Autor Tópico: Adaptadores e distancia focal  (Lida 1755 vezes)

AlanFrias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
  • Enjoy!!!
Online: 25 de Janeiro de 2014, 15:53:30
Bom galera novamente vim pedir a ajuda de vcs, estou iniciando na fotografia, e estou com muitas duvida, aos poucos vão esclarecendo algumas e surgindo outras, bom vamos la.

Eu tenho uma Sony Alpha A3000, mount E, o grande problema das lentes da sony são os preços, gosto sempre de utilizar os recursos manuais da camera, assim eu aprendo com o tempo, e ganho experiencia, o problema é que eu gostaria de adquirir uma lente 50mm, só que a da sony ta 1200, sendo que eu paguei 1300 na minha camera, não sabia que as lentes nex eram tão caras, procurei saber de lentes de outras marcas, descobri que a maioria das lentes possui diafragma controlado por software, o que torna muitas lentes ao meu ponto de vista inutilizaveis em outras cameras, descobri recentemente o mundo magico das usadas, e tbm as lentes AF NIKKOR, ambas possuem diafragma no corpo da lente, mas a minha seguinte duvida é essa aqui, os adaptadores para usar essas lentes na camera nex não influenciam na distancia focal? Os tubos de extensão são apenas uma peça que possui contatos eletronicos e "esticam" a lente, a minha duvida é que se esses adaptadores muitas vezes longos, saber se eles influenciam a ponto de mudar drasticamente a distancia focal, meu estilo de fotografia é retratos com um bom angulo de visão de 50mm para baixo de preferencia, não gostaria de "ganhar" mm's a mais com esses tubos, gostaria de saber se esses tubos inflluenciam mesmo.
Canon 5d mk ii - Sony a3000 - Samsung nx1000 - Helios 44M 58mm f/2  - Yongnuo 35mm f/2 - Sigma 24-70 f/2.8 - Takumar 350mm f/5.5 - Flash Yongnuo 565ex ii - Tele 500mm f4.3

Flickr: https://www.flickr.com/photos/alanfrias/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2014, 19:01:27
Tubo adaptador para utilizar mount diferentes, não vai alterar a distância focal. Se alterar é 'muito pouco'. A finalidade deles é simplesmente permitir a utilização de lentes com outros encaixes. Dependendo da lente e do adaptador, a maioria das funções eletrônicas são perdidas (Infelizmente). Assim terás que usar a lente no modo manual.

É um tema 'relativamente vasto', sugiro pesquisar no fórum e na web.

Um excelente opção é o mount M42, são lentes que podemos encontrar por preços bons, tem boa ótica e construção. Pode encrontar aqui nos classifcados ou no ebay.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2014, 19:08:13
Tubos adaptadores são feitos somente para adequar a distância de registro da lente à distância de registro padrão do corpo,  ou seja,  o círculo de projeção será o mesmo que no sistema nativo da lente.

Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468