Autor Tópico: Substituta para a Canon G11. Qual???  (Lida 5040 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 22 de Abril de 2014, 08:09:45
Amigos, o que eu desconfiava se confirmou. Minha Canon G11 está com um defeito que não vale a pena consertar. Ficaria muito caro e, como a câmera já pifou pela 2ª vez, não estou disposto a encarar mais essa.
Tenho uma Canon 70D e preciso de uma câmera menor para usar no cotidiano. Levar a uma praia com as crianças, na floresta, no clube etc.
(A 70D é uma ótima câmera, mas não dá pra levar a qualquer lugar.)
Não estou disposto a pegar outra Canon (G15, por exemplo). Gostaria de trocar de marca, talvez uma Nikon, Fuji...
Alguém consegue sugerir alguma câmera compacta que produza fotos de alta qualidade?
Saudações.


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2014, 16:40:07
Aos administradores, se for o caso, transfiram esse tópico para o das câmeras compactas.
Somente agora percebi o equívoco.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2014, 22:20:19
Há várias compactas que produzem boas imagens, como a Sony RX100, Sony Nex, Fuji X10, Fuji X20, Fuji XQ1, Canon G15, Canon G16, Canon G1X... Depende das características que você deseja que a máquina tenha, e é claro, quanto você pode gastar.


ever007

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2014, 21:21:40
Estou com uma dúvida parecida: mirrorless (nesse caso iria de Canon eos M) x compacta premium (iria de Canon G15, pelo valor).

Sei q a mirrorless tem qualidade superior, mas vc a portabilidade não é boa.


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2014, 09:49:05
Se couber no orçamento, a minha recomendação é a Sony RX100II. Na minha opinião é a melhor das compactas atualmente.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2014, 10:24:05
Se couber no orçamento, a minha recomendação é a Sony RX100II. Na minha opinião é a melhor das compactas atualmente.

Na minha opinião não vale a diferença dela para a RX-100, pelas firulas que oferece.

A melhor relação custo benefício hoje é a RX-100. A qualidade de imagem entregue pela duas é absolutamente a mesma.
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, 10:25:11 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2014, 10:45:16
Minha compacta premium era a Xz1 e agora é a Xz2.
Para o que se espera de uma compacta, dá e sobra.
Está custando 260 dólares na Amazon.
Se quiser ter uma ideia das fotos que ela entrega:
https://www.flickr.com/search?sort=relevance&text=xz2
 :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2014, 15:07:51
Minha compacta premium era a Xz1 e agora é a Xz2.
Para o que se espera de uma compacta, dá e sobra.
Está custando 260 dólares na Amazon.
Se quiser ter uma ideia das fotos que ela entrega:
https://www.flickr.com/search?sort=relevance&text=xz2
 :)

Mas a XZ2 não é concorrente direta da Sony RX-100 e nem seria uma substituta da Canon G11, conforme nosso colega está buscando.

A XZ2 é o que se pode chamar de Compact Camera enquanto a Sony RX-100 é o que eles denominam Large Sensor Compact Camera.

São segmentos distintos, não que a XZ2 não entregue boas imagens, mas a Sony de fato está um degrau acima.

Veja o tamanho do sensor de ambas, lembrando que a Sony além de ter um sensor bem maior, também fotografa em RAW e Jpeg e não sei se a XZ2 também o faz.

http://cameraimagesensor.com/size/#231,163,a

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2014, 15:56:49
Mas a XZ2 não é concorrente direta da Sony RX-100 e nem seria uma substituta da Canon G11, conforme nosso colega está buscando.

A XZ2 é o que se pode chamar de Compact Camera enquanto a Sony RX-100 é o que eles denominam Large Sensor Compact Camera.

São segmentos distintos, não que a XZ2 não entregue boas imagens, mas a Sony de fato está um degrau acima.

Veja o tamanho do sensor de ambas, lembrando que a Sony além de ter um sensor bem maior, também fotografa em RAW e Jpeg e não sei se a XZ2 também o faz.

http://cameraimagesensor.com/size/#231,163,a
A Xz2 fotografa em RAW sim.  :ok:
E ela está em um segmento diferente da RX também. Só que a RX100, na loja da Sony custa $550. A Xz2 custa $299 na Amazon.
Essa coisa de compactas é uma loucura.  A Sigma DP3 está custando $630 e produz imagens absurdamente fantásticas. Mas tem suas limitações também.
Eu, pessoalmente, acho que compacta não é câmera de alto investimento. É uma coisa mais descontraída,  que você até esquece no porta luvas. Eu não pagaria, por exemplo, mais de $1000 numa Leica D LUX 5, que custa 3x mais que a Panasonic DMC-LX5. E o colega não está comprando uma compacta para ser a câmera principal (Ele tem uma 7d). Daí a sugestão de uma opção mais em conta.

Acho que dá para se divertir com uma compacta mais em conta. Ainda mais que é para utilização descontraída.
A Olympus tem grande tradição em boas compactas. A Xz1 surpreendeu muita gente, quando de seu lançamento.
A Xz2 manteve o mesmo projeto, com pequenas alterações (um pouco mais de pixels, etc.). Eu gosto disso na Olympus. Ela manda bem num projeto e vai seguindo a linha. Você fode fidelizar e não terá surpresas desagradáveis.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2014, 16:18:02
A Xz2 fotografa em RAW sim.  :ok:
E ela está em um segmento diferente da RX também. Só que a RX100, na loja da Sony custa $550. A Xz2 custa $299 na Amazon.
Essa coisa de compactas é uma loucura.  A Sigma DP3 está custando $630 e produz imagens absurdamente fantásticas. Mas tem suas limitações também.
Eu, pessoalmente, acho que compacta não é câmera de alto investimento. É uma coisa mais descontraída,  que você até esquece no porta luvas. Eu não pagaria, por exemplo, mais de $1000 numa Leica D LUX 5, que custa 3x mais que a Panasonic DMC-LX5. E o colega não está comprando uma compacta para ser a câmera principal (Ele tem uma 7d). Daí a sugestão de uma opção mais em conta.

Acho que dá para se divertir com uma compacta mais em conta. Ainda mais que é para utilização descontraída.
A Olympus tem grande tradição em boas compactas. A Xz1 surpreendeu muita gente, quando de seu lançamento.
A Xz2 manteve o mesmo projeto, com pequenas alterações (um pouco mais de pixels, etc.). Eu gosto disso na Olympus. Ela manda bem num projeto e vai seguindo a linha. Você fode fidelizar e não terá surpresas desagradáveis.  :)

Continuo afirmando e você concordou que as duas são de segmentos diferentes. Uma é Compact Camera, igualzinha a todas as outras Compact Câmeras, e portanto com o sensorzinho 1.7 igual a todas, enquanto a outra está em outra categoria, chamada Large Sensor Compact Camera e por isto, e só por isto já não podem ser comparadas ou serem consideradas equivalentes. O próprio site de comparação dos sensores das câmeras faz esta diferenciação, qual seja, coloca cada uma em seu grupo. E também só por isto o preço das duas é bem diferente.

Por outro lado e apesar disto, seu ponto de vista faz sentido. Se o sujeito quer apenas uma câmera descompromissada pra usar descontraidamente e que ele pode até esquece-la no porta luvas, de fato a XZ2 pode atende-lo. Eu pessoalmente procuro o melhor possível e portanto um sensor maior, PRA MIM, faz toda a diferença e eu pagaria um pouco mais por isto, como paguei, mesmo sendo para uma segunda cam, mesmo sendo uma compacta.

Mas ambas vão entregar imagens muito boas e no final do dia o que vai fazer a diferença mesmo é quem vai apertar o botão.
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, 16:40:07 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2014, 23:57:24
Continuo afirmando e você concordou que as duas são de segmentos diferentes. Uma é Compact Camera, igualzinha a todas as outras Compact Câmeras, e portanto com o sensorzinho 1.7 igual a todas, enquanto a outra está em outra categoria, chamada Large Sensor Compact Camera e por isto, e só por isto já não podem ser comparadas ou serem consideradas equivalentes. O próprio site de comparação dos sensores das câmeras faz esta diferenciação, qual seja, coloca cada uma em seu grupo. E também só por isto o preço das duas é bem diferente.

Por outro lado e apesar disto, seu ponto de vista faz sentido. Se o sujeito quer apenas uma câmera descompromissada pra usar descontraidamente e que ele pode até esquece-la no porta luvas, de fato a XZ2 pode atende-lo. Eu pessoalmente procuro o melhor possível e portanto um sensor maior, PRA MIM, faz toda a diferença e eu pagaria um pouco mais por isto, como paguei, mesmo sendo para uma segunda cam, mesmo sendo uma compacta.

Mas ambas vão entregar imagens muito boas e no final do dia o que vai fazer a diferença mesmo é quem vai apertar o botão.

Na verdade eu diferencio compacta de segunda câmera. Eu considero minha segunda câmera  a Pentax K3 (cropada) ou a Olympus OMD  EM5 (pensando apenas  no sensor). Compactas são compactas. Lentes não cambiáveis, poucos controles, fotos que não serão ampliadas, portabilidade, fáceis de usar. Eu brinco que é a câmera que você dá pra sua acompanhante tirar umas fotos e não ter de emprestar a "oficial".  :D
Quanto ao tamanho do sensor, o micro 4/3 da Olympus é bem melhor que  de muitas câmeras DSLRs que estão por aí. Ele está integrado a um Sistema. Sensor pequeno, integrado numa câmera cujo Sistema seja compatível com ele e tenha lentes decentes para acompanhá-lo funciona muito bem sim. Como a Olympus investe bem nisso, foi uma das razões para escolhe-la.
 Nesse caso, tamanho não é documento. E, como eu tenho mãos grandes,  a OMD vira quase uma "compacta" para mim.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2014, 12:17:44
Amigos, obrigado pelas sugestões.

No momento, estou pendendo mais para a Sony RX-100 ou RX-100II, apesar de serem mais caras do que a Olympus, por exemplo.

Uma dúvida:
A Canon 70D possui um recurso interessante que ficaria melhor ainda numa câmera compacta.
Trata-se de opção de tirar uma foto bastando clicar no LCD no local em que se deseja o foco.
Como a tela LCD é sensível ao toque, configurando-a com este recurso, ao clicar no rosto de uma pessoa, por exemplo, a câmera imediatamente faz o foco e tira a foto, não precisando clicar no botão do obturador.

Vocês conhecem alguma compacta de alta qualidade (entenda-se ótimas imagens) que possui esse recurso?
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 12:19:01 por andresylva »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2014, 12:56:22

Como a tela LCD é sensível ao toque, configurando-a com este recurso, ao clicar no rosto de uma pessoa, por exemplo, a câmera imediatamente faz o foco e tira a foto, não precisando clicar no botão do obturador.

Vocês conhecem alguma compacta de alta qualidade (entenda-se ótimas imagens) que possui esse recurso?

Já que você está disposto a gastar 600 USD em uma câmera pequena, por que não pensa numa Sony NEX-5R (O mesmo preço).
Muito mais câmera que uma compacta (Na verdade, para mim, É uma compacta, só que tem lentes cambiáveis) e pequena também. E tem Touch screen.  :)
Ou a Samsung NX300 (Mesmo preço). Idem?  :ponder:
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 12:59:11 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2014, 13:07:30
Sem querer polemizar:
A Sony RX100 II custa 750 DOLETAS!  :eek: :eek: :eek: :eek:
Cara, isso é ENGANAÇÃO.  8-) 8-) 8-)
Uma Olympus OMD EM5 custa MENOS que isso.
É INFINITAMENTE mais câmera do que ela. E praticamente tão "portável" quanto ela.
Sei lá... acho que o consumidor deveria colocar um freio nessa orgia. Os fabricantes apostam no quesito "Lançamento", "Novidade". Acho que está na hora de pagarem esse tipo de aposta.  ;)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2014, 13:09:40
Já que você está disposto a gastar 600 USD em uma câmera pequena, por que não pensa numa Sony NEX-5R (O mesmo preço).
Muito mais câmera que uma compacta (Na verdade, para mim, É uma compacta, só que tem lentes cambiáveis) e pequena também. E tem Touch screen.  :)

Ou a Samsung NX300 (Mesmo preço). Idem?  :ponder:

Sem querer polemizar:
A Sony RX100 II custa 750 DOLETAS!  :eek: :eek: :eek: :eek:
Cara, isso é ENGANAÇÃO.  8-) 8-) 8-)
Uma Olympus OMD EM5 custa MENOS que isso.
É INFINITAMENTE mais câmera do que ela. E praticamente tão "portável" quanto ela.

Sei lá... acho que o consumidor deveria colocar um freio nessa orgia. Os fabricantes apostam no quesito "Lançamento", "Novidade". Acho que está na hora de pagarem esse tipo de aposta.  ;)


Mandaram muito BEM.  :ok: :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI