Bom, ja que eu disse que é inviável fazer esse esquema de luz de fundo rebatida no assunto eu resolvi montar aqui no estúdio para poder exemplificar melhor, segue as fotos:
Primeiramente montei o esquema mencionado, uma luz de fundo e dois rebatedores bem colados no objeto que vai ser fotografado, na primeira foto eu fiz a medição do fundo para que ficasse 100% branco com o cuidado para fotometrar a luz de volta de uma forma que não invadisse tanto o fone de ouvido (o ideal seria colocar bloqueadores para amenizar essa invasão de luz, mas ai impossibilitaria o teste de rebater a luz que volta do fundo).
Making-of
Como pode ver mesmo com os rebatedores não ouve influencia alguma, por que foi fotografado em f/18, a luz chegava no fundo em f/25 e voltava na peça em f/11, por isso a contra luz, mas não é oq queremos, queremos que ela rebata nos rebatedores e chegue nos fones a ponto de iluminar a peça, por conta disso mantive o mesmo esquema de luz mas mudei a configuração da câmera para f10, e obtive o seguinte resultado:
Bom, ai ja da pra perceber o quanto a luz de fundo já invadiu a peça mas mesmo assim (alem de ficar uma foto "lavada") não iluminou corretamente, então fiz outra foto mas dessa vez em f7.1:
Esse seria então o "resultado certo" aproveitando a luz de fundo rebatida para ser aproveitada na luz principal... pra tentar ser um pouco mais claro sobre a medição de luz eu resolvi fazer uma foto e descrever como é calculado:
Bem, por mais que vc afaste ou aproxime o objeto (ou use qualquer outro tipo de rebatedor ou distancia do rebatedor a peça) a ser fotografado do fundo a variação de f-stop no assunto vai ser sempre a mesma, a luz que volta (e invade o objeto) maior do que a rebatida na frente, então não é apenas inviável mas fisicamente IMPOSSÍVEL se obter uma foto correta de produto (sem ser uma foto lavada e com invasão de luz) com esse esquema de luz...
Agora, se nesse mesmo formato, fotometrado como na primeira foto, fosse colocado uma segunda fonte de luz ai poderia se obter algo muito mais interessante, não estou dizendo que é a melhor forma, mas só pra exemplificar eu adicionei um strip do lado direito e um rebatedor do lado esquerdo:
Making-of
Agora, pode-se fazer uma boa foto com uma única fonte de luz, claro, nunca disse que não, disse que é inviável no formato sugerido pelo usuário
Checheel, e isso acabei de demonstrar, mas, ja que fui questionado de não sugerir algo melhor eu fiz uma beeeeeem simples, lembrando que não é o único esquema possível, mas peguei o set usado para o ultimo exemplo que dei e tirei apenas a luz de fundo:
Nesse caso infelizmente não tem jeito de se fazer a foto ja com o fundo 100% branco, precisaria de uma pós, no caso eu levei menos de um minuto para fazer o recorte: