Autor Tópico: Dúvida - Troca de lentes estudio/externa  (Lida 593 vezes)

Rafael Vega

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Online: 13 de Fevereiro de 2014, 14:00:06
Galera,

Estou pensando seriamente em trocar a minha 50mm 1.8 pela 85mm 1.8 pelos seguintes motivos:

1. Estou começando a tirar fotos em um estúdio improvisado pequeno (cerca de 4 x 4m) e a 50mm fica um tanto longa para essa situação, então no estúdio pretendo me virar com a 24-105, tentando utilizar de 35mm em diante (para amenizar a distorção)
2. Em externas, o bokeh da 50mm me incomoda. Acho feio. Pelo o que eu tenho visto o da 85mm é bem mais bonito.

Agora, as perguntas:

Vocês acham que a abertura máxima de f/4 da 24-105 pode atrapalhar no estúdio?
Mantendo um investimento baixo, há alguma opção melhor?


Valeu!  :ok:
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Elder Walker

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Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 14:09:13
Não entendo muito de fotos em estúdio, mas creio que não se utiliza muito aberturas máximas, certo? E outra coisa: não daria pra definir uma fixa bacana para o estúdio? Já que tem a distância bem definida, é só ver qual DF mais usa e pegar uma fixa para este trabalho.

Quanto a 85mm para externas, acho perfeita. Se for para cropadas (como a T3 da sua assinatura), melhor ainda, virando uma tele equivalente a 135mm. Eu tenho uma e adoro, mesmo para uso amador.
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Rodrigo Eduardo

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Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 15:05:31
eu vejo muita gente usando 50mm 1.4 em estúdio.
já a abertura acho que o ideal em estúdio seria f/8,não vende a 50mm 1.8 não é muito barata,melhor fazer uns trabalhinho ajuntar grana e comprar a 85mm.



Mr. Hyde

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Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 15:41:57
f/4 em estúdio é nada.
A maioria das fotos se fecha o diafragma para atingir o sweet spot da objetiva ou a medição de luz imposta pelo fotômetro de mão.
Eu nem me preocuparia com a questão abertura em estúdio.

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Rafael Vega

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Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:09:12
Não entendo muito de fotos em estúdio, mas creio que não se utiliza muito aberturas máximas, certo? E outra coisa: não daria pra definir uma fixa bacana para o estúdio? Já que tem a distância bem definida, é só ver qual DF mais usa e pegar uma fixa para este trabalho.

Mas se a 24-105 atende numa boa já que a abertura não é problema e a nitidez dela é bem bacana em f/8, não sei se comprar uma fixa para isso seria muita vantagem...
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Elder Walker

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Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:23:23
Mas se a 24-105 atende numa boa já que a abertura não é problema e a nitidez dela é bem bacana em f/8, não sei se comprar uma fixa para isso seria muita vantagem...

Sim, tem toda razão. Foi o que quis dizer mas acabei misturando. Mencionei uma fixa para o caso de realmente fazer um trabalho diferente com desfoque seletivo ou algo nesse sentido...
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Rafael Vega

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Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:34:05
 
Sim, tem toda razão. Foi o que quis dizer mas acabei misturando. Mencionei uma fixa para o caso de realmente fazer um trabalho diferente com desfoque seletivo ou algo nesse sentido...

Saquei!  :ok:
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Vitor Hugo

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Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 00:35:22
Acho que dá pra se contentar com a qualidade da 24-105, que é uma lente prime. Você vai conseguir um desfoque bacana em 105mm nas fotos externas, e nestes casos com muita luz acho que uma 85mm não faria muita diferença. Seria trocar o range da 24-105mm pelo bokeh da 85mm.
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Rafael Vega

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Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 09:09:46
Acho que dá pra se contentar com a qualidade da 24-105, que é uma lente prime.

A 24-105 é zoom, não prime....
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Mr. Hyde

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Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 12:55:51
Acho que dá pra se contentar com a qualidade da 24-105, que é uma lente prime. Você vai conseguir um desfoque bacana em 105mm nas fotos externas, e nestes casos com muita luz acho que uma 85mm não faria muita diferença. Seria trocar o range da 24-105mm pelo bokeh da 85mm.

Não, não é prime. É zoom.

Prime é o mesmo que first, initial, primary... Era as objetivas do kit nas SLR antigas, e sempre eram objetivas fixas (35mm, 50mm ou 55mm).
Daí, com o tempo, o termo passou a designar a objetiva fixa como prime.

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Vitor Hugo

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Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 22:58:45
Rafael Vega, Mr. Hyde, obrigado pela correção! Me confundi com os termos.

Eu queria dizer que a 24-105 é uma lente L, e portanto uma lente de boa qualidade.
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jauvane

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Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 00:01:10
No estúdio tens controle completo sobre a iluminação, de tal modo que podes usar a abertura que mais te convier. Em geral se usa aberturas menores que f/4, i.e. uma lente f/4 funciona perfeitamente. Em locais onde não tens controle sobre a iluminação (uma igreja mal iluminada que não aceita o uso de flash, como o Mosteiro de São Bento no Rio) é que uma lente mais clara pode fazer falta. Só sentirás falta de abertura maior que f/4 caso desejes uma profundidade de campo bastante restrita por algum motivo técnico/artístico.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 00:02:00 por jauvane »
JVc.


Rafael Vega

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Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:21:59
Obrigado a todos que responderam! Vou seguir o conselho do sasaitsuricumiashi e não vou vender a 50mm....vou tentar juntar uma grana e adicionar a 85 ao set. Por enquanto eu continuo com a 100mm f2.8 para as externas!
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Thales Souto

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Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:31:50
Em estúdio tem a vantagem de você poder compor a cena com muito mais calma e dá para trabalhar em cropada com uma lente 24-105 e uma 50 ou 85 mm.

A vantagem das fixas é que elas darão uma sensação de imagem mais "profissional" pela melhor qualidade do conjunto ótico mas.......... tenha certeza que uma iluminação correta e direção de modelos bem executada fará muito mais diferença do que a nitidez, cores e contrastes diferentes que há entre prime e zoom.
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