Autor Tópico: Perdendo minha cliente...  (Lida 2905 vezes)

Marcelo Rezende

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Online: 17 de Outubro de 2013, 16:15:42
Contratei um amigo para filmar um aniversário infantil que eu iria fotografrar. La fomos nós, festa bacana, criançada animada, festa boa. Entreguei as fotos, a mãe adorou! Fiz album abertura 180º, 600mg, a mãe adorou! Em paralelo a isso o cinegrafista fazendo o filme, de antemão disse que seria mais demorado que minhas fotos (eu tenho ser rápido sempre que posso, em 4 dias entrego as vezes). Ja estou vendendo um E-Session para essa cliente que agora está gravida...quando recebo o filme: 7 minutos  :shock: Ele chama de CLIP, disse que me avisou que seria assim, eu sinceramente nao lembro disso, e não me desentendi com ele...para mim isso nao estava claro, que seria um clip e nao um filme. Esta bem feito, bonito...mas assim com a mãe, fiquei decepcionado pelos apenas 7 minutos.
Ele disse que como já foi com essa intenção (de fazer um clip e nao um video/filme) fez centenas de pequenas tomadas apenas...e que juntar tudo isso, aumentaria obviamente o tempo mas nao faria sentido...

Resumindo: Ela está brava!
É otima cliente, uma das melhores que tenho, amiga de varias outras clientes e potencias clientes (filhos na mesma escola e condominio) ...criamos algum tipo de amizade até...conversamos afinidades varias vezes, saimos para tomar um café...estava criando o vinculo para ser fotografo da familia por um bom tempo...e agora posso perde-la... :no:

Que eu faço? Como arrumar isso?
Ela é um pessoa legal, cliente BOM, sem stress, não cobra, me deixa a vontade para trabalhar e entregar tudo....
Qual deve ser minha ação nessa situação?


Obrigado!


Paulo Arruda

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Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2013, 16:23:38
Então Rezende...  MINHA percepção é de que um vídeo de 7 minutos é suficiente para retratar um aniversário.
E te digo que mesmo assim é um tempo entediante para assistir... a primeira vez tudo bem pq ainda é novidade mas depois disso fica enfadonho assistir.
ACHO que até 5 minutos é tudo bem... depois disso cansa.
Parece que houve mesmo um mal entendido entre vocês.. mas avalie com um pouco mais de calma a situação... assista ao vídeo e veja se ele sintetiza o que foi a festa. Se for esta a sua percepção também fica mais fácil falar com a cliente e defender este ponto de vista.
Abs e boa sorte.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 16:24:28 por Paulo Arruda »


C. Ferrari

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Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2013, 16:28:38
7 minutos é mais do que suficiente. O imporntate é ter os momentos chaves do aniversário.


Mr. Hyde

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Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2013, 16:45:17
Vc já conversou com ela? (pq vc disse que ela ficou, assim como vc, "decepcionada" e está "brava")

Como foi essa conversa? O que vc alegou? Desconhecimento do trabalho do colaborador???????

Eu iria pela tese do Paulo: tendência! Essa é a nova tendência do mercado. Redução do tamanho do filme, passagens rápidas em ritmo acelerado, formato de clip, tomadas curtas, etc...

Se ainda assim ela não se se conformar, apele para a paciência em assistir um longo filme. Logo, logo fica enfadonho e com o passar do tempo vai ser esquecido num canto qualquer. Enquanto o clip, por ser curto, poderá ser assistindo várias vezes sem ficar "chato" (entre aspas pq se vc usar essa palavra para se referir à imagem da filha dela é capaz dela se retar com vc...rsrsrs)

Eu iria por aí.

PS: Lição para a próxima: Ter certeza da qualidade do serviço do colega indicado. Fuja de armadilhas!

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Mike Castro

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Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2013, 16:58:14
Então...
Sobre o video de 7 min, não há o que fazer.
Se ela tá decepcionada, vc não vai mudar isso nunca.

Pode dar algum brinde pra ela, um pôster emoldurado, um álbum a mais pra dar pra avó, sei lá...

Uma cicatrizinha vai ficar, mas se vc bajular ela um pouquinho quem sabe ela fique de boa.

Mostra pra ela esses videos aqui:

http://www.nkgstudio.com/

OS caras são aqui de Londrina, só fazem clipes, e estão bombando...
Tenta dar uma argumentada, que clipe é mais modernoso, rápido, etc...

A zica é que o povão tá acostumado com aqueles VHS com aquela aberturazinha e depois duas horas de fita rolando, com todo tipo de chicote, tremido e etc...

_______________________________________________________________ ______________________________________

Não gosto de pegar video, porque é só rolo... Mas como muitas empresas atrelam o video junto, acabo tendo que fazer...
Tenho já um esquema, o video-maker já sabe do que eu gosto, faz um clipe rápidinho, e grava tudo na íntegra, pra não ter rolo.
Na autoração do DVD/BD, ele coloca botões, por exemplo:

"Trailer"
"Cerimonia"
"Ensaio externo"
"Recepção"


Esses são alguns dos clipes que esse brother meu faz:
http://www.youtube.com/watch?v=sPue-I941KY
http://www.youtube.com/watch?v=fp8v5mD9NI0
http://www.youtube.com/watch?v=5pofR-bRhQo

E assim vai. Se o sujeito quiser assistir a cerimonia inteira, ele tem lá. Quando alguém me pede video, a primeira coisa que faço é ligar pra esse mano. Se ele não tiver disponível na data, não faço.

Teve um féla que veio aqui no estúdio com esse papinho de tomada curta, e blablabla, pra mim não rola!


RafaZ

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Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:11:27
Tenho muito mais experiência com negociação e atendimento a clientes do que com fotografia, então fico a vontade para dar uns pitacos.

Já tive muitos clientes insatisfeitos pelos mais diversos motivos em meu ramo de trabalho. O que vou falar é o que EU faria, não estou dizendo que seja a única maneira de tratar o caso nem muito menos a melhor.

1. Fazer o que os colegas já disseram: mostrar para ela que pegando os momentos mais importantes é o que basta, vídeos longos são uma chatice sem tamanho e ninguém assiste, é cansativo. Seja convincente, mostre exemplos de vídeos longos e mostre que o clip é uma tendência, é muito melhor para mostrar aos amigos, dá pra compartilhar no Youtube numa boa e ninguém vai ficar entediado de assistir. Experiência própria: casei em 2011 e até hoje nem EU mesmo tive paciência de assistir a filmagem até o fim. Se eu tivesse um clip de 5 min com os melhores momentos ia ser bem mais legal.

2. MAS... mesmo assim seja franco com ela e explique que você subcontratou a fimagem e que não tem controle sobre o resultado, e que confia muito nesse profissional. Mas já que não atendeu às expectativas dela, você vai devolver o valor referente à filmagem. Quando o cliente percebe que você está genuinamente disposto a encontrar uma saída, vai ficar muito mais propenso a aceitar sua proposta. Ainda assim você vai ter que pagar o cinegrafista, mas acredite, você NÃO estará perdendo dinheiro a longo prazo. Pense que uma aparente perda agora compensa (e muito!) pelos serviços futuros que essa cliente satisfeita vai te trazer, tanto em trabalhos com ela mesma quanto por meio de indicações.
Se achar interessante, dependendo das reações dela, considere a possibilidade de oferecer mais um agrado, como um vale desconto com um bom valor para um próximo trablaho, ou um porta-retratos, um poster. Algo que não te custe muito mas que para ela tem valor.

Na venda de serviços o que vale acima de tudo é a confiança. Você está vendendo a si mesmo, mais do que um álgum de fotografias. Demonstre que ela pode confiar em você, que a satisfação dela está acima do seu lucro, e você terá uma cliente sempre satisfeita!

"Não existe cliente fiel, existe só cliente satisfeito." RafaZ



*Edit: se eu falei coisas já ditas anteriormente não é desmerecendo os colegas de cima, é que eu demoro pacas pra escrever porque vou fazendo outras coisas ao mesmo tempo, aí vem o pessoal mais ágil e me atropela.  :D
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 17:14:23 por RafaZ »
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Marcelo Rezende

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Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:13:53
Paulo, Ferrari e Hyde,
Primeiramwnte obrigado!   ;)

Eu acho que está bem retratado, todos momentos importantes estão lá.
Eu nunca assiti a todo video do aniversario do meu filho...nem do meu casamento...tenho horror a mais do que 5min de filmes, e concordo que se todos os momentos importantes estão filmados, temos o sufuciente. Tá bem feito, editado bunitinho e tal, imagem com qualidade...

"Mas" nao tinha ficado claro para mim, e logo, para ela tb nao, que seria um CLIP. Ela está alinhada com as "novidades e tendecias" do mercado e esperava a aquele velho e bom filme longo que ninguém consegue assistir...esse é o problema. "A expectativa era outra"

1º Faltou comunicação entre eu e o cinegrafista. Ela disse que falou que seria um clip. Eu nao lembro, mas nao duvido dele, ja trabalhei com ele fotografando para mim e prefiro acreditar num desencontro de informções do que em má fé
2º Faltou eu me aprofundar nas expectativas dela em relação ao video. Em relação as fotos eu sempre converso muito, nao deixo margem frustações...talvez se tivesse converdado mais com ela, teria me atentado. Ela perguntou eu poderia filmar, eu disse que sim e pronto...passei o preço ela fechou.  :assobi:

Detalhes....pequenos detalhes...

Preciso de abordar o assunto com ela de maniera a não me prejudicar...(ou o menos possível)..já ia emendar uma sessão de fotos de gestante, depois um newborn  :doh:

M Rezende
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 17:14:37 por Rezende_SP »


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Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:20:15
Mike e RafaZ,

Obrigado!
Pensei em tentar compensar a frustação dela com algum serviço free...é uma saída.
Eu na verdade prefiro nao filmar tb...mas eles pedem. Eu não gosto de atrelar nada ao meu serviço...tenho uma amiga que faz brinde, banner, caneca, calendário e os escanbau das crianças....ganha duas merrecas em cima e tem uma dor de cabeça tremenda administrando isso...eu nao quero isso por nada..mas o video elas pedem..e "teoricamente" não é para dar muito rolo...

vou mostrar a ela os CLIPS sugeridos pelos amigos!  :ok:

Enfim, aprendizado...
M Rezende
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 17:23:16 por Rezende_SP »


nildes

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Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2013, 17:53:43
Tenho muito mais experiência com negociação e atendimento a clientes do que com fotografia, então fico a vontade para dar uns pitacos.

Já tive muitos clientes insatisfeitos pelos mais diversos motivos em meu ramo de trabalho. O que vou falar é o que EU faria, não estou dizendo que seja a única maneira de tratar o caso nem muito menos a melhor.

1. Fazer o que os colegas já disseram: mostrar para ela que pegando os momentos mais importantes é o que basta, vídeos longos são uma chatice sem tamanho e ninguém assiste, é cansativo. Seja convincente, mostre exemplos de vídeos longos e mostre que o clip é uma tendência, é muito melhor para mostrar aos amigos, dá pra compartilhar no Youtube numa boa e ninguém vai ficar entediado de assistir. Experiência própria: casei em 2011 e até hoje nem EU mesmo tive paciência de assistir a filmagem até o fim. Se eu tivesse um clip de 5 min com os melhores momentos ia ser bem mais legal.

2. MAS... mesmo assim seja franco com ela e explique que você subcontratou a fimagem e que não tem controle sobre o resultado, e que confia muito nesse profissional. Mas já que não atendeu às expectativas dela, você vai devolver o valor referente à filmagem. Quando o cliente percebe que você está genuinamente disposto a encontrar uma saída, vai ficar muito mais propenso a aceitar sua proposta. Ainda assim você vai ter que pagar o cinegrafista, mas acredite, você NÃO estará perdendo dinheiro a longo prazo. Pense que uma aparente perda agora compensa (e muito!) pelos serviços futuros que essa cliente satisfeita vai te trazer, tanto em trabalhos com ela mesma quanto por meio de indicações.
Se achar interessante, dependendo das reações dela, considere a possibilidade de oferecer mais um agrado, como um vale desconto com um bom valor para um próximo trablaho, ou um porta-retratos, um poster. Algo que não te custe muito mas que para ela tem valor.

Na venda de serviços o que vale acima de tudo é a confiança. Você está vendendo a si mesmo, mais do que um álgum de fotografias. Demonstre que ela pode confiar em você, que a satisfação dela está acima do seu lucro, e você terá uma cliente sempre satisfeita!

"Não existe cliente fiel, existe só cliente satisfeito." RafaZ



*Edit: se eu falei coisas já ditas anteriormente não é desmerecendo os colegas de cima, é que eu demoro pacas pra escrever porque vou fazendo outras coisas ao mesmo tempo, aí vem o pessoal mais ágil e me atropela.  :D

 :clap: :clap:

Rafaz, vc deve mesmo ser um cara mto bem sucedido em seu trabalho. Porque se eu fosse sua cliente e você fizesse isso (demonstrasse todo esse interesse em resolver o problema) você me ganharia como cliente pelo resto da vida! E ganharia muitas indicações.
E acho que a saida é essa mesmo: ter um "pequeno prejuízo" agora pra ter uma cliente que vai te indicar e não ter um grande prejuízo depois... e esse prejuízo de depois pode ser desastroso!

Eu acho que você poderia montar uma parceria com algum de video, se quase todo mundo que te procura quer video tb e dizer olha faço apenas fotos, mas indico essa pessoa e ela sempre dá preferencia para meus clientes. E o mais importante acho que é você ter uma amostra dos filmes que a pessoa faz, conhecer o trabalho neste ramo da pessoa para não se frustrar.
Pelo que entendi vc conhecia o trabalho do cára como fotografo e não como cinegrafista... você correu mesmo um grande risco!

[ ]´s


hbrandao

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Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2013, 18:30:18
Mais do mesmo:
Eu também não vi o video completo de meu casamento. Nem dos aniversários de 1  e 3 anos de minha filha. (de 2 anos não teve video).

Video longo é extremamente chato, mesmo para os "atores" principais.

Tenho certeza que se você conversar com ela, conseguirá resolver "na paz" e mante-la como cliente.

As ideias do brinde e da devolução do dinheiro são boas.

Henrique Brandão
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Marcelo Rezende

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Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2013, 18:43:36
Mais do mesmo:
Eu também não vi o video completo de meu casamento. Nem dos aniversários de 1  e 3 anos de minha filha. (de 2 anos não teve video).

Video longo é extremamente chato, mesmo para os "atores" principais.

Tenho certeza que se você conversar com ela, conseguirá resolver "na paz" e mante-la como cliente.

As ideias do brinde e da devolução do dinheiro são boas.

É...o dinheiro acho que não faz a menor diferença para ela...talvez um ensaio gratis...levar a familia para um pq ou na casa dela e click. Penso que dessa forma além de recompensa-la, ainda tenho a oportunidade (e unica) de encanta-la com fotos incriveis, bem feitas mesmo...será uma só chance...Ela gostou muito das fotos do niver...

Ai..amanha vou no escritório dela... :D
Velinha pro anjo da guarda antes de sair de casa... :assobi:  :hysterical:

M Rezende
« Última modificação: 17 de Outubro de 2013, 18:44:29 por Rezende_SP »


kado

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Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2013, 21:11:13
Tenho muito mais experiência com negociação e atendimento a clientes do que com fotografia, então fico a vontade para dar uns pitacos.

Já tive muitos clientes insatisfeitos pelos mais diversos motivos em meu ramo de trabalho. O que vou falar é o que EU faria, não estou dizendo que seja a única maneira de tratar o caso nem muito menos a melhor.

1. Fazer o que os colegas já disseram: mostrar para ela que pegando os momentos mais importantes é o que basta, vídeos longos são uma chatice sem tamanho e ninguém assiste, é cansativo. Seja convincente, mostre exemplos de vídeos longos e mostre que o clip é uma tendência, é muito melhor para mostrar aos amigos, dá pra compartilhar no Youtube numa boa e ninguém vai ficar entediado de assistir. Experiência própria: casei em 2011 e até hoje nem EU mesmo tive paciência de assistir a filmagem até o fim. Se eu tivesse um clip de 5 min com os melhores momentos ia ser bem mais legal.

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Se achar interessante, dependendo das reações dela, considere a possibilidade de oferecer mais um agrado, como um vale desconto com um bom valor para um próximo trablaho, ou um porta-retratos, um poster. Algo que não te custe muito mas que para ela tem valor.

Na venda de serviços o que vale acima de tudo é a confiança. Você está vendendo a si mesmo, mais do que um álgum de fotografias. Demonstre que ela pode confiar em você, que a satisfação dela está acima do seu lucro, e você terá uma cliente sempre satisfeita!

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 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :ok: :ok: ;)


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Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2013, 21:26:23
Rafaz, vc deve mesmo ser um cara mto bem sucedido em seu trabalho.

Não sei se bem sucedido, mas a gente aprende depois de 12 anos tendo que apaziguar clientes furiosos...  :D
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Mr. Hyde

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Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2013, 17:34:45
(...)

Ai..amanha vou no escritório dela... :D
Velinha pro anjo da guarda antes de sair de casa... :assobi:  :hysterical:

M Rezende

E aí???
Deu em quê????

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Marcelo Rezende

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Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2013, 18:16:57
E aí???
Deu em quê????

Oi Hyde,
Ela marcou para quarta-feira...na quinta eu divulgo minha sentença... :D
Coincidencia ou não...uma mãe "conhecida" dela cancelou uma reuniao que teríamos hj... alegou alguns problemas e diz que entraria em contato em breve... :ponder:

Enfim, vida que segue
Obrigado!
Rezende
« Última modificação: 21 de Outubro de 2013, 18:17:36 por Rezende_SP »