Autor Tópico: Foto de vassouras uso tenda difusora ou mesa still?  (Lida 11502 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:15:07
Bom, ja que eu disse que é inviável fazer esse esquema de luz de fundo rebatida no assunto eu resolvi montar aqui no estúdio para poder exemplificar melhor, segue as fotos:

Primeiramente montei o esquema mencionado, uma luz de fundo e dois rebatedores bem colados no objeto que vai ser fotografado, na primeira foto eu fiz a medição do fundo para que ficasse 100% branco com o cuidado para fotometrar a luz de volta de uma forma que não invadisse tanto o fone de ouvido (o ideal seria colocar bloqueadores para amenizar essa invasão de luz, mas ai impossibilitaria o teste de rebater a luz que volta do fundo).



Making-of


Como pode ver mesmo com os rebatedores não ouve influencia alguma, por que foi fotografado em f/18, a luz chegava no fundo em f/25 e voltava na peça em f/11, por isso a contra luz, mas não é oq queremos, queremos que ela rebata nos rebatedores e chegue nos fones a ponto de iluminar a peça, por conta disso mantive o mesmo esquema de luz mas mudei a configuração da câmera para f10, e obtive o seguinte resultado:



Bom, ai ja da pra perceber o quanto a luz de fundo já invadiu a peça mas mesmo assim (alem de ficar uma foto "lavada") não iluminou corretamente, então fiz outra foto mas dessa vez em f7.1:



Esse seria então o "resultado certo" aproveitando a luz de fundo rebatida para ser aproveitada na luz principal... pra tentar ser um pouco mais claro sobre a medição de luz eu resolvi fazer uma foto e descrever como é calculado:



Bem, por mais que vc afaste ou aproxime o objeto (ou use qualquer outro tipo de rebatedor ou distancia do rebatedor a peça)  a ser fotografado do fundo a variação de f-stop no assunto vai ser sempre a mesma, a luz que volta (e invade o objeto) maior do que a rebatida na frente, então não é apenas inviável mas fisicamente IMPOSSÍVEL se obter uma foto correta de produto (sem ser uma foto lavada e com invasão de luz) com esse esquema de luz...

Agora, se nesse mesmo formato, fotometrado como na primeira foto, fosse colocado uma segunda fonte de luz ai poderia se obter algo muito mais interessante, não estou dizendo que é a melhor forma, mas só pra exemplificar eu adicionei um strip do lado direito e um rebatedor do lado esquerdo:



Making-of


Agora, pode-se fazer uma boa foto com uma única fonte de luz, claro, nunca disse que não, disse que é inviável no formato sugerido pelo usuário Checheel, e isso acabei de demonstrar, mas, ja que fui questionado de não sugerir algo melhor eu fiz uma beeeeeem simples, lembrando que não é o único esquema possível, mas peguei o set usado para o ultimo exemplo que dei e tirei apenas a luz de fundo:



Nesse caso infelizmente não tem jeito de se fazer a foto ja com o fundo 100% branco, precisaria de uma pós, no caso eu levei menos de um minuto para fazer o recorte:



 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:21:10
Leonobox, show de bola a explicação!

Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 04 de Agosto de 2014, 12:44:27
...E isso ninguém até agora fez melhor, nem você e muito menos o moderador fanfarrão.

Já que você é moderador porquê não aproveita e dá um bom exemplo colaborando com o tópico? Ao invés de apenas ficar dizendo que não da pra fazer ou que ta ruim.  :ok:

Bom, agora sobre a essa outra observação.... bem, se vc notar eu ja tinha sugerido que pra isso seria melhor duas fontes de luz, não dei o exemplo do fundo 100% na hora da foto com uma única fonte de luz por que isso não é possivel, como ja expliquei acima, então se eu fizesse isso estaria passando uma informação errada... agora veja bem, quando citei seu comentário eu disse apenas que era inviável, e não lhe ofendi ou tratei mal, e longe de mim achar que as pessoas não tem o direito de errar, eu ja escrevi muita coisa errada aqui no fórum e não tenho problema quando alguem que sabe o certo venha me corrigir, até hoje eu erro muito, e corrigindo meus erros vou aprendendo cada vez mais, então não julgo e nem critico ninguem por isso, e tb não critico ninguem pela sua capacidade de fotografar, nunca fiz e acredito que nunca falarei pra alguem que a foto dele esta uma porcaria, a não ser que peca uma opinião direta pra mim, mesmo assim não acredito que exista uma foto ruim, existem conceitos diferentes e quando não conseguido alcançar o conceito desejado então vejo apenas como uma foto errada, mas longe de falar para alguem que é uma porcaria... por parte é isso.

Agora outra questão que vale para você e outras pessoas que vi que infelizmente pensam como vc, a questão de SER MODERADOR...

1 - a Função do moderador é UNICAMENTE em ajudar na organização das salas e auxiliar os usuários administrando para que sejam cumpridas as regras do fórum, a questão do moderador dar o exemplo como moderador significa não infrigir nenhuma regra do fórum, das quais se tiver alguma dúvida pode consultar aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0

2 - Os usuários que são escolhidos para moderação não precisam entender tudo de fotografia, moderador é apenas um usuário como qualquer outro, sem privilégio algum em cima das regras, qualquer moderador que infringir as regras do fórum vai ser moderado como qualquer outro usuário, ou seja, novamente, o moderador só esta aqui para que sejam cumpridas as regras do fórum.

3 - tendo dito isso, o moderador tem direito de errar, tem direito de criticar, tem direito de ter dúvidas, tem direito de não entender sobre todos os assuntos, ou mesmo sobre o assunto que esta moderando, então ACHAR que o moderador tem que ser um DEUS da fotografia e não poder dar uma opinião contraria é um erro muito comum aqui no fórum.

Em momento algum eu moderei algo nesse tópico, apenas dei minha opinião, então desculpe, mas seu ato desesperado de querer me ofender ou implicar por eu ser um moderador não vai levar a lugar algum, só posso lamentar por vc agir assim...

E só pra complementar, por esse e outros motivos ja pedi que eu fosse retirado do quadro de moderadores, desde o dia 09 de Junho de 2014, ainda não foi feito por que precisamos esperar pelo administrador do fórum fazer essa alteração, e desde a solicitação não tenho moderado mais nada  :ok:
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 15:48:06 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2014, 18:10:28
Agora, pode-se fazer uma boa foto com uma única fonte de luz, claro, nunca disse que não, disse que é inviável no formato sugerido pelo usuário Checheel, e isso acabei de demonstrar, mas, ja que fui questionado de não sugerir algo melhor eu fiz uma beeeeeem simples, lembrando que não é o único esquema possível, mas peguei o set usado para o ultimo exemplo que dei e tirei apenas a luz de fundo:
1. Eu postei uma prova de conceito feita de qualquer jeito pra demonstrar minha idéia e você já chegou chamando a foto de ruim sem levar em conta o que ela se propõe em ser. http://en.wikipedia.org/wiki/Proof_of_concept
2. Eu mesmo falei que é possível usar o flash da câmera também, de diversar formas.
3. Se você já fez still alguma vez na vida sabe que demanda de ajustes finos na iluminação pra se chegar ao resultado perfeito.
4. Existem N meios de se fazer o esquema de iluminação com 1 flash e rebatedores, eu só demonstrei um e feito sem grandes pretensões. Mas se quiser eu lhe mostro outras formas de conseguir um resultado melhor (não o fiz pois demanda de tempo).
5. Você demonstrou com um objeto preto, daí realmente fica difícil, mas serviu pra ilustrar bem como é difícil acertar uma iluminação dessa forma.
6. Obrigado por dispor do seu tempo e realmente produzir algo ao invés de apenas criticar. (oi NATTIS)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 18:11:50 por Checheel »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2014, 18:41:04
1. Eu postei uma prova de conceito feita de qualquer jeito pra demonstrar minha idéia e você já chegou chamando a foto de ruim sem levar em conta o que ela se propõe em ser. http://en.wikipedia.org/wiki/Proof_of_concept

Por favor copie e cole onde eu chamei de foto ruim, não sei por que toda essa revolta... mas nunca chamei de foto ruim, falei que estava sub e que tinha luz do fundo invadindo a foto, levando em consideração as fotos que o autor do tópico postou e procura infelizmente tenho que dizer que vc deu uma sugestão que não existe, como pude demostrar no meu exemplo, desculpe mas vc esta errado

2. Eu mesmo falei que é possível usar o flash da câmera também, de diversar formas.

Ai ja não seria uma única fonte de luz...

3. Se você já fez still alguma vez na vida sabe que demanda de ajustes finos na iluminação pra se chegar ao resultado perfeito.

No caso do exemplo que vc postou mesmo com ajuste fino não fica um resultado perfeito, mas como vc disse não sou ninguem pra falar algo, se vc acha que ta bom assim blz.

Ps. não faço ajustes em fotos erradas, fotos erradas eu refaço até ficar da forma como devem ser e como o trabalho exige, para ai sim fazer os ajustes necessarios...

4. Existem N meios de se fazer o esquema de iluminação com 1 flash e rebatedores, eu só demonstrei um e feito sem grandes pretensões. Mas se quiser eu lhe mostro outras formas de conseguir um resultado melhor (não o fiz pois demanda de tempo).

Nunca contestei que não pudesse ser feito uma boa foto com um unico flash, existe N possibilidades, oq vc demonstrou foi como não se fazer uma foto, e eu ja expliquei o por que com fotos de exemplo, eu particularmente dispenso seus exemplos, mas pode postar para os demais usuários que tenham interesse.

5. Você demonstrou com um objeto preto, daí realmente fica difícil, mas serviu pra ilustrar bem como é difícil acertar uma iluminação dessa forma.

Prestou atenção no que vc escreveu? acho que não ne, n da nem pra responder essa... deu um tiro no pé..

6. Obrigado por dispor do seu tempo e realmente produzir algo ao invés de apenas criticar. (oi NATTIS)

Não tem por que agradecer, não postei pra vc, e sim para se alguém ler e tiver interesse de entender como funciona e como sua sugestão foi completamente errada, quanto aos demais usuários todos podem comentar ou criticar sem colocar exemplos, ninguém é obrigado a contribuir com um esquema de luz, se acha que por que vc o fez os outros são obrigados a fazer se não não podem falar nda então sinto te dizer mas deveria montar um forum só pra vc com suas regras, pois aqui não é assim que funciona, aqui não existe isso de "não gostou faz melhor" e atacar as pessoas que não postam exemplos...

fica a dica  :ok:
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 20:50:56 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 05 de Agosto de 2014, 00:50:56
leonobox! Excelente explicação!   

Achei muito bacana, que a foto com 2 luzes ou uma só, os detalhes do fone ficaram iguais, só mudando a cor do fundo.

Realmente montar o setup corretamente faz toda a diferença...

Making-of


Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 05 de Agosto de 2014, 01:17:09
 Eu lutei por algum tempo contra esta invasão de luz de fundo.

 No meu esquema tinha uma tenda grande com um softbox atrás para estourar o fundo, mesmo deixando distante quase não estourando na Tamron 90mm era critico, na 17-50 era melhor, na Canon 50 f1.8 pior, agora fiz um tente com a minha Canon 100mm USM e é bem melhor.
 
 Neste esquema de fundo branco a Tamron 90mm tinha também um problema de aparecer uma bola esbranquiçada no meio em determinadas aberturas. Enfim, o negócio é ir testando até encontrar o melhor resultado.