqui e ali! E tire fotos em RAW!

Não entregue NENHUMA foto sem tratamento, é seu nome em jogo e isso pode vir a influenciar em trabalhos futuros!

Eu tenho tirado fotos dos meus filhos brincando. Tenho usado o modo S sempre. Tenho conseguido expressões iradas, só preciso melhorar o enquadramento, já que eles correm muito. :D

E no curso que fiz a professora deu uns tutoriais de photoshop pra aumentar nitidez, alinhar horizonte, controlar balanço de branco e tal. Com certeza eu vou dar uma aprofundada nesse assunto, vou pegar umas dicas com meu irmão, que trabalha justamente tratando fotos e sabe dos paranauês todos. :D




Meus dois cents...

Sem levar consideração lente e tals, acho que flash manual funciona em situações que vc mantém alguns parâmetros como abertura e distância fixos ou muito próximos em uma sequencia de fotos. Por exemplo, vai fazer fotos do parabéns, mantém a lente em 18mm e f/4.0, regula o flash e faz uma sequência de fotos assim. Aí funciona.

Mas vamos supor vc está fazendo as fotos e quer fazer um "zoom" do aniversariante soprando a vela. Vc faz o zoom, como sua lente não tem abertura fixa ela vai para f/5.6 e sua foto vai ficar 1 ponto subexposta porque vc não teve tempo de aumentar a potência do flash. Para isso a solução é usar a lente sempre em f/5.6 para não correr este risco, o que pode acabar ocasionando fundos demasiadamente escuros.

Outra coisa, em festa de criança vc tem que ficar de olho nas cenas que ocorrem, as crianças brincando, etc... Uma cena pode ocorrer a 1m de vc e a próxima a 3m de vc. E vc não vai ter tempo de mudar a potência do flash porque vai perder a cena.

Em suma, acho muito arriscado usar um flash sem TTL para um tipo de fotografia tão dinâmica. A não ser que vc prenda-se ao mais básico ou vc tenha muita experiência e seja um ninja dos botões do 560II (que por sinal eu também tenho e é um ótimo flash manual).

Seus dois cents valem muito pra mim. Muito obrigado pelas dicas amigo. No caso da distância das cenas, é melhor que uma foto fique subexposta do que superexposta, não é? Fica menos ruim pra tratar na edição?
Canon T5 + 18-55 STM + EF 50mm 1.8 STM + YN468II


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2013, 15:40:19
Só lembra que primordial ter um corpo reserva quando começar a cobrar.

Sem reserva é irresponsabilidade.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos