só que na posição que os colocou eles me chamaram mais a atenção que o resto da foto
Alex:
Veja, não feriu absolutamente meus sentimentos, mas a crítica era meio fora de lugar, veja só o que repete acima...
Veja bem, se eu fotografei um poste e uma estrada, como é que o poste pode atrapalhar? Voc~e pode até não gostar de foto de poste, é um direito seu, mas o poste atrapalhar a foto dele mesmo é sem sentido algum, e demonstra, perdoe-me dizê-lo, um preconceito estético na análise do tipo "espero encontrar isto ou aquilo em uma foto de paisagem, e se não encontro, não goosto". Também é seu direito esse preconceito, ou preferência se a palavra for mais assimilável, mas de toda forma, fica sen sentido criticar a foto de um poste dizendo que o poste atrapalha.
O poste lhe chamou a atenção mais que o resto? É claro que sim, ele está centralizado, está dominando a vertical, está mais contrastado que o resto, está sobre a parte mais clara do azul. É claro que o poste chamaria mais atenção, não acha?
Não feriu meus sentimentos, Alex, mas cansou-me, cansou-me de um tipo de crítica que muitas vezes recebo onde o crítico procura encontrar a foto que ele faria e não a que foi feita. Veja bem, eu NUNCA critico foto alguma de ninguém por esse viés. Acho um viés absurdo. Mas mais da metade das críticas que recebo são assim.
É óbvio que ao ver fotos de tantos colegas, grande parte delas eu não faria, não acha? Sim, mas o que isso indica? Indica somente que o colega tem preocupações diferentes das minhas, e que não me cabe dizer a ele que minhas preocupações são as certas ou que me incomodou ver fotos cujo objetivo não tem signficado para mim. 98% das fotos de pôr-de-sol que vejo não significam nada para mim. 99% das fotos de flor que vejo são também sem significado algum. Não vou ficar enchendo o saco de colegas dizendo isso a cada foto. É o gosto dele, a preferência dele. Observo somente se foi bem feita, se está bem composta.
Por isso, se minha foto é de um poste na estrada -pois esse é o tema da foto- e algu em me diz que o poste o incomodou, é porque a pessoa está olhando a foto de tal maneira condicionada a gostar ou não da temática que sua crítica deixa de ser à foto mesma e passa a ser á temática, e aí não se torna uma crítica útil.
E sendo sincero, disso já me canso, pois em algum grau é uma chamada à "norma" que não posso nem aceitar sob pena de confinar-me à eterna repetição.
Infelizmente, Alex, no meio fotográfico ainda se confunde criticar (analisar, tentar entender) com achar defeitos e motivos pelos quais não se gosta de algo. Isso é um tipo de abordagem bastante empobrecedor, ainda mais quando acompanhado de preconceitos estéticos/simbólicos.