....18-55mm VR, to ƒ/8 or ƒ/11. Best results for sharpness seem to be achieved with the lens set to wide angle (18mm) and ƒ/11... Que droga...
Não tem problema algum, na prática: se vc estiver em uma situação com iluminação tão intensa que precise fechar mais do que f/11, simplesmente baixe o ISO para 100 e tasque a velocidade tão alto qto possível e necessário para o fotômetro indicar exposição OK.
Aliás, o normal é vc ter luz de menos, e não luz demais. Tem uma regrinha antiga que a gente lembrava para qdo o fotômetro deixava de funcionar por desgaste da bateria, nas câmeras mecânicas (vinha na caixinha do filme): céu aberto, sol de verão, filme ASA (ISO) 100, era f/16 a 1/125s. Ou seja, adaptando para os dias de hoje, em situações normais, se colocar em ISO 100 e 1/125s, vc só precisa de f/16. No caso dessa lente, vc coloca em f/11 (abre mais um pouco) e aumenta a veloc para 1/250, e assim por diante.
Mas posso garantir que, exceto se vc vai fazer uma enorme ampliação de sua foto ou vendê-la para ser capa de revista, onde o nível de exigência é muito grande, vc não verá diferença nenhuma entre f/11 e f/16... Esses testes são detalhistas pq hoje em dia tudo é praticamente igual para uso amador. O nível de exigência profissional faz com que vc deixe essa lente pra lá e parta para lentes prime (distância focal fixa) de alto preço e qualidade que atenda essas exigências.
Eu poderia até chutar que o pessoal que está tendo problema de nitidez a f/22 é mais pela baixa velocidade usada do que pela refração. Situação normal que exige f/22 é sol a pino com 1/60 ou ainda menos... Mas o efeito existe mesmo...