acho que tudo tem mais haver com o marketing pessoal.
vejo muita gente com trabalhos ruins vendendo muito,como ligamos para qualidade achamos que todos são assim,claro que devemos vender algo bom,mas o marketing e divulgação é sim a alma do negócio
Isso é uma coisa que tenho que melhorar muito.
A algum tempo atrás fiz uma coisa "feia": Pedi a uma amiga que solicitasse orçamento de vários estudios na cidade, bons e ruins, afim de ver se meus preços estão muito acima ou abaixo da "praça".
Minha conclusão é que tem um pessoal que faz um trampo no nível do meu, cobra mais caro, (alguns bem mais), e um pessoal com preço parecido com o meu que tem o trampo abaixo do meu (alguns bem abaixo).
Aí eu me perguntei: Se meu trabalho é relativamente bom, e não sou careiro, porque não pego todos os casamentos da cidade?
Simples, porque sou um manézão que não sabe se vender.É duro ter que aceitar isso, mas esse tipo de auto crítica faz bem pra todo mundo. conhecer os proprios defeitos, e tentar melhorá-los...
Fiz uma lista no facebook de quase todas as promoters da cidade. Excluí as que tem esquema de exclusividade com os figurões, careiros, kkk
Mandei msg pra umas 20~25 promoters/assessoras...
Subi "secretamente" os orçamentos em 10%, e "generosamente" ofereci comissão pra elas. Simples e descarado assim.
BINGO!
Veio bastante gente, fechai alguns, outros quero fechar ainda, não tive que dar dinheiro do meu bolso pra elas, e to ficando com a agenda menos branca, kkkkkkkkkkk
Promoter, decorador(a) e buffet são pontos chaves pra pegar casamento bom...
Recomendo.