Autor Tópico: Compressão de planos for dummies (para leigos)  (Lida 2155 vezes)

Diego Gin

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Online: 03 de Fevereiro de 2014, 15:39:42
Fiz uma experiência interessante baseada na compressão de planos, e gostaria de compartilhar com aqueles que ainda têm algumas dúvidas a respeito.

*com minhas palavras* Compressão de planos é, basicamente, um fenômeno óptico ao se fotografar em diferentes distâncias focais. Diferentes distâncias focais = diferêntes ângulos que resulta em uma compressão de planos.

Exemplo: a dist. focal de 18mm produz um ângulo de visão de 100º, ou seja, captura uma área bem aberta e com pouca compressão
a dist. focal de 200mm produz um ângulo de visão extremamente fechado de aproximadamente 12º, ou seja, captura uma área muito restrita e com muita compressão



              18mm

Cat on the Window 1 por diego_gin, no Flickr


              55mm

Cat on the Window 2 por diego_gin, no Flickr

Observações:
- Devido à sua pequena compressão, é preferível usar lentes grande angulares quando se tem a intenção de focalizar todos os objetos de uma cena.
- Através do princípio da compressão de planos, se obtém o bokeh, como acontece ao usar lentes teleobjetivas para retratos, ou para focalizar um determinado plano.

Espero que esteja compreensível... Obrigado  :ok:
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 15:48:55 por Diego Gin »


Rafa_Meira

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Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:28:30
Só lembrando que a compressão de planos não é um fenômeno que depende diretamente da distância focal, ele ocorre por conta das distâncias relativas entre a câmera e o assunto e o assunto e o fundo.



Nesse esqueminha que fiz mostra porque ocorre o fenômeno. Quando tiramos uma foto mais perto da bola, o fundo ocupa um espaço muito menor do quadro. Quando nos afastamos e fazemos o mesmo enquadramento da bola, o quadrado do fundo passa a ocupar um espaço maior do quadro, logo ele aparenta estar mais perto (por conta da representação de profundidade em uma imagem 2d).

Se tiramos duas fotos do mesmo assunto, na mesma posição com duas DFs diferentes, e croparmos a com DF menor, teremos duas fotos idênticas em termos de perspectivas e distância aparente entre planos.


Mr. Hyde

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Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:43:02
Diego,

Há um erro conceitual na tua descrição sobre compressão de planos. Deixa eu tentar ajudar...

Veja... Se há muitos elementos numa cena e você quer que eles apareçam no quadro você usa uma GA (conforme vc descreveu). Mas não será a compressão de planos que fará os elementos caberem no quadro, mas sim o ângulo de visão proporcionado por aquela DF em GA.
Então, p. ex., numa cena com muitos elementos, se vc usar uma 18mm vão aparecer muitos elementos, se você usar uma 100mm vão aparecer poucos elementos e se vc usar 1000mm vai aparecer somente um dos elementos.

Os planos comprimidos ou expandidos não são os espaços laterais, conforme inferi da tua descrição de compressão de planos, e sim os planos alinhados com motivo/sensor. Tudo aquilo que estiver antes do motivo e depois do motivo constitui diferentes planos. Podem haver vários em uma única imagem.

P. ex, eu tenho uma modelo que vou fotografar. Posiciono ela em um gramado, encostada numa árvore, com umas pedras atrás dela, e mais atrás uma montanha e depois da montanha uma céu azul com nuvens. Eu tenho 5 planos nessa imagem. 1 anterior ao motivo e 3 posteriores (sendo um dos planos o do próprio motivo principal). Vejamos:

1º plano: grama antes da modelo;
2º plano: modelo/tronco de árvore;
3º plano: pedras;
4º plano: montanha;
5º plano: céu com nuvens.

Se quero retirar elementos dessa composição eu simplesmente uso uma DF maior (ângulo de visão menor em graus). Não há modificação dos planos em si (no sentido que eles ainda permanecem lá). Apenas elementos considerados indesejados foram suprimidos da composição, por ter fechado o quadro.

Contudo, a DF de fato modifica a compressão/expansão de planos no sentido que parecerem que estão mais lá ou mais cá, de acordo com a DF setada.

Quer ver um excelente exemplo:

Me permita 2 links de 2 fotos de nosso colega AlexandreS que explica muito bem essa questão da compressão

http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/5762977607/
Jupiter 85mm

http://www.flickr.com/photos/30067794@N02/5762976707/
Vivitar 200mm

Veja que a tomada é praticamente a mesma, mas a planta ali no fundo fica muito mais "próxima" na 2ª fotos, porque o plano da estátua e o plano da planta foram "aproximados", "comprimidos" pela compressão dos planos.

Ou assim:

http://berniesumption.com/photography/files/2010/10/focal-length-perspective-diagram.gif

Abç,

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@erissonazevedo

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Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 18:37:22
legal sua iniciativa Diego :clap:  :clap:  :clap: com um pouquinho de conhecimento básico e lendo este tópico, qualquer leigo consegue entender o assunto, até eu consegui (acho  :aua: :hysterical:) . .. 

tenho experimentado interação entre pessoas e objetos distantes na composição, ter estes conceitos bem esclarecidos ajuda bastante no planejamento da foto . . .
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Claudio Rombauer

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Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 18:56:06
Fiz uma experiência interessante baseada na compressão de planos, e gostaria de compartilhar com aqueles que ainda têm algumas dúvidas a respeito.

*com minhas palavras* Compressão de planos é, basicamente, um fenômeno óptico ao se fotografar em diferentes distâncias focais. Diferentes distâncias focais = diferêntes ângulos que resulta em uma compressão de planos.

Uma pequena correção conceitual. Compressão de planos ocorre de acordo com o ponto de vista do observador. Não precisamos de camera, objetiva, muito menos distancia focal para percebê-la.

Objetivas de DFs diferentes só cropam.

O que acontece é que, como consequêcia da tentativa de se realizar, com objetivas de DFs diferentes, um enquadramento parecido, temos que nos aproximar ou nos afastar, e isso faz a compressão mudar.

Um bom exercício é fotografar do mesmo ponto com objetivas de DFs diversas, a compressão se mantém inalterada, apenas aparece mais coisa na cena.

É o que ocorre com aquela clássica tomada do Hitchcock onde vemos a compressão acontecer em tempo real, sem mudar de posição é impossível aquele efeito.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 19:00:49 por Claudio Rombauer »


spositom

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Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 19:10:02
É o que ocorre com aquela clássica tomada do Hitchcock onde vemos a compressão acontecer em tempo real, sem mudar de posição é impossível aquele efeito.

Putz, essa é uma tomada difícil pra caramba pra fazer, carinho de traveling  em out e zoom in na mesma velocidade, alguém já fez um plano deste na raça?


Diego Gin

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Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 19:10:27
Obrigado galera, minha idéia foi justamente explicar como eu comecei a entender isso, sem aprofundar muito, por que não conheço mesmo a questão aprofundada. Irei corrigir o erro conceitual, que ficou claro pra mim agora  :D :aua:


fkuhne

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Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 19:13:46
É válida a iniciativa do Diego, e mais ainda as respostas do Hyde e do Cláudio.  :clap: aos três. :)
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i9forex

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Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 19:59:41
É válida a iniciativa do Diego, e mais ainda as respostas do Hyde e do Cláudio.  :clap: aos três. :)

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A. Fernandes