Autor Tópico: Dimensionar potência de Flash Estudio.  (Lida 11178 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2014, 18:53:32
Particularmente estou apenas tentando responder as questões feitas no tópico, e não direcionando ou não como deve ser fotografado, por isso que inclusive eu disse que deve ser feita primeiro uma análise que como vc quer a foto, oq quer trabalhar, algulos, reflexo, destaques... pra depois definir oq vai usar pra ser trabalhado, como o próprio Claudio sugeriu (por sinal, linda foto, pra variar) :ok:

valeu pelas respostas...

Sobre como serão as fotos, provavelmente não vá fugir muito do que já faço aqui.. O instrumento em cima de uma mesa com fundo preto recuado atrás..

Existe uma limitação muito grande de espaço aqui pra fazer outros arranjos muito diferentes.. O espaço só dá mesmo pra uma luz lateral e um rebatedor no lado contrário. E fundo escuro mesmo, porque tenho que fotografar no meio de máquinas da oficina. Uma fotografia de fundo claro como a que você postou, provavelmente eu teria problemas de reflexos indesejáveis, de luzes e até mesmo de máquinas que invariavelmente estarão perto. Como são máquinas pesas, não dá pra ficar arrastando pra liberar espaço pra movimentar e mudar composição..

Mas fiquei curioso sobre essa iluminação feita por trás como o Claudio sugeriu.. Dependendo do esquema essa é possível aqui..
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 18:54:44 por Luciano.Queiroz »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Março de 2014, 23:57:11

Particularmente estou apenas tentando responder as questões feitas no tópico, e não direcionando ou não como deve ser fotografado, por isso que inclusive eu disse que deve ser feita primeiro uma análise que como vc quer a foto, oq quer trabalhar, algulos, reflexo, destaques... pra depois definir oq vai usar pra ser trabalhado, como o próprio Claudio sugeriu (por sinal, linda foto, pra variar) :ok:

Leo, obrigado, tamb[em gosto muito das suas fotos.

Eu estou meio sem tempo, gostaria de desenhar um esquema em 3d pra este tipo de foto, mas esta semana estou reformando o piso do estúdio e trocando equipamentos, uma correria danada e acabei de chegar em casa.

Eu falei nas placas acrílicas ou lightforms de tecido pois são até mais baratos que os hazys e como estamos falando de um objeto padrão em uma posição padrão, não precisaremos da versatilidade do hazy.

A idéia poderia ser uma caixa de luz com fundo cinza, se quiser colocar o instrumento de pé. Se sobrar uma luz para o fundo, pra dar um glow, melhor. O esquema da minha foto é muito simples, uma placa acrílica acima e outra abaixo do instrumento, o recuo delas em relação à câmera faz com que as especulares avancem no corpo do baixo. Neste caso pendurei com fios de nylon e deixei ele horizontal (o baixo é meu). Mas poderia perfeitamente ser colocado de pé, com as duas placas uma de cada lado. Acho que cada placa vai custar uns 100 reais, é acrílico leitoso. Basicamente é o mesmo efeito do hazy, sem o filtro interno, porém podemos trabalhar a distancia entre a luz e a superfície, controlando a forma da luz, de quadrada/retangular, para um anel de transição perolizada, que fica muito bonito em uma superfície brilhante. Pra ser um trabalho mais prático e eficiente, o esquema do leo é ótimo também, pois não é necessário trabalhar o reflexo direto na superfície, caso a caso, o que demanda muito tempo.

Em um violão marrom, tudo bem, uma luz comportada serve bem, mas a coisa pode piorar se tivermos um instrumento preto brilhante, neste caso seremos obrigados a revelar brilho, e como eu falei, a única ferramenta que temos pra revelar a textura de uma superfície é através da borda da especular (borda do hazy ou acrílico).



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 01 de Abril de 2014, 09:47:09
valeu pelas respostas...

Sobre como serão as fotos, provavelmente não vá fugir muito do que já faço aqui.. O instrumento em cima de uma mesa com fundo preto recuado atrás..

Existe uma limitação muito grande de espaço aqui pra fazer outros arranjos muito diferentes.. O espaço só dá mesmo pra uma luz lateral e um rebatedor no lado contrário. E fundo escuro mesmo, porque tenho que fotografar no meio de máquinas da oficina. Uma fotografia de fundo claro como a que você postou, provavelmente eu teria problemas de reflexos indesejáveis, de luzes e até mesmo de máquinas que invariavelmente estarão perto. Como são máquinas pesas, não dá pra ficar arrastando pra liberar espaço pra movimentar e mudar composição..

Mas fiquei curioso sobre essa iluminação feita por trás como o Claudio sugeriu.. Dependendo do esquema essa é possível aqui..

Então, no esquema que mostrei seria uma esquema simples para o violão naquela inclinação, pode-se fazer com outro fundo tb, sem problemas, mas o mesmo esquema com o violão frontal mostrando apenas o tampo e não a lateral junto, sem inclinação alguma já não funcionaria, ficaria um reflexo reto cortando o meio do tampo, ou por exemplo usando o esquema que o Claudio usou no baixo vc não vai ter necessariamente os mesmos brilhos laterais no corpo do instrumento, por que o baixo da foto conta com um acabamento diferente da viola, arredondado, possibilitando naquele esquema realçar tais reflexos, do qual não seria o mesmo para a viola com uma quina, teria que ser ajeitado um esquema para sua peça, por isso acho legal ser discutido as ferramentas e as possibilidades, inclusive acho que a proposta do acrílico do Claudio é uma sacada muito melhor para trabalhar com mais detalhes, eu mesmo vou comprar umas placas essa semana   :)
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 09:47:40 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #18 Online: 01 de Abril de 2014, 13:00:22
Legal Claudio e Leo.. obrigado as dicas...

Vou fotografar um instrumento hj e aproveito e faço uma foto do esquema que uso, só pra vcs sentirem o drama do posicionamento aqui... e de repente pra dar alguma outra ideia..





Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2014, 13:06:13
O acrílico é muito bom, mas tem o problema do peso, acaba ficando curvo quando precisa ser levantado por fios, por exemplo.

Então você também pode pensar em uma moldura de madeira com aquele papel difusor da rosco, fica leve e rígido. Só perde para o acrílico na precisão das bordas, que são úteis para efeitos de brilho como os que vemos nas fotos automotivas.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2014, 19:55:32
Sintam o drama do posicionamento aqui... difícil de mudar o ângulo..

 Hoje fiz um teste com outro material sendo o "chão" do instrumento. Um adesivo preto. No teste ele ainda ficou solto e por isso o reflexo de baixo ficou todo torto. Mas o resultado me agradou um pouco mais. Nos próximos testes decido se deixo um reflexo bonitinho ou apago de vez ele, deixando tudo preto.

Agora preciso arrumar o esquema de iluminação.. Esse Frankenstein meu é chato de guardar e a luz é fraca. Sempre dá uma exposição por volta de ISO 100 f/8.0 e 0,6 a 0,8 segundo.

FOTO DE TESTE:


ESQUEMA DE LUZ USADO:





Novas ideia e dicas são bem vindas.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2014, 22:32:55
Eu tenho uma idéia para colocar embaixo do instrumento para criar o reflexo: um pedaço de acrílico preto.

Agora... pra iluminar isso aí, acho que o ideal seria uma tocha com controle de potencia e um softbox grande (ou um octobox).

Com um speedlight é dificil de conseguir uma luz grande o suficiente.

Mas os maiores mestres já passaram uma quantidade e qualidade excelente de informações.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2014, 09:37:07
Bom dia pessoal!

Olha, não tenho tanta experiência assim com foto de produtos, mas já tinha indicado em outro tópico e volto a indicar:
No seu caso ficaria ótimo utilizando chapa de ACM, faz o reflexo uniforme e dá para fazer ótimas composições.

No seu exemplo das fotos que postou de seu estudio improvisado na linha de produção, bastaria colocar uma chapa sobre a bancada, o produto a ser fotografado em cima do ACM e a outra chapa atrás do produto com uma inclinação em direção ao produto, ou seja faria um triângulo - eu tenho uma chapa que é furada em dois corners e seguro com arame
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2014, 22:26:41

Bom dia pessoal!

Olha, não tenho tanta experiência assim com foto de produtos, mas já tinha indicado em outro tópico e volto a indicar:
No seu caso ficaria ótimo utilizando chapa de ACM, faz o reflexo uniforme e dá para fazer ótimas composições.

No seu exemplo das fotos que postou de seu estudio improvisado na linha de produção, bastaria colocar uma chapa sobre a bancada, o produto a ser fotografado em cima do ACM e a outra chapa atrás do produto com uma inclinação em direção ao produto, ou seja faria um triângulo - eu tenho uma chapa que é furada em dois corners e seguro com arame
O que seria ACM?

Esse tópico tá um show de aprendizado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2014, 22:32:05
O que seria ACM?

Esse tópico tá um show de aprendizado.

Sanduíche de chapa de alumínio com recheio de PE.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2014, 22:39:12
Sanduíche de chapa de alumínio com recheio de PE.

 :assobi: :assobi:

e o que seria PE?  :doh:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2014, 00:22:33
Polietileno.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2014, 04:43:56
Uma Sombrinha grande e um flash simples acho que já resolveria.
Leve, fácil de comprar e de montar!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2014, 06:41:16
Uma Sombrinha grande e um flash simples acho que já resolveria.
Leve, fácil de comprar e de montar!

vou emprestar uma sombrinha e testar... eu nunca cogitei porque sempre pensei como o Dimi, que não teria luz suficiente com isso...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2014, 07:29:05
Eu tenho um bem grande, comprei no mercado livre, foi barato. Um Flash em full power e a sombrinha bem longe e com um feixe bem aberto...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr