Vamos lá...
Primeira coisa sobre não comprar uma Rebel é o fato de que é uma péssima construção tanto física em termos ergonômicos quanto de qualidade de componentes. As Rebels, apesar de ter um resultado final similar ao de um corpo como as 60 ou 70D, possuem características que considero bastante relevantes. Principalmente pra quem tá começando.
Um exemplo é a falha das T4i que deram problema com a borracha onde segura-se no corpo da câmera. Pode parecer besteira, mas entendam que quem tá começando, não tem qualquer segurança em seguir carreira na fotografia, vindo a reinvestir posteriormente. Mas mesmo que pretenda manter-se fotografando informalmente, entendo que é um mínimo de respeito que as industrias devem ter com os usuários, para que o equipamento tenha durabilidade.
Se uma câmera dessas tomar um tombo relativamente fraco, as chances de dar defeito é muito maior do que uma câmera com corpo mais robusto. Este é um exemplo... Além disso, de tempos em tempos, lança-se uma nova Rebel, o que faz com que a sua, comprada há um ano perca pelo menos 30% do valor de mercado de usadas. Ao contrário, apesar de novas tecnologias serem aplicadas nas câmeras de linha profissional, dificilmente as anteriores se desvalorizam tanto. Bastá comparar a taxa de perecibilidade das 5D. Tem gente que ainda prefere a clássica, vejam só!
As vendas de câmeras de entrada é o mesmo sistema de marketing que a Fujifilm utiliza pra vender suas finepix "ultra poderosas" pras massas de usuários que não estudam nada sobre o assunto. Entre outros eletrônicos que, quase absolutamente, podemos chamar de descartáveis. Não estou dizendo que isso é expressivamente perceptível nas rebels, mas é como eu vejo.
Outra coisa importante.
Quem pesquisa sobre instrumentos musicais sabe bem sobre as políticas de componentes eletrônicos na manufatura. As mesmas empresas, fabricam os mesmos modelos de instrumento de uma maneira totalmente diferente, quando se observa à que tipo de clientela ela tá direcionando o produto. Assim, uma guitarra Fender Made in Indonésia é 3 vezes mais barata que uma Made in USA.
Mas o que isso tem a ver com as câmeras? Afinal, todas são fabricadas em Taiwan, Indonésia ou China? Não sei responder essa pergunta... Mas o fato é que eu percebo que ter uma 60D, por exemplo, por 4 anos nunca será a mesma coisa de ter uma T4i. Por experiência própria, na faculdade onde estudo tem uma 60D com mais de 3 anos em perfeito estado. Em compensação, chegaram umas T3i há mais ou menos um semestre que, visualmente, já demonstram traços de depreciação; imaginem como devem estar por dentro!
Quando um fabricante desenvolve uma tecnologia, ele está produzindo um conhecimento novo. Isso não quer dizer que parâmetros de qualidade, não apenas funcional qualitativo mas, para além disso, o funcionamento em desempenho, durabilidade, taxas de depreciação, etc, não devam ser considerados.
Minha decisão sobre não comprar uma Rebel é muito mais política, da visão de um profissional do mercado de marketing e publicidade, do que análises técnico-funcionais. Isso não quer dizer que seja uma repulsa vã, é uma forma de olhar pro processo de construção e determinar o que se compra ou não. Todos deveriam ter essa consciência, especialmente em temos de descarte indiscriminado de produtos diversos. Mas isso é uma questão pessoal... Cada um com seus B.O's.
E só pra finalizar a minha "justificativa", se é que expressei de forma coerente o meu ponto de vista, em termos técnicos julguei necessário, pra mim, uma câmera maior, por que não quero limitar meu campo de atuação à A, B ou C modelo de fotografia. Pra mim, fotografia é uma extensão de outras artes eruditas, a exemplo da pintura. Assim como na pintura a técnica é importante, na fotografia o é. Mas vejo mais do que uma coerência em análises de recursos técnicos. Velocidade de configuração por atalhos é tão importante quanto o resultado final. Numa partida de futebol, aproveitando o ensejo da copa, não adianta nada ter uma qualidade estética absurda, mas não conseguir pegar o momento certo. E não é por que quero fazer casamento que não posso fazer futebol. Tudo com estudo, prática e dinheiro entrando pode ser direcionado com os tipos específicos de equipamento.
Apesar dos contundentes preconceitos que sobrepuseram o meu preconceito em relação as t4i, acho que foram dicas muito produtivas, afinal, me convenci na 24-105 com 60D, sem perder o resto das possibilidades de equipamento que perderia, caso insistisse na 70D com a 24-105.
Grato, de verdade, pela opinião de todos!