Autor Tópico: Falso ISO exite? O gato pode ser lebre?  (Lida 3337 vezes)

jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 435
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Online: 27 de Fevereiro de 2014, 00:08:25
Quantas mentiras sobre “ISO”  >:D.
 
Vamos lá...  Tenho uma Canon XTI e esmiucei  tudo sobre ela e senti a necessidade de algumas mais funções  por conveniência como um ISO  maior com menos ruído é claro já que sou animal notuno  :D, então  finalmente fiz um  upgrade  e “migrei” para uma Nikon D7000 e uma D5100. Mas nem tudo foi flores...  Ou o ISO nas Nikon não são padrão ou o tempo de abertura da cortina (velocidade do obturador) é louco!  Testei várias e várias vezes expondo um determinado ambiente com Nikon e Canon e os resultados foram os mesmos:

Canon  XTI -
 Abertura – 4.0
Obturador – 1/40
ISO – 1600 =  Exposição correta

Nikon D5100 -
 Abertura – 4.0
Obturador – 1/40
ISO – 1600 =  Exposição correta

Até aí tudo perfeito se não fosse a velocidade do obturador da Nikon ser , na realidade, de quase 2 segundos (1.8s) e não 1/40 de acordo com meu cronômetro. Ou seja, eu consegui expor o mesmo ambiente na XTI em ISO 400 tendo por base o tempo REAL do obturador, ou seja, o ISO 1600 na D5100 equivaleria de acordo com a exposição ao ISO 400 na XTI que gera bem menos RUIDO nesse ISO.  Como cheguei a essa conclusão? Na prática. Fotografei  pessoas em movimento de dia em um local bem iluminado e ví rastros em ISO 200, então aumentei a sensibilidade para 400 e só em 800 consegui um ótimo resultado. Estranhei e peguei  então minha antiga XTI e em ISO 200 consegui os mesmos resultados expondo corretamente. Fiquei louco?!!!  Que a D5100 em partes é melhor que a XTI é indiscutível, mas esse joguinho  de marketing de ISO não colou. Claro, a não ser que minha D5100 e a D7000(vendi) estejam com problemas.

Conclusão:  Se eu tenho que expor em 1/2s o sensor com um determinado ISO e em determinada abertura em um ambiente para ter uma  exposição correta na Canon, isso serviria também como base para a Nikon levando em conta uma tolerância em torno de  10 à 15 % eu creio e não de 100% à 120%.

O resultado é que temos um "ISO falso" se eu tenho que expor por mais tempo o sensor à luz para chegar a uma exposição correta.

 Obrigado por lerem e podem me dizer se eu estou ficando maluco ou não  :doh:.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 00:12:32 por jailsonlia »
Rapadura é doce, mas não é mole não!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 06:57:52
Voce esta maluco sim rsrsrs

Nao entendi bem o teste, mas tenho certeza de que a conclusao  nao esta correta. Nao sei nem o que dizer, pois ela eh tao sem pe nem cabeca que nao tem como contestar rsrsrs
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 06:58:08
Duplicou. Aproveitando, posta as fotos com exif desse comparativo de rastro das pessoas; talvez assim de para entender melhor o que voce esta tentando explicar, pois nao entendi bem o teste.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 07:07:32 por Kokimoto »
D600 - E-M10


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 435
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:27:14
Pois é Kokimoto tô ficando doido mesmo  :hysterical:!  Vou postar as fotos ok. O problema (ou é intencional) está no cronômetro dela. Por exemplo: 1/40s está equivalendo a + ou  - 1.6s . Aumenta-se enganosamente o tempo da exposição disfarçando a real sensibilidade do sensor. Eu realmente não entendi de primeira também, mas é isso aí  :doh:. O problema é quando se quer deixar uma imagem estática se baseando simplesmente no tempo do obturador... que em 1/120 já se tem em muitos casos um bom resultado. Só vendo para crer  :shock:.  Vou postar mais tarde os testes.

Forte abraço.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


Elder Walker

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.517
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:30:46
Se tua habilidade no cronômetro estiver certa, acho mais provável que o temporizador da câmera esteja com defeito mesmo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:44:38
1/40s (0,025s) para 1.6 segundos é uma diferença abismal, absurda, é obvio que tem algo errado nisso, e não deve ser na câmera, a foto em 1.6 seg provavelmente sairia toda tremida


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.071
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 08:48:14
Caraca, que coisa mais estranha. Se for como você está falando, as câmeras estariam enganando mesmo rsrsrs.
Mas acho muito difícil conseguir mensurar isso de forma caseira  :ponder:

Aguardando os testes  :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.230
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 09:30:42
2 segundos para 1/40 é impossível, vc esta se confundindo com certeza. Até mesmo porque em 2 segundos vc não teria uma imagem e sim um borrão. Também existe o fato de quem já esta acostumado a fotografar já sabe exatamente do resultado de certa abertura para determinado movimento, seria fato muito notável na troca de marca.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 09:52:05 por NATTIS »


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 435
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 12:43:19
Obrigado a todos que comentaram!
Realmente é de ferver a cuca! Se fosse defeito no temporizador da costina eu teria uma imagem seperexposta ou subexposta, mas o que tenho é uma imagem perfeita  :shock:.  Vou fussar mais tarde nela e mandar os testes. Só vendo para crer  :eek:.

Abç.
Rapadura é doce, mas não é mole não!


gelsonsp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
    • gelsonpereira.com
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 13:24:17
1/40s para 1.6 é muito. Tenho uma D5100 e fiz um teste rápido aqui, fotografando em 1/40s e várias combinações de ISO e abertura, o tempo de obturador (medido pelo ouvido mesmo, já que essa diferença é grande e seria possível perceber sem cronômetro) foi o mesmo.

Duas hipóteses:
1 - Sua câmera está com defeito
2 - Por acaso você não cronometrou com o live view ativo? Nesse caso, na D5100, ela baixa o espelho que estava erguido para se utilizar o live view, sobe o espelho de novo, abre o obturador, fecha o obturador, baixa o espelho e sobe o espelho de novo para voltar ao LV (não me perguntem porque). E nesse levanta e baixa, dá vários cliques e o último deles, do espelho voltando ao lugar onde começou o processo, é bem atrasado, isso em qualquer velocidade. Será que você não está cronometrando esse tempão todo?


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 13:47:06
Que loucura!!! Não vejo como cronometrar a exposição nessa velocidade! Só tirando a lente e filmando o mecanismo a uns 500 frames/s...mas no cronometro de mão não tem como!!
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Lucas Andreas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
  • Em busca do segundo em que tudo se encaixa
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:01:32
LiveView ou modo silencioso?

Realmente essa diferença abismal é estranha!

O tempo de exposição é diferente do tempo do espelho (sim eles são sincronizados, mas há 2 cortinas na frente do espelho que definirão o tempo que entrará luz até o sensor).

Como exatamente você cronometrou?

Sem contar que 1/40s da aproximadamente 0,025s e nosso tempo de reação é por volta de 0,03 ;)
Canon EOS 6D, Canon EF 50mm f/1.8 II, Canon EF 24-70mm f/2.8 L USM, Canon EF 70-200mm f/2.8 IS L, Sigma EX DG 15mm f/2.8 Fisheye, Canon Speedlite 580EX II, Pixel King PRO Flash Trigger.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:04:55
Acho que já foi totalmente esclarecido, se a cam estivesse com defeito e a foto fosse tirada em 1,6 seg, vc teria um clarão e/ou borrão, como a foto está perfeita,  é vc que está cronometrando errado, procurando pelo em ovo, alias é praticamente impossivel  dar star/stop no cronometro em  0,025s


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:25:56
Fiquei curioso agora.  :ponder:
Esperando as fotos de teste para tirar conclusões...   :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.991
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 14:27:50
Outra coisa que tem que ver é se não está com a redução de ruído de longa exposição ligado. Com ela ligada, a câmera faz a foto na exposição correta, e depois faz outra foto com a mesma exposição, mas com o obturador fechado, e aí o tempo que o espelho permanece erguido é mais que o dobro...