Frequentemente surgem foristas insatisfeitos com o rendimento em baixa luz de suas fotos, mesmo utilizando câmeras APS-C com sensores relativamente modernos.
Sempre achei que muito destas queixas poderiam provir de procedimentos não adequados, seja uma perfeita exposição no momento do clique, seja uma conversão do RAW feita de maneira inadequada.
Ultimamente tenho deparado com alguns relatos onde pode-se notar a utilização de rotinas de sharp bastante agressivas, o que acaba por salientar o ruído existente. Pensando nisso resolvi fazer um teste para mostrar como variações na rotina de sharp podem gerar resultados muito diferentes em uma foto que já apresenta um pouco de ruído em função do ISO alto.
Em primeiro lugar, deve-se salientar que existem dois tipos de sharp. Embora os conceitos não sejam unanimidade, a grosso modo podemos dizer que um é aquele que é aplicado de forma mais intensa, com um "radius" menor e de forma homogênea na foto. Este tipo de sharp é normalmente aplicado em fotos de paisagem. Outro é aquele que é aplicado de forma mais amena, com um "radius" maior e somente nas bordas dos objetos fotografados. Este tipo de sharp é normalmente aplicado em retratos ou outras fotos onde os detalhes (como imperfeições de pele ou ruídos) não devem ser ressaltados.
O LR implementa dois preset´s básicos com estes dois tipos de sharp, um chamado de "Sharpen - Faces" e outro de "Sharpen - Scenic"
Dito isso, vamos ao teste.
As condições foram as seguintes: Foi feita uma foto em ISO 1600 na 60D, apenas com luz natural. A foto foi feita em RAW usando uma SMC Takumar 50mm f/1.4 fechada em f/2.0. Essa é uma lente de mount M42 que uso na Canon com adaptadores. O RAW foi carregado no LR usando seus defaults.
É importante ressaltas que não foi usada nenhum tipo de rotina de redução de ruído além do default do LR, ou seja, redução de 25 no ruído de chroma e 0 na luminância.
Foi então criada uma cópia virtual da foto e foi aplicado sharp em ambas, uma voltada a retratos ou fotos com ruído, outra voltada a paisagens que é o padrão do LR. Em ambos pesei um pouco a mão com a finalidade de acentuar as diferenças, o que acabou gerando alguns artefatos na foto com sharp para retratos, mas que mesmo assim permaneceriam imperceptíveis em uma impressão.
Depois disso foram feitos printscreens do LR na tela de comparação, com as fotos em preview de 100%.
Foto original. Está em 2048 pixels no Flickr, clique na foto para abrir a página
IMG_0208 por
Alexandre.Schuster, no Flickr
Centro da foto, com os dois tipos de sharp aplicado
central por
Alexandre.Schuster, no Flickr
Fundo da foto, área em desfoque e escura onde normalmente o ruído é mais evidente
fundo por
Alexandre.Schuster, no Flickr
Vejam que
não foi aplicada redução de ruído de luminância, o que aparente ser ruído na foto da direita é apenas o resultado da aplicação incorreta das rotinas de sharp, salientando o ruído existente.
Os parâmetros de aplicação de sharp nas duas fotos foram, respectivamente
Amount 50 70
Radius 2,0 0,8
Detail 15 35
Mask 68 0
Fica evidente a importância de um sharp adequado às condições e finalidade da foto. E me parece que muito das queixas de excesso de ruído em ISO´s relativamente baixos podem advir de um fluxo errado na conversão do RAW ou então, fotografia feita em JPG com o sharp setado na câmera.
Aliás, neste caso em especial o JPG pode ser uma péssima escolha já que vc não tem na câmera formas de fazer um sharp mais específico como é feito no LR. Neste caso (e pessoalmente, acho que na grande maioria dos casos), o ideal seria zerar o sharp na câmera e deixar para aplicar o sharp através do LR ou outro programa específico.
Esta foto devidamente convertida eu imprimiria sem medo em tamanho grande, mesmo sem nenhuma redução de ruído.
Complementações ou correções são bem vindas.
[]´s