Autor Tópico: Fotos estão sendo corrompidas em meu HD  (Lida 3789 vezes)

JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 25 de Abril de 2014, 13:21:08
Boa tarde amigos,

Estou com um problema com minhas fotos que estão em meu HD Sansung.
No ano passado tive um problema com meu HD e tive que fazer uma recuperaçao de minhas fotos. Recuperei quase tudo e fiz um Backup delas em outro HD, um Seagate. Porém após um ano as fotos começaram a aparecer corrompidas (Com riscos). Inicialmente começou em imagens em Tiff e não em imagens NEF (RAW) ou jpeg. O que mais me deixa intrigado é o seguinte: O problema começou em meu HD Sansung, e agora fui ver as fotos no HD de Backup Seagate e nele também começou os mesmos problemas e nas mesmas pastas. Já tentei muita coisa e não obtive resultado... Passei anti vírus e não acusou nada.
Será que alguém poderia me ajudar?

Aguardo contato dos amigos.

Abraço

Jorge
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 13:32:51 por JORGINHO »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2014, 13:33:43
Nossa...interessante....principalmente prq o meu backup tbm está em um HD da Sansung...... :hysterical:

Vou ficar de olho......

Não seriam fungos que acabaram prejudicando tanto um quanto o outro aparelho??


JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2014, 15:10:00
Ola  Raphael Sombrio,

Muito obrigado pelo interesse em querer me ajudar.
Não creio que seja fungo pois os HDs são novos e ficam em ambientes controlados e sem fungos.
A unica coisa que consegui descobrir agora é que nas pastas onde os arquivos apresentaram os erros eu notei que há um arquivo .BridgeSort e nas pastas que não deram erros elas estavam sem esse arquivo dentro.
Vou aguardar mais algumas respostas dos amigos aqui do Mundo Fotográfico.
Valeu por ajudar.

Abraço

Jorge
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 15:12:23 por JORGINHO »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2014, 16:07:30
..A unica coisa que consegui descobrir agora é que nas pastas onde os arquivos apresentaram os erros eu notei que há um arquivo .BridgeSort e nas pastas que não deram erros elas estavam sem esse arquivo dentro...Vou aguardar mais algumas respostas dos amigos aqui do Mundo Fotográfico.
Jorge

 Jorge, o arquivo com extensão  .BridgeSort  é um arquivo do Adobe Bridge (Cabinet file),  complemento do Photoshop,  mal me engano (nao uso faz tempo). O dano nos seus arquivos tiff, provavelmente,  estao relacionados com o uso do Adobe Bridge q pode ter algum arquivo corrompido gerando o problema. Sugiro reinstalar o Photoshop (que normalmente contem o Bridge, pelo q me lembro) e/ou fazer uma atualizaçao para uma versao atual. Acho muito  improvável que o problema  tenha relaçao com o HD..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2014, 16:27:28

Não é problema nos HDs, é algo aí no Windows ou em algum programa...
Seu Windows deve estar kakado, boa hora para formatar e instalar do zero. :snack:

Para checar o SMART do HD pode usar o CrystalDiskInfo 6.1.12
x86 http://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfo
x64 http://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoX64

Para checar os arquivos e tal http://www.superdownloads.com.br/materias/reparando-arquivos-corrompidos-chkdsk.html

Quanto a vírus veja http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=100793.15


JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2014, 00:50:45
Olá Pictus e Angelone

Quero lhes agradecer pela ajuda de vocês.
Eu instalei o programa Crystaldiskinfo e detectou que meu HD Samsung está com problema... Ou seja ela havia dado um problema no ano passado eu não conseguia mais acessar o HD e pedoa para ser formatado. Eu instalei um programa Get Data Back e consegui recuperar as fotos.
Transferi todas as imagens recuperadas para um HD Seagate que eu já tinha e depois transferi novamente para o HD que tinha dado problema e é o mesmo que tinha dado problema anteriormente. Ou seja, como o problema está se apresentando também no HD Seagate que era o meu Backup será que os arquivos que estavam no Samsung já estavam corrompidos ou com algum outro problema? O programa que conseguiu recuperar diagnosticou que todos os arquivos estavam com excelente qualidade e não havia nenhum corrompido e foi por isso que eu salvei no HD de backup.
Porém agora começou a dar problema nos dois HDs e nas mesmas pastas e fotos sendo que 99% das fotos que deu problema estão em TIFF nenhuma estava em Jpeg. Confuso não é galera?
Estou muito apreensivo, pois tenho muita coisa importante nos HDs.
Vocês sabem se é possível corrigir os arquivos corrompidos nos HDs sem perder os outros arquivos? Tenho medo de fazer isso e perder também os arquivos que estão bons.
Para finalizar... Rsssss Vocês sabem de algum bom programa free para corrigir arquivos de fotos corrompidos em HDs? Se souberem e puderem me indicar eu agradeço muito.

Abraço

Jorge 


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2014, 01:19:40
Teste sua memória ram com o memtest


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2014, 02:01:05
Jorginho

Já passou da hora de chamar um bom técnico.
 :D


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2014, 03:32:22
Os arquivos corrompidos do Samsung foram copiados para o Seagate, uma vez corrompido, já era...
O HD com problema tem que ir para o lixo, mas antes veja se não está na garantia e antes de jogar fora mete a furadeira no HD para inutilizar.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2014, 08:18:53
Com dois HDs ruins o melhor mesmo é comprar um novo (e um backup), antes de perder mais ainda.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2014, 10:16:18
Bom dia Pessoal,

Quero lhes agradecer pela atenção de todos.
Vocês sabem de um programa para recuperer HD e arquivos corrompidos?
Ainda vou tentar salvar meus arquivos

Grato pela atenção.

Abraço

Jorginho


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2014, 13:58:50
Se entendi a descrição do problema...
1 HD ruim com arquivos corrompidos, os mesmos foram copiados para outro HD, naturalmente continuaram corrompidos...
Não existe programa que possa concertar arquivo corrompido a não ser que o mesmo fosse previamente protegido por
algum esquema como o http://multipar.eu/  https://en.wikipedia.org/wiki/Parchive


JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2014, 15:45:45
Olá Pictus,

Eu me refiro a um programa que possa verificar o HD e analisar quais arquivos estão bons e não estão corrompidos, para que possa ser recuperados e salvos em outro Backup? É impossível que não tenha nada que nos auxilie diante de tanta tecnologia que temos na área da fotogrfia e informática.
Então ainda aguardo a sugestão de algum amigo do Mundo Fotográfico que possa me dar uma luz.

Abraço fraternal a todos os que me ajudaram.

Jorginho 
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 15:54:05 por JORGINHO »


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2014, 15:57:54
Na hora de fotografar um casamento ou batizado, todos os fotógrafos recomendam: "Contrate um fotógrafo profissional", acho que é unanime, se não, uns 98% afirmam.

Agora na hora de recuperar dados, consertar computador e coisas similares, não lembram de contratar um técnico. Recuperação de dados é coisa séria.

Portanto, volto a afirmar: Consulte um bom técnico que tenha experiência em recuperação de dados.

É claro sem desmerecer ninguém.

 >:D


JORGINHO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2014, 20:05:31
Olá amigos,
Eu me refiro a um programa que possa verificar o HD e analisar quais arquivos estão bons e não estão corrompidos, para que possa ser recuperados e salvos em outro Backup? É impossível que não tenha nada que nos auxilie diante de tanta tecnologia que temos na área da fotogrfia e informática.
Então ainda aguardo a sugestão de algum amigo do Mundo Fotográfico que possa me dar uma luz.

Abraço fraternal a todos os que me ajudaram.

Jorginho