Autor Tópico: Dúvida modo autofoco  (Lida 1328 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:21:47
O modo de autofoco em que o foco muda de objetos parados para objetos em movimento funciona bem ? Na Canon é o chamado AL FOCUS.

Não sei se fui claro, mas nesse modo, ele muda do ONE SHOT para o AL SERVO quando o objeto está parada e se move.

E se o objeto não se mover, o foco fica bom, indiferente de eu usar esse e o ONE SHOT, que é para objetos imóveis ?

Se esse modo serve para os dois ( objetos imóveis e em movimento), por que não usar sempre ele então ?

Valeu.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:25:16
Pq na verdade ele é uma AI (de Artificial Intelligence) Servo em modo passivo.
Ele consome muito recurso de bateria e, dizem alguns, não crava 100% do foco. Sei lá... Vamos dizer que de cada 100 cliques ele vai dar front/back focus em 20% (são números aleatórios, apenas para exemplificar).
Daí, se o motivo estiver parada e vc tem tempo para cravar o foco direitinho é melhor usar o One Shot mesmo, que deve cravar em 99% das vezes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:31:55
Nunca vi alguém dizer que foi feliz ao usar esse modo. Já li em alguns lugares inclusive que ele é mais propaganda do que tecnologia. Nunca fiz o teste, de tanto ler mal já parti direto pro one shot e al servo.
Daniel

Instagram: @danacqua


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:56:30
É...vou continuar então a usar o ONE SHOT como tenho feito.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2014, 12:34:45
Já usei algumas vezes na mark III e sinceramente, não consegui notar muita diferença entre ele e o one shot.

Em tempo: eu não foco com o  disparador, mas sim com o botão * . O disparador da minha câmera só dispara...

abs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2014, 13:37:42
Antes tarde que mais tarde...

Acredito que a qualidade do foco seja a mesma mas a aplicação diferente. AL SERVO seria para vídeo, por exemplo ou sequencial de fotos sem tempo para o OS funcionar


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2014, 14:59:05
Melhor usar o back button focus.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2014, 15:18:47
Então se a sua câmera for uma Canon 1Dx, 5D3 ou Nikon D4 e cia, o modo servo vai funcionar direitinho sim... Agora se for uma Rebel, P R E P A R A...

Por exemplo, eu uso sempre só um ponto focal, e aquela técnica de focar, segurar o botão do obturador no meio e reenquadrar; Essa técnica não é possível no modo servo, pois a câmera vai refazer o foco qd eu for tirar a foto.

Em outras palavras existe uma relação entre o seu enquadramento, o ponto focal que vc esta usando e lugar onde vc deseja que a câmera faça o foco.




« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, 15:27:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.