Autor Tópico: Qual bridge de baixo custo comprar  (Lida 5772 vezes)

Robertosbno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 22 de Dezembro de 2013, 18:09:50
Olá pessoal,

a paixão pela fotografia bateu recentemente, após uma viagem a Morro de São Paulo - BA, com fotos sem graça e sem a plenitude da beleza do lugar, ficou apenas na memória a beleza do pôr do sol de lá, que aprendi que só poderia chegar perto através de um ajuste HDR.
Estou querendo uma ajudar pra comprar uma câmera, pois meu único contato até então era com um celular  :no: :no: :no:

Para não gastar dinheiro sem conhecer suas funcionalidades e preferência devido a cada fabricante ter suas características resolvi começar por uma bridge/super zoom, que seja a bateria, pois pilha é ruim demais de carregar e como vou viajar aos EUA em janeiro pensei em procurar um pouco de ajuda.

Caso me adapte bem a câmera penso em comprar uma reflexiva no fim de 2014.

Minha dúvida é qual comprar:

A câmera que eu mais gostei foi a SL1000 da fujifilm ($250), porém encontrei uma informação em um site de que ela não teria ajuste manual de foco, portanto não poderia fotografa com desfoque, recurso que eu acho bonito.

As câmera de $200 são as mais aceitáveis dentro do orçamento, outra que me deixou interessado foi a SX510 da Canon porém ela não guarda os arquivos RAW, não tem função HDR (mas posso fazê-lo no computador), não faz fotografia panôramica e não tem visor ocular.

Se alguém puder me fazer uma sugestão

Abraços


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2013, 18:31:50
Tem que ser super zoom mesmo? Não é impossível, mas é difícil conseguir um bom desfoque de fundo com superzoom (apesar do tamanho, o sensor é de compacta).

Fatores para desfocar o fundo: tamanho do sensor (quanto maior, mais fácil desfocar), abertura do diafragma (quanto mais aberto mais desfoca), proximidade do assunto com o fundo o mais distante possível, uso de lentes tele.

Minha sugestão: pesquise as mirrorless antes de comprar a superzoom (se depois disso você se decidir por superzoom, tudo bem, mas se não for usar a câmera para trabalho é provável que você pare nas mirrorless e nem parta para as DSLR).

Artigo sobre mirrorless: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90896.0

No Brasil a campeã em custo benefício é a sony Nex 3, mas andou tendo uns problemas de banding (defeito na tela de LCD), não sei se já foi corrigido.


edit
A foto panorâmica também fica melhor se feita no computador.

Não é necessário HDR para fotografar por do sol.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 18:33:42 por CristianoSoares »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:04:21
Um BOM desfoque não é possível conseguir com as compactas não, a não ser em fotografias macro (close up, na realidade).
Não adianta... com esse custo, vai ser difícil conseguir algo que atenda a todas as suas exigências. Ou gasta mais numa mirrorless ou reflex de entrada, ou então vai ter que definir prioridades para poder escolher uma câmera dentro do seu orçamento.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:59:39
Não existe bridge de baixo custo...


Robertosbno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2013, 23:17:01
Obrigado pela ajuda pessoal

Dei uma olhada nas mirrorless, e realmente não tinha muito conhecimento sobre as mesmas, e tive uma noção com o artigo que Cristiano linkou
Mas estão fora do meu orçamento

Mas no geral o que acham dessa SL1000 da fujifilm em relação as outras do mesmo preço?

Ela me pareceu bem funcional diante das concorrentes diretas l820, Nikon e SX510, Canon. E concorre bem até mesmo diante das bridges mais caras como SX50, Canon e P520, Nikon.


Abraços
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 23:23:15 por Robertosbno »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2013, 23:39:29
A SL1000 é uma boa câmera, concorre diretamente com a Canon SX50 e a Sony HX300. Em ambientes bem iluminados ela deve proporcionar imagens com boa qualidade, porém quando há pouca luz a qualidade de imagem cai consideravelmente (isso vale para os outros modelos também).
Porém tenha em mente que você não vai conseguir facilmente fotos com desfoque com esse tipo de câmera.


Robertosbno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2013, 00:30:48
Sunriser,

já percebi que pelo valor do meu investimento ser restrito, vou ficar limitado em vários recursos, como o desfoque, mas acredito que esta câmera me atenderá bem inicialmente ate que eu aprenda a usufruir o máximo que ela possa oferecer, certo?

Quanto aos outros recursos ela me pareceu bem "completa", com vários recursos melhores que as concorrentes, como abertura F2.9 / F8.4 (Wide), velocidade do obturador 30 segundos - 1/1700 seg, Supermacro 1 cm,...

Só gostaria de mais uma opinião para definir esta como a câmera de minha escolha

Caso alguém conheça os contra da câmera favor opinar também

Obrigado e abraços


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2013, 09:33:00
Sunriser,

já percebi que pelo valor do meu investimento ser restrito, vou ficar limitado em vários recursos, como o desfoque, mas acredito que esta câmera me atenderá bem inicialmente ate que eu aprenda a usufruir o máximo que ela possa oferecer, certo?

Quanto aos outros recursos ela me pareceu bem "completa", com vários recursos melhores que as concorrentes, como abertura F2.9 / F8.4 (Wide), velocidade do obturador 30 segundos - 1/1700 seg, Supermacro 1 cm,...

Só gostaria de mais uma opinião para definir esta como a câmera de minha escolha

Caso alguém conheça os contra da câmera favor opinar também

Obrigado e abraços

Está perguntando de algum contra dela. Isso é você mesmo que pode identificar. Além de recursos "Técnicos".
Já que está se decidindo pela SL1000 (que, é uma boa opção 'mais em conta' para superzoom), podemos lhe recomendar que vá em uma loja e sinta a Câmera, digo sentir mesmo! Veja a pegada dela, use o recurso de zoom, veja se o método de estabilização dela lhe agrada quando puxa o zoom sem auxílio de tripé, mova o LCD dela (que é articulável), olhe no 'olhinho' (EVF - Eletronic View Finder) e veja se ele lhe agrada... enfim, pegue a câmera e faça alguns testes na loja física (se não me engano, várias gigantes do varejo tem ela nas pratelheiras. Havan, Extra, Pontofrio... geralmente eles tem a SL1000 por lá.
Outra coisa. Como alguns disseram, superzoons ainda tem muitas limitações. Por exemplo, fotos com iluminação deficiente, vai precisar aumentar o ISO algumas vezes. E isso só pode ser feito com qualidade se tiver um sensor grande o suficiente pra suportar a falta de iluminação e, esse é o principal calcanhar de aquiles das Superzoons. Pois, elas são apenas Bridge (cameras que tem muitos recursos 'semelhantes' às Reflex mas o sensor de compacta.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2013, 13:05:53
Marotomt, na verdade as verdadeiras câmeras bridge (ou prosumers) são as aquelas intermediárias entre compactas e as DSLR, com corpos e sensores maiores. A Fuji produziu (e ainda produz) diversos modelos desse tipo de câmera, como a série Finepix S9XXX, S100FS, S200EXR até a mais recente X-S1. A Sony também lançou recentemente a RX10, que pode ser considerada uma bridge. Além do sensor maior, essas câmeras tem em comum o alto preço na época de lançamento.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2013, 13:25:24
Sunriser, obrigado pela correção. Agora entendi quando disse:
Não existe bridge de baixo custo...

Essas observações é que nos fazem aprender.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 13:26:10 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2013, 13:52:38
Marotomt, na verdade as verdadeiras câmeras bridge (ou prosumers) são as aquelas intermediárias entre compactas e as DSLR, com corpos e sensores maiores. A Fuji produziu (e ainda produz) diversos modelos desse tipo de câmera, como a série Finepix S9XXX, S100FS, S200EXR até a mais recente X-S1. A Sony também lançou recentemente a RX10, que pode ser considerada uma bridge. Além do sensor maior, essas câmeras tem em comum o alto preço na época de lançamento.

Na verdade acho que não tem que ter sensor maior... acredito que se exista alguma condição além do corpo grande para uma câmera ser considerada "bridge", é a presença de controles manuais.  :ok:
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 14:02:19 por Helena Bsb »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2013, 14:36:23
Só uma coisinha: quem aprende a fotografar e domina os controles manuais não precisa de HDR. Se você tver um bom equipamento em mãos e estudar bastante se esforçando para aprender a usar os controles manuais terá as fotos que quer sem precisar de uma coisa tão artificial como o HDR.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2013, 18:22:19
Só uma coisinha: quem aprende a fotografar e domina os controles manuais não precisa de HDR. Se você tver um bom equipamento em mãos e estudar bastante se esforçando para aprender a usar os controles manuais terá as fotos que quer sem precisar de uma coisa tão artificial como o HDR.

Boa observação, inclusive, trabalhando com os controles manuais, dá pra fazer o que os processadores das câmeras fazem, só que com muito mais controle e precisão.
Ex.: Dá pra fazer apenas uma foto em RAW, salvar uma camada sub-exposta, uma normal e outra super-exposta (não sei se o termo correto é esse) e juntá-las com um programa de edição. Assim, permite-se controlar o nível de HDR e controlar a intensidade das fotos sub e sobre.

Se a câmera não fizer RAW, pode-se também fazer HDR com 3 fotos do mesmo tema, variando a exposição (ex: -2, 0 ,+2) e juntando com softwares também.

Enfim, HDR não é o bicho de 7 cabeças e podemos obter resultados melhores que os obtidos pelo recurso automático da câmera.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Robertosbno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2013, 18:50:16
Muito obrigado pela ajuda pessoal

Esse fim de semana vou procurar a câmera em alguma loja para vê-la de perto, depois posto minhas impressões sobre a mesma.

Obrigado  e feliz natal


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:01:44
Muito obrigado pela ajuda pessoal

Esse fim de semana vou procurar a câmera em alguma loja para vê-la de perto, depois posto minhas impressões sobre a mesma.

Obrigado  e feliz natal

cara vá de mirroless no mínimo, comprei uma Bridge pensando que era bom negócio e errei o pe.

ela só é boa pra quem quer fotografar passarinhos na natureza com o superzoom, qualidade de imagem vc não vai conseguir não
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8