Autor Tópico: Ajuda para Escolha de Camera para Iniciante  (Lida 1803 vezes)

darkila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 11 de Outubro de 2013, 12:54:37
Olá pessoal tudo bem?
Preciso escolher uma câmera, e gostaria da ajuda de vocês que entendem do assunto.
Sou iniciante em fotografia, mas não em tratamento de imagem, uso o adobe p lightroom e outros e tive muitos elogios e até proposta de contratação e é por este motivo que resolvi "montar meu negócio".
A ideia seria uma dslr, porém não tenho certeza se seria o melhor para mim.
Orçamento disponível: ideal R$ 1000, até R$ 1400 (com lente).  :shock:
Existe a possibilidade de comprar fora do país, muitos dos meus parentes viajam seguido para fora.
Objetivo não é diversão, é ganhar dinheiro.
Usarei para: Ensaios fotográficos de pessoas. geralmente em locais com luz natural, ao ar livre.
As fotos serão editadas no photoshop e adobe photoshop lightroom a principio.

O que eu quero:
camera na faixa de R$1300 com lente.
Fotos para entregar em cdroom já editadas e possibilidade para impressões.

O que eu gostaria que tivesse mas não é necessário:
visor retrátil, é assim que se fala? aqueles visores que posso desencaixar da camera e girar para auto retrato por exemplo.  :D

Bom galera, é isso aí, me desculpe por não saber os termos técnicos, irei estudar muito assim sobrar tempo.
Muito obrigada

ahhhhhh gostaria muito de uma canon ou nikon  :worship:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2013, 13:08:02
Olha, como é pra ensaio de pessoas ao ar livre, não vai necessitar ter aquela agilidade toda que um corpo com mais atalhos proporciona e nem mesmo a facilidade de uma lente zoom, eu recomendaria uma t3i só o corpo e uma 50mm 1.8. Vai atender muito bem se é este o fim, tem visor ARTICULADO (retrátil é uma antena por exemplo  :D), ótima qualidade de imagem, e vai entrar direitinho no orçamento.
Tecpix + motorola do guga


darkila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2013, 13:59:10
Fernandez quando você diz lente 50mm, 1.8, eu que não entendo nada imagino que seja lente até 50mm, por exemplo, achei uma lente de 18 a 55mm, seria mais ou menos iss correto? e o que seria 1.8?


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2013, 14:08:49
A lente 18-55 é uma lente zoom (vai desde a distância focal de 18 mm, equivalente a grande angular, até 55 mm , um pouco mais do que o equivalente a distância focal normal, que seria 50 mm em sensor full frame)...

Compliquei um pouco, deixa eu tentar de novo: 18-55 é uma lente que tem zoom, normalmente a lente do kit (quer dizer que já vem com a câmera). pelo custo benefício, é uma lente barata.

A lente 50mm 1.8 citada pelo Fernandez, é uma lente fixa (ou seja, não tem zoom, é sempre 50 mm). A maioria das câmeras antigas de filme vinham com uma lente dessas.
Vantagens da lente 50 mm 1.8: baixo custo / boa qualidade e nitidez / abertura grande (1.8 é a abertura da lente, quanto menor o número, mais a lente abre e mais luz entra na hora da foto);
Desvantagem da 50mm em relação a 18-55: às vezes você precisa dar uns passos para trás na hora da foto para enquadrar tudo o que você precisa.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2013, 14:13:01
Complementando: quando se fala em DSLR, o zoom é diferente do que a gente vê nas compactas: zoom de 20x em uma compacta seria algo como um lente 300mm. Para o seu propósito, não há necessidade de muito zoom. Essas lente (chamadas de teleobjetivas) são mais importantes para quem fotografa esportes ou pássaros (por exemplo).

Mais para frente você pode se interessar por uma lente com vocação para retratos, mas isso é assunto para mais para frente.

Concordo com o Fernandez quanto a lente 50mm 1.8, mas acho que se você comprar a câmera com a lente 18-55 até se habituar, acostumar com os controles da câmera e ver do que sente falta também estará bom para começar.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2013, 14:18:40
lente 50mm 1.8 quer dizer que ela é uma lente fixa (a distância focal não muda, será sempre 50mm, diferentemente de uma lente zoom, onde há uma variação de distâncias focais, como no caso da 18-55, que vai de 18mm a 55mm). A parte do 1.8 quer dizer que é a maior abertura possível na lente, deixa entrar mais luz, te permite usar um shutter mais rápido e desfoca mais o fundo.
Ela é a lente mais barata da canon, em torno de 100 dólares, e tem resultados fantásticos! Tu que pensa em retratos ao ar livre, vai ser um baita kit. Claro, se der pra trazer com a 18-55 junto, vale a pena pois ela pode te salvar quando quiser pegar mais da cena
Tecpix + motorola do guga


darkila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2013, 14:52:48
ammmm entendi....., explicações que ajudaram muito, obrigada  :ok:
estou pesquisando os preços.
Não preciso de tripé por enquanto né?
Só alça, bolsa, e aquela tampa protetor uv precisa? ahh e cartão de memória, 16 gb da 300 fotos, ou precisa de 32 gb? e aquela história de classe 10? é só para fullhd? não precisa ser classe 10?
Obrigada
« Última modificação: 11 de Outubro de 2013, 14:54:18 por darkila »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2013, 14:56:10
não precisa não... só com a câmera e a lente (cartão sd também) tu já consegue fazer trabalhos em externas. O que pode pensar é montar rebatedores, se tiver um ajudante na hora das fotos vai ter bons ganhos assim. No youtube tem muita coisa boa dando dicas disso. Procura por "outdoor portrait" e afins, vai ter muito material de estudo
Tecpix + motorola do guga


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:13:24
Pra começar pega uma t3i com lente 18-55mm do kit mesmo ...  Vai gastar nesse kit 1400 reais e vai aprender.

Mas é bom vc avisar seus clientes que está aprendendo e que seu equipamento é de iniciante, porque para pegar trabalhos sérios, vai ter que gastar mais com lente e gastar mais tempo com aprendizado...


darkila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:13:53
Fernandez valeu, foi de muita ajuda!
Só tenho uma última dúvida, vi a comparação entre a t3 e a t3i, e não achei tanta diferença.
E o preço esta mais em conta eu acredito.
t3i http://www.amazon.com/Canon-T3i-Digital-Imaging-18-55mm/dp/B004J3V90Y
t3 mas com muitos acessórios
http://www.amazon.com/Canon-Digital-18-55mm-3-5-5-6-Accessory/dp/B004VGDFD8/ref=sr_1_22?s=electronics&ie=UTF8&qid=1381514214&sr=1-22&keywords=canon+t3i

o que acha? caso eu tenha que comprar em real, acho que a t3i excede meu orçamento   :(


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:15:59
Pra começar pega uma t3i com lente 18-55mm do kit mesmo ...  Vai gastar nesse kit 1400 reais e vai aprender.

Mas é bom vc avisar seus clientes que está aprendendo e que seu equipamento é de iniciante, porque para pegar trabalhos sérios, vai ter que gastar mais com lente e gastar mais tempo com aprendizado...

além do que para trabalho pago, é importante equipamento reserva (tudo, de corpo da câmera e lente a cartão de memória e bateria)


darkila

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:19:51
Onde comprar?
Não achei por 1400 reais no kit, aqui no brasil. (a t3i mais lente)
e se for comprar fora do brasil, alguma indicação de loja online ou física?


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:23:37
Onde comprar?
Não achei por 1400 reais no kit, aqui no brasil. (a t3i mais lente)
e se for comprar fora do brasil, alguma indicação de loja online ou física?

Nelson Nakamura
Vendedor conceituado no forum

http://nelsonnakamura.webstorelw.com.br/products/camera-canon-eos-rebel-t3-18-55mm-is-ii-kit-18-55mm-is-ii


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:36:22
Você é de SP? Se quiser me manda mp que eu te indico a loja onde comprei a minha...a t3i só o corpo tá 1150 lá...e com a lente 18-55 era 140 se não me engano...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2013, 15:39:46
a t3i tem o visor articulado, mais Mpx (se tu precisar cropar alguma imagem pode fazer diferença), fora algumas outras melhorias. Pela diferença de preço que eu acho que é pouca, EU pagaria, mas cabe ver o que fica melhor pro teu bolso e pras tuas necessidades.

Aqui tu encontra a bons preços também, tem o nelson nakamura, conforme já citado pelo colega, mas tem também o Anderson piram, geralmente com preços melhores que o nelson (apsombra@hotmail.com).
Loja física, pra poder parcelar, tem a tecnoinfosul.com.br com preços excelentes, já comprei lá várias vezes.

Apesar de a 18-55 ser uma boa lente pra aprendizado, acho que o ganho que a 50mm te dá pra retratos compensa. Mas isso é minha opinião só, melhor tu pesquisar um pouquinho mais e ver o que tu precisa de verdade ;)
Tecpix + motorola do guga