Autor Tópico: Dimensionar potência de Flash Estudio.  (Lida 11177 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 31 de Março de 2014, 11:35:09
Pessoal, seguinte.

Penso em comprar um flash de estúdio para uso na minha oficina, para fotos de instrumentos que fabrico, mas não manjo quase nada de estúdio.

Breve historinha: Hoje as fotos são feitas com um difusor "Frankenstein" de luz contínua que eu fiz aqui, de madeira e com refletor de jardim de 500W halógeno. Porém é um baita trambolho pra carregar, não desmonta, o que acaba ocupando muito espaço pra guardar, e a luz contínua não é muito forte, o que faz eu sempre ter que fazer longe exposição - ISO100 - f/8 - 1/2 a 0,8 seg. E fotografo somente à noite pra conseguir um fundo escuro. Com flash mais potente que minha luz teria maior mobilidade de horário.

Segue um exemplo de imagem:



Aí vem as dúvidas...

Normalmente faço fotos de 1 a 3 instrumentos por vez somente (de 5 a 15 fotos no total)... então, o único motivo de eu comprar um flash de estúdio seria por ter mais potência que um flash dedicado.. mas isso é verdade? Como são poucas fotos, o faslh dedicado (se conseguir iluminar suficientemente) não terá problemas de falta de energia, tempo de reciclagem, etc..

Qual potência de flash de estúdio poderia comprar sem me arrepender? Vejo no mercado Flashs de 100W a 400W...

E softbox? Penso em algo como 1,2m de altura pra iluminar o instrumento em pé por igual (os instrumentos tem no máximo 1,10m, mas normalmente perto de 90cm).

Possuo 2 flashs dedicados e radio flashs pra eles. Existe adaptação pra usar um softbox com esses flashs? Será que eu conseguiria iluminar com 1 softbox grande somente ou teria que usar 2, um pra cada flash por causa do tamanho?

Queria ter o menor trabalho possível pra montar, então se com flash dedicado acabar precisando de 2 tripés, 2 softbox, etc, prefiro comprar uma tocha mesmo que pelo menos é uma coisa só pra montar..

« Última modificação: 31 de Março de 2014, 11:38:06 por Luciano.Queiroz »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2014, 11:38:39
Não vou poder ajudar, mas só uma dica, tem um softbox para flash de sapata a venda nos classificados aqui do MF.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2014, 12:00:33
Luciano, as vantagens de usar as tochas de estúdio, pra mim, são o tempo de reciclagem quase instantâneo, a maior potência e a luz de modelagem. Essas 3 coisas facilitam demais a vida da gente em estúdio.

Mas os flashes dedicados têm algumas vantagens, como a portabilidade e o preço. Se você faz poucas fotos por mês, tem que ver se compensa investir em tochas de estúdio. Para instrumentos de 1,1m de altura, você não precisa necessariamente de um softbox desse tamanho, pode ser um pouco menor que a diferença não vai ser tão brutal assim.  Mas caso prefira usar softboxes maiores, dá pra adaptar 2 flashes dentro do sofbox, tem alguns esquemas pra fazer isso. Aí a potência vai ser maior, o tempo de reciclagem menor, e fica mais fácil de cobrir toda a área do softbox.

Enfim, não tenho tanta experiência com esse tipo de foto, sei que o verniz muitas vezes causa reflexos indesejáveis, e tem outros detalhes finos, mas acho que dá pra fazer uns testes com os flashes antes de investir nas tochas.

Abraços


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2014, 12:01:50
Normalmente faço fotos de 1 a 3 instrumentos por vez somente (de 5 a 15 fotos no total)... então, o único motivo de eu comprar um flash de estúdio seria por ter mais potência que um flash dedicado.. mas isso é verdade?

Não, existem diversas variáveis (acessórios, distribuição da luz...), mas potência acho que não é uma delas, tem flashes como o 600ex que chegam ao NG 60, que é mais que suficiente

Qual potência de flash de estúdio poderia comprar sem me arrepender? Vejo no mercado Flashs de 100W a 400W...

Acho que entre 200 ou 400 já esta otimo

E softbox? Penso em algo como 1,2m de altura pra iluminar o instrumento em pé por igual (os instrumentos tem no máximo 1,10m, mas normalmente perto de 90cm).

Possuo 2 flashs dedicados e radio flashs pra eles. Existe adaptação pra usar um softbox com esses flashs? Será que eu conseguiria iluminar com 1 softbox grande somente ou teria que usar 2, um pra cada flash por causa do tamanho?

Existem acessórios pra vc colocar um ou mais flashes no mesmo soft box, eu já usei muito esse (comprado na Mako):



Quebra um galho, mas acho que vc não tem um aproveitamento legal do softbox usando dessa forma, mesmo que seja mais de um flash, eu usaria aqueles softbox onde o flash fica dentro dele e a luz é debatida nas paredes do soft, como ja foi conversado nesse tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=85180.0

« Última modificação: 31 de Março de 2014, 12:04:49 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2014, 12:12:58
Acho que só precisa definir como é o padrão das fotos que vai querer fazer pra ver quais acessórios precisa comprar, se vai querer algo mais uniforme, ângulos específicos, reflexos...

Essa foto por exemplo eu usei um soft de 120cm como luz principal:





Mas cada caso é um caso
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2014, 13:10:17
Valeu pelas respostas pessoal.. acho que tá mais ou menos dentro do que eu já imaginava.

A maior dificuldade é ter que decidir o que usar sem poder testar pra saber o que funciona ou não....


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2014, 13:51:55
Leo, você conhece algum modelo desse que vai o flash por dentro pra indicar?

Achei esse, que monta como uma sombrinha:




http://www.ebay.com/itm/Selens-umbrella-softbox-Speedlite-Flash-60-90cm-24-36in-Softbox-s6090-/141030523863?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20d61303d7

o lado ruim é que parece que não dá pra inclinar o softbox pra baixo pra fazer uma luz mais superior (pelo menos não com maior estabilidade).. mas pelo preço acho que dá pra arriscar e testar.. e dá pra eu fazer um esqueminha e colocar 2 flashs dentro pra aumentar a potência
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 13:54:15 por Luciano.Queiroz »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2014, 14:07:38
Eu ia comprar um desses, mas além da inclinação limitada, tem outro ponto negativo pra mim, que estou bem no  comecinho do aprendizado: com o flash manual, dificulta muito ajustar a potência. É que, diferente do Leo, do Cláudio Rombauer e outros feras, eu não tenho o fotometro no olho,  então vai na tentativa e erro mesmo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2014, 14:33:27
Levando em conta estarmos falando de um instrumento de luthier, também é importante a valorização do envernizado. Não existe como revelar brilho sem trabalhar com reflexos especulares sobre a superfície a ser revelada. Para isto, eu recomento uma grande placa de acrílico com uma ou duas fontes de luz atras, nem precisa ser flash, jã que voce pode usar um tripé e trabalhar com longa expo. O hazy cria uma massa de luz muito uniforme e artificial, tem pouco controle, se comparada ao lightform, além da borda ser imprecisa.
Mas, para um esquema mais rápido e simples, você pode usá-los.

Eu montei um esquema padrão para oferecer a dois colegas fabricantes de instrumentos, um em Curitiba e outro em São Paulo, e eles mesmo fotografam com sucesso.






http://500px.com/photo/2562576



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2014, 14:39:34
Luciano, ouça bem as palavras do Léo e do Claudio, porque esses dois manjam muito do assunto!  :worship: :clap:

De quebra, eu vou acompanhando aqui para aprender um pouco mais, eheheh...  ;) :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2014, 15:04:32
Claudio, poderia dar mais detalhes? não sei se entendi o esquema que você explicou...

No caso do baixo da foto, como ele está? em pé, deitado? O acrílico é preto? como é o esquema de posicionamento dessas luzes e rebatedores, etc?


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2014, 15:57:09
Acompanhando :)
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2014, 16:14:38

Luciano, ouça bem as palavras do Léo e do Claudio, porque esses dois manjam muito do assunto!  :worship: :clap:

De quebra, eu vou acompanhando aqui para aprender um pouco mais, eheheh...  ;) :D
Com certeza...

Aprendendo bastante nesse tópico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.841
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2014, 17:50:53
Acompanhando também.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2014, 18:43:23
Leo, você conhece algum modelo desse que vai o flash por dentro pra indicar?

Achei esse, que monta como uma sombrinha:



http://www.ebay.com/itm/Selens-umbrella-softbox-Speedlite-Flash-60-90cm-24-36in-Softbox-s6090-/141030523863?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20d61303d7

o lado ruim é que parece que não dá pra inclinar o softbox pra baixo pra fazer uma luz mais superior (pelo menos não com maior estabilidade).. mas pelo preço acho que dá pra arriscar e testar.. e dá pra eu fazer um esqueminha e colocar 2 flashs dentro pra aumentar a potência

Puxa, não conheço nenhum, mas esse que vc colocou ai parece ser interessante, infelizmente essas são as limitações que temos trabalhando com flash remoto, como eu disse, por isso eu prefiro trabalhar com tochas... mas pra conseguir que esse soft que vc colocou fique um pouco mais articulado talvez o ideial seria usar ele em uma girafa, como essa http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=99994.0

Particularmente estou apenas tentando responder as questões feitas no tópico, e não direcionando ou não como deve ser fotografado, por isso que inclusive eu disse que deve ser feita primeiro uma análise que como vc quer a foto, oq quer trabalhar, algulos, reflexo, destaques... pra depois definir oq vai usar pra ser trabalhado, como o próprio Claudio sugeriu (por sinal, linda foto, pra variar) :ok:
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 18:46:44 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).