Autor Tópico: Fotografia em interiores - tamron 17-50 2.8 vs 50mm 1.8  (Lida 2129 vezes)

taunus

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Online: 25 de Março de 2014, 09:13:24
Bom dia

Não sei se o meu pedido faz muito sentido, no entanto como continuo com dúvidas, achei melhor fazê-lo do que continuar na ignorância.

Enquanto me debato sobre a escolha da câmara, já pensei nas lentes que comprar, no entanto ainda estou com dúvidas entre 2 escolhas:

- 18-55 do kit + 50mm f/1.8

- 17-50 f/2.8

Se optar pela 1ª escolha gastarei cerca de 470 R$, enquanto que a 2ª ficará em cerca de 850R$.

Qual é então a minha dúvida?

O meu perfil de fotógrafo é paisagem e fotografia de retrato no exterior, para o qual a 18-55 será perfeitamente capaz. No entanto também faço retrato em interior, com luz difusa ou pouca iluminação, digamos o normal para uma habitação à noite.

A minha dúvida é qual a diferença de performance entre a 17-50 e a 50 nestas condições, sem flash. Tentei procurar fotos comparativas entre a 17-50 em 50mm a f/2.8 e a 50mm a f/1.8 para ver com os meus próprios olhos mas não encontrei.

Alguém me pode ajudar nesta missão?


amador47sc

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Resposta #1 Online: 25 de Março de 2014, 09:29:34
objetivamente:
Tamron 17-50 2.8 é melhor do que a lente do kit 18-55.
Sem contar que para interiores, a Tamron é um pouco mais angular facilitando em espaços apertados.
Dependendo do espaço interior, a 50mm não consegue "enxergar" um grande espaço, principalmente se a sua câmera for uma cropada.
Sem contar que a Tamron tem um mercado muito melhor do que a lente do kit caso futuramente você queira vender / trocar por outra.

Você tem certeza que consegue comprar a 18-55 + 50 1.8 por R$ 470?


taunus

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Resposta #2 Online: 25 de Março de 2014, 09:44:53
objetivamente:
Tamron 17-50 2.8 é melhor do que a lente do kit 18-55.
Sem contar que para interiores, a Tamron é um pouco mais angular facilitando em espaços apertados.
Dependendo do espaço interior, a 50mm não consegue "enxergar" um grande espaço, principalmente se a sua câmera for uma cropada.
Sem contar que a Tamron tem um mercado muito melhor do que a lente do kit caso futuramente você queira vender / trocar por outra.

O que eu pretendia comparar era a 17-50 com a fifty na distância focal de 50mm.

Mas tem razão quanto à mais-valia da 17-50 pois esta permite-me alargar o perímetro.

De qualquer das formas reformulo a minha dúvida. A 17-50 permite-me fotografar sem uso de flash nas condições que retratei acima, ou seja, interiores pouco iluminados?



Você tem certeza que consegue comprar a 18-55 + 50 1.8 por R$ 470?

Consigo por este valor pois comprando no kit em questão a 18-55 representa um valor quase desprezível, cerca de 50 euros (150R$)


Elder Walker

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Resposta #3 Online: 25 de Março de 2014, 09:53:01
Também acho a 17-50 muito mais negócio. Eu tenho as 3 lentes em questão: 18-55 do kit, cinquentinha e Tamron 17-50. Depois que comprei a Tamron, nem uso mais as outras duas! Ela faz tudo o que a lente do kit faz, porém com muito mais qualidade e com a possibilidade de maiores aberturas, útil tanto para ambientes pouco iluminados quanto para um desfoque seletivo mais interessante. A cinquentinha é excelente, extremamente nítida acima de f/4 e já muito nítida desde f/2.5~2.8. Abaixo disso é bastante soft. Ou seja, a Tamron cobre o que ela faz em 50mm sem perder tanto, apenas não abre além dos f/2.8, e ainda cobre desde os 17mm... Eu considero de longe o melhor investimento que poderia ter feito nessa lente. A propósito, se quiser optar pelo outro combo (18-55 + 50), te vendo o meu semi-novo e zerado! (pra ver como não estou sendo tendencioso).

Quanto aos retratos em interiores, se forem closes a 50mm se sairia muito bem. Mas existe uma enorme chance de querer enquadrar mais pessoas e não conseguir, caso esteja num cômodo pequeno, ainda mais falando dela montada numa "cropada". E novamente levanto a bandeira da Tamron: ela também faz retratos! Deixo alguns exemplos abaixo...

Esse tirei ontem, close bem fechado, mas que mostra o potencial da nitidez dessa Tamron em 37mm: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/13391326974/

Esse também seria trabalho para uma cinquentinha, tanto que foi feito em 50mm, porém com a Tamron: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/12076769615/

E aqui uma amostra dela toda aberta, em 17mm, para mostrar o potencial do lado angular: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/11808379763/
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


amador47sc

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Resposta #4 Online: 25 de Março de 2014, 09:53:06
O que eu pretendia comparar era a 17-50 com a fifty na distância focal de 50mm.

Mas tem razão quanto à mais-valia da 17-50 pois esta permite-me alargar o perímetro.

De qualquer das formas reformulo a minha dúvida. A 17-50 permite-me fotografar sem uso de flash nas condições que retratei acima, ou seja, interiores pouco iluminados?


Consigo por este valor pois comprando no kit em questão a 18-55 representa um valor quase desprezível, cerca de 50 euros (150R$)

Interior pouco iluminado vai precisar de três variáveis:

ISO Alto + Velocidade baixa + grande abertura

ISO, vai depender da câmera escolhida, abertura 2.8 atende bem.

Sobre o ambiente "pouco iluminado" é muito subjetivo. Concordas que nessas condições o ideal seria flash? mas sendo impossível tem que se virar com as configurações extremas da lente e câmera.


« Última modificação: 25 de Março de 2014, 09:53:41 por amador47sc »


Elder Walker

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Resposta #5 Online: 25 de Março de 2014, 09:58:50
Quanto a questão da luminosidade, não existe milagre: se a luz for muito precária, pode até fazer a foto abrindo toda a lente (mesmo que seja uma 1.8 ou 1.4 da vida), mas a luz vai continuar feia, as sombras vão estar lá, o DOF vai ficar curtíssimo... enfim, não vai salvar a foto pensando em qualidade. No máximo vai conseguir registrar um momento imperdível, mas certamente não da forma como você pode estar imaginando. Se quer qualidade em fotos de interiores com pouca luz, pense num flash externo. Pode ser o menor que tem, tipo um Yongnuo 468II que é super barato, tem TTL e já daria potência de sobra para preencher um interior rebatido pra cima. Você compra ele por menos do que gastaria na 50tinha, e ainda ganha várias possibilidades de uso criativo e aprendizado. AH, e mesmo que tenha medo de usar um bicho assim, coloque em TTL, mire pra cima e deixe que ele faça todo o serviço. Garanto, mas garanto meeeesmo, que ficará muito mais satisfeito do que com uma lente toda aberta tentando fotografar no escuro...
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taunus

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Resposta #6 Online: 25 de Março de 2014, 10:14:28
Esse tirei ontem, close bem fechado, mas que mostra o potencial da nitidez dessa Tamron em 37mm: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/13391326974/

Esse também seria trabalho para uma cinquentinha, tanto que foi feito em 50mm, porém com a Tamron: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/12076769615/

E aqui uma amostra dela toda aberta, em 17mm, para mostrar o potencial do lado angular: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/11808379763/

Gostei muito das tuas fotos. Como posso ver o EXIF delas?


taunus

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Resposta #7 Online: 25 de Março de 2014, 10:16:20
Interior pouco iluminado vai precisar de três variáveis:

ISO Alto + Velocidade baixa + grande abertura

ISO, vai depender da câmera escolhida, abertura 2.8 atende bem.

Sobre o ambiente "pouco iluminado" é muito subjetivo. Concordas que nessas condições o ideal seria flash? mas sendo impossível tem que se virar com as configurações extremas da lente e câmera.

Pois tem razão. Quando penso em flash penso em flash da câmara que é uma porcaria.


taunus

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Resposta #8 Online: 25 de Março de 2014, 10:17:18
Quanto a questão da luminosidade, não existe milagre: se a luz for muito precária, pode até fazer a foto abrindo toda a lente (mesmo que seja uma 1.8 ou 1.4 da vida), mas a luz vai continuar feia, as sombras vão estar lá, o DOF vai ficar curtíssimo... enfim, não vai salvar a foto pensando em qualidade. No máximo vai conseguir registrar um momento imperdível, mas certamente não da forma como você pode estar imaginando. Se quer qualidade em fotos de interiores com pouca luz, pense num flash externo. Pode ser o menor que tem, tipo um Yongnuo 468II que é super barato, tem TTL e já daria potência de sobra para preencher um interior rebatido pra cima. Você compra ele por menos do que gastaria na 50tinha, e ainda ganha várias possibilidades de uso criativo e aprendizado. AH, e mesmo que tenha medo de usar um bicho assim, coloque em TTL, mire pra cima e deixe que ele faça todo o serviço. Garanto, mas garanto meeeesmo, que ficará muito mais satisfeito do que com uma lente toda aberta tentando fotografar no escuro...

É isso mesmo. Nunca tinha pensado nisso mas será certamente um bom investimento.


amador47sc

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Resposta #9 Online: 25 de Março de 2014, 11:32:06
um flash yongnuo 568EX vais pagar em torno de 500 reais e o resultado é muito bom.


taunus

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Resposta #10 Online: 25 de Março de 2014, 11:46:53
um flash yongnuo 568EX vais pagar em torno de 500 reais e o resultado é muito bom.

Considerando uma D7000, quais a principais diferenças entre um 460, 560 ou 568?


amador47sc

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Resposta #11 Online: 25 de Março de 2014, 11:48:58
Considerando uma D7000, quais a principais diferenças entre um 460, 560 ou 568?

pelo que sei, o 568 tem HSS e a cabeça gira em todas as direções.


taunus

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Resposta #12 Online: 25 de Março de 2014, 12:02:55
pelo que sei, o 568 tem HSS e a cabeça gira em todas as direções.

Pelo que vi o 468 e o 568 têm TTL, o que não é o caso do 560. Destes só o 568 tem HSS. Considerando que o HSS da D7000 é no máximo 1/250, será que ela retira vantagem do YN568?


Alessandro Balbi Uchôa

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Resposta #13 Online: 25 de Março de 2014, 12:11:54
Alguém sabe responder se esse Flash Youngnuo 468 II, é compatível com a Canon T4i ?

Alessandro Balbi Uchôa


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Resposta #14 Online: 25 de Março de 2014, 13:29:48
Gostei muito das tuas fotos. Como posso ver o EXIF delas?

Clique nas três bolinhas que aparecem no canto inferior direito e depois em visualizar informações EXIF.

Pelo que vi o 468 e o 568 têm TTL, o que não é o caso do 560. Destes só o 568 tem HSS. Considerando que o HSS da D7000 é no máximo 1/250, será que ela retira vantagem do YN568?

A YN tem linhas com TTL e linhas manuais. Acho que os que possuem TTL são 468II, 565 e 568. Se quer apenas um flash bacaninha pra luz de preenximento e para registros dentro de ambientes fechados (que tenham parede próxima para rebater), o 468II já é mais do que suficiente. O top da marca é o 568, mas não acho que o custo/benefício dele compense. Os benefícios acima do 565 são poucos e nem todos sentem falta, mas a diferença de preço é grande: o 565 sai por cerca de 100 dólares enquanto que o 568 sai por 180. Eu acabei de comprar um 565 pra mim e já acho que um 468II talvez faria até o mesmo trabalho para o meu uso...

Alguém sabe responder se esse Flash Youngnuo 468 II, é compatível com a Canon T4i ?

Qualquer flash com sapata quente padrão serve, ao menos em modo manual. No modo TTL precisa casar a comunicação. O 468II tem sim uma versão para Canon, totalmente compatível com a T4i.
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