Tha,não querendo ser do contra mas vc tem uma ideia do que quer,tem em mente local tipo de pessoa e talvez já saiba o tipo de luz para dar o impacto desejado.
a minha dica seria fazer seu ensaio sem seguir um exemplo de quem já fez,pode sim e deve olhar trabalhos como esses citados,mas acho muito mais legal quando vc cria algo a ser seguido como referencia.
mais uma fez repito,veja as idéias.
muitas das vezes prefiro fazer uma foto como imagino,dai vejo na net um a referencia,quando vou ver,to tentando fazer igual a do cara da internet 
o marcio disse uma frase que explica bem minha linha de raciocínio.
tente fazer como vem na mente e pronto 
Eu tambem nao sou de ficar buscando referencias em outras fotos. Claro que uso referencias do que vej ate sem querer ou perceber, seja foto, pintura, escultura, teatro, filme, musica, etc... Mas quando tenho um conceito na cabeca eu desenvolvo sem sair procurando por trabalho dos outros para me referenciar.
Na verdade eu nao faco nada que perca meu tempo, quando eu vejo a galera perguntando que material usar, como fazer, etc, a primeira coisa que vem a minha cabeca eh a pergunta "pq nao tentou ainda?", "pq nao fez com o que tem em mao ainda?". Pq eh assim que faco e se nao der certo eh ai que comeco a procurar e perguntar pelo o material, jeito, forma, etc que nao tenho ou que precisa ser mais expecificio. E eh assim que descubro que eu posso fazer muito com pouco.
Mas vou parar de falar pq eu falo d+... A galera ja ta assim: