Autor Tópico: Qual programa uso para tratar fotos?  (Lida 5382 vezes)

Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 21 de Maio de 2014, 18:38:50
Boa noite, a pergunta deve ser óbvia para a maioria aqui, mas eu estou começando... acabo de comprar minha T3i, e quero experimentar o tratamento de fotos em Raw.

Qual melhor programa para tratar as fotos?  Com a máquina veio um cd da canon com alguns programinhas, eles são bons?
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, 18:42:51 por Moisés-DF »
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2014, 18:50:09
Boa noite, a pergunta deve ser óbvia para a maioria aqui, mas eu estou começando... acabo de comprar minha T3i, e quero experimentar o tratamento de fotos em Raw.

Qual melhor programa para tratar as fotos?  Com a máquina veio um cd da canon com alguns programinhas, eles são bons?

Lightroom da Adobe

http://www.adobe.com/br/products/photoshop-lightroom.html

Um abraço e seja bem vindo ao forum.

PS: Usar a pesquisa te responde mais rápido as vezes ....
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2014, 18:57:59


Obrigado, desculpe por eu não ter usado a pesquisa... se quiserem excluir o tópico, tudo bem.
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2014, 09:24:09
Boa noite, a pergunta deve ser óbvia para a maioria aqui, mas eu estou começando... acabo de comprar minha T3i, e quero experimentar o tratamento de fotos em Raw.

Qual melhor programa para tratar as fotos?  Com a máquina veio um cd da canon com alguns programinhas, eles são bons?

Moises ,

Bem vindo ao Forum .

Em relação  ao melhor programa , é o mesmo que perguntar qual é o melhor time , melhor carro , etc.

Cada pessoa ira te responder aquele com que ela mais se adaptou . Estou colocando algumas sugestões . Como qualquer escolha voce  sempre ganhara algo e deixara algo para taz em cada um deles

a. Lightroom , de longe o mais popular e o qual voce ira encontrar mais material , tutorial , videos etc na internet. 

b. Rawtherapy - tem a vantagem de ser gratis  e ajuda aentender os conceitos antes de se gastar dinheiro com outros

c. DxO e Capture One - programa mais voltados ao mercado profissional .

d. Photosohop + ACR : outro conjunto bem popular , acredito que a segundo , logo atraz do Lightroom

e. Aperture ( se vode tem um Mac )


Escolha um , e invista tempo e estudo para entende-lo , é gratificante .


Abraços
Fábio José





« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 09:28:25 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2014, 09:45:09
a. Lightroom , de longe o mais popular e o qual voce ira encontrar mais material , tutorial , videos etc na internet.
d. Photosohop + ACR : outro conjunto bem popular , acredito que a segundo , logo atraz do Lightroom

Tenho que discordar, o Lightroom é bastante popular aqui no forúm, mas não necessariamente mais popular que o Photoshop vendo de modo geral, o Photoshop é um programa mais antigo e assim pela lógica deve ter mais adeptos que o Lightroom, nunca vi nenhum ranking sobre qual o mais vendido no site da Adobe, mas em um site de downaloads como por exemplo o Baixaki o Lightroom tem 800 mil downloads, contra 25 milhões de downloads do Photoshop CC... Ja no site da Amazon na lista dos softwares mais vendidos o Lightroom esta na 65º posição enquanto o Photoshop Elements esta na 19º posição (lembrando que o Photoshop CC não é vendido em CD/DVD)... por ai se ve que o Lightroom esta ainda um pouco longe de ser tão popular quanto o Photoshop, mas, não estou entrando em mérito de ser melhor ou não, os dois são softwares muito bons, oq importa é atender as suas necessidades e a usabilidade para cada um  :ok:
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 10:05:12 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2014, 09:56:50
Não se pode ignorar o DPP, o programa nativo da Canon (que vem no CD). Até hoje é praticamente o único programa que eu uso para tratar minhas imagens. Se você não pretende fazer edições mais pesadas, ele é excelente, leve e simples. Bem fácil de aprender a usar e rende ótimos resultados! Ele vem de graça no CD e as atualizações são todas gratuitas no site da Canon, acho que vale a pena experimentar um pouco antes de abrir o cofre para investir em outros programas.

Abraços


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2014, 12:40:29
Tem também o Photo Ninja com excelente recuperador de altas luzes e redutor de
ruído, pode ser usado como plug-in no Photoshop o que é uma excelente opção
para quem tem uma versão antiga(Photoshop) e não pode mais atualizar o ACR.
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 12:40:53 por Pictus »


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2014, 14:20:47
É legal ter uma visão geral do que cada software é capaz de oferecer.

Por exemplo, ao contrário da maioria das opiniões aqui expressas, eu prefio o Corel PHOTO-PAINT!  :D


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2014, 14:25:12

Obrigado, desculpe por eu não ter usado a pesquisa... se quiserem excluir o tópico, tudo bem.

Disponha, mas foi só uma dica a pesquisa ... :fight:
Já instalou algum ?
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2014, 14:25:42
É legal ter uma visão geral do que cada software é capaz de oferecer.

Por exemplo, ao contrário da maioria das opiniões aqui expressas, eu prefio o Corel PHOTO-PAINT!  :D

Nasss......nem lembrava mais que isso existiu..... :hysterical:

Na boa, sem zoação.... :ok:


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2014, 15:17:19
Tenho que discordar, o Lightroom é bastante popular aqui no forúm, mas não necessariamente mais popular que o Photoshop vendo de modo geral, o Photoshop é um programa mais antigo e assim pela lógica deve ter mais adeptos que o Lightroom, nunca vi nenhum ranking sobre qual o mais vendido no site da Adobe, mas em um site de downaloads como por exemplo o Baixaki o Lightroom tem 800 mil downloads, contra 25 milhões de downloads do Photoshop CC... Ja no site da Amazon na lista dos softwares mais vendidos o Lightroom esta na 65º posição enquanto o Photoshop Elements esta na 19º posição (lembrando que o Photoshop CC não é vendido em CD/DVD)... por ai se ve que o Lightroom esta ainda um pouco longe de ser tão popular quanto o Photoshop, mas, não estou entrando em mérito de ser melhor ou não, os dois são softwares muito bons, oq importa é atender as suas necessidades e a usabilidade para cada um  :ok:

Leonobox

1. A ideia nao é faxer comparação precisa e estátistica ,  sim dar uma ideia geral para quem ira começar a escolher uma programa para Fotografia

2. O Photopho é usado por muitos artista graficos , que não estao ligados a Foto , so isto ja indica que ele ira ser mais baixado ,usado, comprado que o Lightroom que tem um publico especifico.

Abraços
Fábio José

"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2014, 15:24:02
Leonobox
1. A ideia nao é faxer comparação precisa e estátistica ,  sim dar uma ideia geral para quem ira começar a escolher uma programa para Fotografia
2. O Photopho é usado por muitos artista graficos , que não estao ligados a Foto , so isto ja indica que ele ira ser mais baixado ,usado, comprado que o Lightroom que tem um publico especifico.
Abraços
Fábio José

Claro Fábio, entendi que quis colocar algumas opções, e como fui claro no final nem quis entrar em mérito qual era melhor ou não... é que ja vi muito aqui no fórum o pessoal dizendo que o LR é mais popular que o PS, como vc mesmo diz que de longe é o mais popular, minha observação foi apenas referente a isso, que nem de longe ele é tão popular quanto o PS, mas os dois são otimos programas  :ok:
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 15:24:34 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2014, 23:48:56
Raphael Sombrio, de boa, não ligo para essas brincadeiras. Não fique assustado, a Corel continua investindo no PHOTO-PAINT. Aliás, a última versão (X7) está incrível.

Não importa se está utilizando Photoshop ou PHOTO-PAINT, ambos estão num patamar semelhante. O importante é o talento de quem estiver utilizando o software  :D

Tenho instalado o Photoshop e o PHOTO-PAINT. Uso os dois. Apenas prefiro o Corel  :ok: Isso é a minha opinião (pessoal e intransferível) :hysterical:

O legal é contribuir para que o nosso colega conheça boas opções e possa investir num software de edição bacana.


Moisés-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2014, 15:03:25
Agradeço a dica de todos..

Tenho em meu PC o photoshop portátil, mas acho ele não está abrindo imagens raw, acho que não tem o ACR...

Seguindo a dica do Humberto... instalei o DPP da canon que veio de graça, mas vou procurar o adobe lightroom por conta dos vídeos...

Tenho que assistir uns videos pra saber o que tratar na fotos...

Valeu!!  :worship:
Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, Mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

Canon 60d - Canon EF-S 18-135mm + Ef 50mm F/ 1.8 + EF-S 10-18mm f/4.5-5.6
Canon Demi C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2014, 17:29:49
Seguindo a dica do Humberto... instalei o DPP da canon que veio de graça, mas vou procurar o adobe lightroom por conta dos vídeos...


Aproveita e já entra no site da Canon pra baixar a versão mais nova do DPP: http://www.usa.canon.com/cusa/support/consumer/eos_slr_camera_systems/eos_digital_slr_cameras/eos_70d#DriversAndSoftware


Esse é o lado bom de programas abertos, as atualizações são gratuitas, eheheh, nesse caso só precisa ter o DPP já instalado no computador. Dá uma experimentada nele, é bem simples, fácil de mexer e os resultados são ótimos. O LR tem muito mais recursos, mas pra 99% dos meus usos, o DPP dá e sobra!


Abraços