Autor Tópico: Photoshop em filme  (Lida 921 vezes)

andrebelagio

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Online: 20 de Fevereiro de 2014, 16:06:51
Agora que estou fotografando em filme, já coletei uma material para revelar, ampliar, etc...em casa.
Queria saber as técnicas de como manipular o filme, mas não, recortar, colar, estou falando daquilo que todos fazemos, contraste, shadows, clarity, whites, etc...
Eu uma vez vi um video James Nachtwey fazendo a manipulação, quer dizer, pedindo para o cara do laboratório ir fazendo, ele fazia os ajustes e imprimia gigantes, olhava, e depois alterava novamente. kkkkkkkkkk
Enfim, se alguém tiver um material pra compartilhar agradeço.



Daniel Oliveira

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Resposta #1 Online: 11 de Março de 2014, 10:29:24
Bom cara esses ajustes que você diz, são próprios para scanner profissionais.
Ele controla a intencidade da luz que vai pro negativo, assim como a compensação de cor.
Muitos desses scanner não tem muita opção de correção.
Muitos são apenas Luz, e saida RGB pra compensar cor.
Uma dica é tirar fotos um pouco superexposta pq quando ele tirar o excesso de luz, acaba virando contraste.
=D


Braga.SP

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Resposta #2 Online: 11 de Março de 2014, 22:53:22
Os auto ajustes dos scanners, pré-configurados de fabrica, na imensa maioria das vezes não entregam um resultado satisfatório. Há que se usar um scanner de boa qualidade e com escaneamento na sua forma "mais crú" possível. Depois o negócio é meter a mão na massa, isto é, tratar a imagem segundo seu gosto e vontade.

Existem software's que permitem escanear, por exemplo, em RAW. Um deles é o Vuescan na versão Professional. Bastante barato pra se comprar (o professional oferece atualização vitalícia) e ele é bastante intuitivo na sua interface.
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Braga.SP

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Resposta #3 Online: 11 de Março de 2014, 22:55:04
Uma dica é tirar fotos um pouco superexposta pq quando ele tirar o excesso de luz, acaba virando contraste.
=D

Comente mais sobre isso, por favor. Por quê super exposta e quanto? Como funciona isso no scanner? Em que tipo de scanner?
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lsd

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Resposta #4 Online: 11 de Março de 2014, 23:47:07
Ahn, pode ser boba a minha pergunta, mas vc quer saber como faz a manipulação da foto em PB, tipo, na hora de ampliar?

Ou a foto digitalizada, no Photoshop?

Pois se fosse no lab PB, tem váááários esqueminhas e macetes, muitos deles que inspiraram ferramentas do Photoshop (como o dodge/burn, sem falar das máscaras)... fora os esquemas de filtros pra aumentar/diminuir o contraste (necessitam papéis multigrade)...


Braga.SP

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Resposta #5 Online: 11 de Março de 2014, 23:53:33
Ahn, pode ser boba a minha pergunta, mas vc quer saber como faz a manipulação da foto em PB, tipo, na hora de ampliar?

Ou a foto digitalizada, no Photoshop?

Pois se fosse no lab PB, tem váááários esqueminhas e macetes, muitos deles que inspiraram ferramentas do Photoshop (como o dodge/burn, sem falar das máscaras)... fora os esquemas de filtros pra aumentar/diminuir o contraste (necessitam papéis multigrade)...

Pergunta boba coisa nenhuma. Belíssima observação. Perspicácia faz uma diferença enorme na vida da gente.  :clap:
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 23:54:05 por Braga.SP »
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C R O I X

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Resposta #6 Online: 13 de Março de 2014, 11:12:32
Nao sei se vc se refere a photoshop ou laboratorio (darkroom). Mas ambos usam exatamente os mesmos principios. As opcoes que vc encontra em photoshop foram todas inspiradas do laboratorio.

Em laboratorio para dar mais contraste vc pode usar filtros na hora da exposicao do papel. Outra opcao eh variar o tempo de exposicao e de revelacao do papel. Expoem por mais tempo e revela por menos tempo da mais contraste.

Outra opcao eh cobrindo as areas que vc quer que fique mais claras (uma otima opcao para recuperar detalhes das sombras sem alterar as partes claras). Ou vc pode cobrir o papel e deixar exposto por mais tempo a parte da foto que vc quer mais escura (muito bom para recuperer detalhes dos highlights, como ceu por exemplo, sem alterar as partes mais escuras da foto).

Para cobrir vc pode usar a propria mao ou pedados depapel no formato mais adequado para o que vc quer cobrir. Entao cobre com um pouco de distancia do papel por alguns segundos e ve o resultado quando revelar.

Para fazer o mesmo com variacao nitida de tons, vc pode fazer mascaras com cartolina (sempre de cor preta) no formato exato do que vc quer cobrir e cobrir ou expor encostando no papel.

Para fazer mesclagem de imagens, como por exemplo colocar nuvens em fotos com ceu sem nuvens, vc pode usar um filme fotografando varios tipos de nuvens e guardar como arquivo, ai eh so sobre por o negativo com a nivem no negativo da foto original.

E sim, eh dificil acertar na primeira, tem que fazer texte de exposicao com uma tira ou pedaco menor de papel (para nao desperdicar um papel inteiro), depois que descobrir o tempo de exposicao que vc acha ideal vc faz a primeira exposicao. E depois da primeira foto vc ve o que gostaria de alterar. E se conseguir um resultado de auteracao que te agrade na primeira vez isso eh bom, mas com muita frequencia vc vai ter que queimar varios papeis ate ficar exatamente do jeito que vc quer.

A escolha do papel tambem varia o contraste e a qualidade do contraste.

E se vc quiser dar um "toner" na foto no final, Sepia, Selenium, etc, vc ja revela a foto pensando nisso pq o toner generalizadamente falando da mais contraste. O Selenium nao necessariamente, depende de como vc usa, alguns usam para dar um contraste e tonalidade mais interessante, outros usam so para aumentar a longividade da imagem e papel sem alterar a tonalidade e contraste de forma significativa.
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 11:16:49 por C R O I X »
http://www.marciofaustino.com/
https://www.instagram.com/marcio_faustino_photographer/

Regras sao para reproducao, e para criadores que nao ouvem ou confiam em sua voz interna [ainda]. Uma foto sincera eh a que tem sua propria voz e ritmo.


Daniel Oliveira

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Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2014, 12:48:47
Comente mais sobre isso, por favor. Por quê super exposta e quanto? Como funciona isso no scanner? Em que tipo de scanner?

Desculpe a demora man..
Bom isso funciona com scanner profissional que se usam em lojas tipo a kodak e a fuji
Assim essas maquinas não tem controle de brilho e contraste como no photoshop.
Tem apenas exposição. quando reduzimos a exposição a imagem gera mais contraste saca?
se vc aumentar a exposição acaba ficando "lavada" sem contraste.
O ideial cara é superexpor no maximo 2 pontos.
Mas tudo vai depender do negativo que vc usa.